sexta-feira, maio 10, 2024
NOTÍCIAS REGIONAIS

Seminário de Dons Espirituais, Festejo, São João e os Jovens

geanyb2No Centro de Ensino Epitácio Pessoa, em Paraibano, reuniram-se mais de 150 pessoas, no final de semana 21 e 22 de junho, em Seminário de Dons Espirituais, com o objetivo de avaliar, fortalecer e revigorar-se na comunhão e  na missão de levar o Evangelho de Jesus Cristo para as pessoas, principalmente os jovens.

Para o seminário vieram grupos católicos de São João dos Patos, Pastos Bons e o Grupo Cordeiros de Deus de Balsas. Anderson Dias coordenador diocesano de Balsas e André Miranda ministro de cura e libertação de São Luis foram os convidados para ministrar palestras e pregações bíblicas. Os católicos entoaram louvores e adoração: Geany Gomes coordenadora da renovação carismática da igreja católica em Paraibano disse ao site que: “Muitas pessoas que estão distante da religião vivem momentos difíceis e nesses momentos buscam Deus… No Seminário em Paraibano, pessoas foram tocadas pelo amor de Deus e buscaram curas para muitos problemas” Para a coordenadora os momentos de curas espirituais ministrada por André Miranda mostrou que: “Os jovens buscaram esses dons e foram tocados pelo Espírito Santo” ressaltou Geany.

O Seminário de Dons Espirituais foi organizado pela Renovação Carismática Católica com apoio do Ministério Jovem “Geração One” de Paraibano. A Renovação Carismática de Paraibano realiza encontros todos os sábados a parti das 19 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no centro da cidade. A pessoa que deseja participar pode ir ao encontro.

ENCERRADO FESTEJO DE SÃO JOÃO 

Quadrilha do Xuxa no Festejo de São João- Vila Leão Foto: Lolynha
Quadrilha do Xuxa no Festejo de São João- Vila Leão
Foto: Lolynha
Quadrilha do Xuxa  Foto:Lolinha
Quadrilha do Xuxa Foto:Lolinha

A comunidade católica da Vila Leão encerrou nesta terça-feira (24/06) o Festejo de São João Batista. Durante a manhã houve batizados. O festejo é um dos mais comemorados devido à proximidade com a data das festas juninas. Aliás São João faz parte da tríade de santos (Santo Antonio, São João e São Pedro) dessa festa nordestina, cultura de um povo religioso. No domingo o Festejo de São João da Vila Leão houve quadrilha do Menino Maluquinho comandada pelo animador Xuxa, que ao final da festa ao pegar o microfone disse: “Fiz a minha parte” o recado para quem estava no pracinha da igreja foi entendido. O povão aplaudiu. No domingo não foi visto no local  nenhuma  autoridade política. Durante as noites  do festejo teve outros eventos culturais como batizados, escolha da princesa e rainha do boi, apresentação do Boi Mistura, dança do carimbó de grupo de funk. Ah! Também tinha barraca. Mas o destaque mesmo foi a grande participação de fiéis e de jovens. A Igreja de São João fica próxima a Avenida 1º de Maio e no perímetro onde se localizam bares, danceteria, etc. o que atrai muito o movimento da juventude. Uma juventude sedenta de lazer e principalmente da palavra de Deus.

 FESTA JUNINA; CULTURA ESQUECIDA  OU FALTA DE  APOIO ?

Jovens do Residencial apoiado pelos próprios jovens do local   Foto:Lolynha
Jovens do Residencial apoiado pelos próprios jovens do local Foto:Lolynha

O mês de junho em Paraibano passou e ninguém viu nem a fumaça das fogueiras de festa junina… Não houve fogueira nas ruas… Não houve quadrilhas na praça… Para dizer que não passou em branco a Secretaria Municipal de Educação promove nesta sexta-feira dia 27 de junho o “Dia do Arraiá” nas escolas da rede municipal de ensino.

Mas alguns adolescentes e jovens arregaçaram as mangas das camisas e com uma “vaquinha” fizeram sua festinha para não deixar a cultura morrer. Sem nenhum apoio os meninos e meninas do bairro Residencial fizeram uma quadrilha junina e alegraram a noite no bairro.. O Residencial João Furtado tem sido ultimamente local de grande concentração de adolescentes e jovens que estão próximos das drogas e à margem da prostituição, mas alí também existem jovens com vontade de mudar esse cenário negativo e promover atitudes positivas como por exemplo a cultura, mesmo sem apoio, demonstrando um belo exemplo para muitos que estão no “poder” e deveriam está ajudando. Os jovens das fotos abaixo fizeram sua parte devem receber os elogios. Parabéns para esses garotos que apostam no lado saudável da vida.

Mas infelizmente as festas juninas uma das mais tradicionais manifestações culturais do nordestino está sendo trocada pelas festas de forró, serestas e barracas de bebidas e bancas de jogos onde menores aprendem a beber e fumar… Nossos adolescentes e jovens conhecem o funk carioca, mas desconhecem a cultura dos nossos pais…  O mês de junho era um dos mais alegres na nossa região… A fogueira!!! Ah! As fogueiras! Eram uma festa de luzes e alegria… Quem não se lembra de colocar uma batata doce, abóbora, macaxeira nas brasas da fogueira para assar e comer tomando um cafezinho junto com os vizinhos e ver a meninada correndo e brincando da bandeira? Velhos e bons tempos! Fogueiras que tinham rezas, estórias de trancoso, piadas e muitos compromissos de amigos que queriam ser irmãos  no batismo do “cumpade e cumade” sobre um pedaço de pau tirado da fogueira e abençoado por São João e São Pedro… … Se atualmente você disser isso para algum jovem ele vai rir, mas não será culpa dele, a culpa é de quem não investe nem apoia a nossa cultura, aliás no Brasil a maioria dos municípios acabaram com as Secretaria Municipais de Cultura.

Jovens do Residencial fazendo sua própria quadrilha junina  Foto:Lolynha
Jovens do Residencial fazendo sua própria quadrilha junina Foto:Lolynha

SÃO JOÃO DISSE…  A Festa Junina que já fez muitos compadres e comadres de fogueira, é uma cultura que vem se perdendo no tempo. Há trinta anos as cidades da nossa região tinham essa tradição de fogueiras nos terreiros ou nas portas das casas. Era confraternização pura. Hoje a modernidade e a falta de cultura faz com que esses valores sejam trocados pelos barulhos das motos, consumo de bebida e se tiver uma fogueira por perto, cuidado!! A meninada pode soltar bombas ou rojões ou alguém pode usar o pau de lenha ainda com fogo para fazer inimizade. Que bom seria se ouvíssemos o compromisso: “São João disse! – São Pedro Confirmou! Pra você ser meu compadre… – Que São João Mandou!

Se pelo menos ouvíssemos as pessoas pedindo: “São João disse!… -São Pedro Confirmou!… Pra voltar com a festa Junina!… – Que São João Mandou!”

Mas quem manda infelizmente não são santos, são tudo, menos santos. E aí fica a triste letra: “São João dizia.  – São Pedro desconfiava! – Pra esquecer a Cultura!Pois santos não votavam!” ai, ai…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *