sábado, abril 27, 2024
DESTAQUE REGIÃODESTAQUESNotas curtas

Governo do Estado “prometeu” em 2013 construir maternidade regional em Colinas

Governo do Estado vai construir maternidade regional em ColinasO governo do Estado prometeu em junho de 2013 (há um ano atrás) construir uma maternidade de alto risco no município de Colinas. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad,  durante uma reunião da Comissão Intergestores  Regional (CIR) de São João dos Patos: “O Hospital Materno Infantil Carlos Macieira entrará em obra e, enquanto estiver paralisado, queremos formar uma parceria para equiparmos de forma gradual as unidades municipais para receber e atender com qualidade as gestantes do Sertão Maranhense”, explicou.

Ricardo Murad fez o acordo com os prefeitos de Colinas, Antonio Carlos; São João dos Patos, Waldenio Souza; de Mirador, Joacy Barros, Cid Costa de Buriti Bravo e com secretários de saúde da regional de São João dos Patos que o Hospital da Consolação de Colinas receberia as gestantes de Colinas e Jatobá.  O Hospital de São João dos Patos seria referência para os municípios de Nova Iorque, Paraibano, Pastos Bons, Lagoa do Mato, Barão de Grajaú, Benedito Leite, Sucupira do Riachão, Passagem Franca e Buriti Bravo. O de Mirador faria as cesarianas do próprio município e de Sucupira do Norte. Os hospitais de pequeno porte de todos os municípios que integram a região de saúde de São João dos Patos fariam os partos de risco habitual. O gestor estadual de saúde explicou naquela ocasião que a parceria seria feita gradualmente e permaneceria até a entrega da nova maternidade de Colinas – que seria construída no mesmo local e teria dois pavimentos. “Vamos estruturar as unidades de São João dos Patos, Colinas e Mirador, com centro cirúrgico, anestesistas, clínicos médicos, obstetras, pediatras 24 horas e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para que as gestantes do Sertão Maranhense que precisarem de atendimento de média e alta complexidade possam ser atendidas de forma segura e com qualidade”, completou Ricardo Murad. Um ano depois e nada do que foi acordado entre o secretário Ricardo Murad e os prefeitos aconteceu na prática. A população dessa região sabe que UTI, anestesistas, e pediatras 24 horas  não existem em nossos hospitais, a maioria deles com problemas até mesmo de coisas básicas como medicamentos , exames de ultrassonografias e cardíaca e muitos prédios precisam de reformas, isso sem falar nos PSFs onde o médico não cumpre as oito horas diárias”.  Passou-se um ano e o que se viu foi o sofrimento das gestantes. Agora com a proximidade das eleições Ricardo Murad começa a falar novamente em Maternidade para essa região. Secretários municipais de saúde da regional foram convocados essa semana para outra reunião em São Luis  para falarem sobre a promessa da maternidade. Se em um ano nada foi feito imagina se vão resolver em menos de seis meses, período que deveria estar funcionando os 72 hospitais prometidos por Roseana Sarney na sua Campanha Política em 2010. Parece que eles imaginam que o povo maranhense continuam idiotas. Será? A resposta virá nas urnas em outubro, se o povo continua idiota ou cansou de sofrer com esse grupo.

muradPARAIBANO NEWS.COM

O gestor de saúde do estado Ricardo Murad ao informar no ano passado que o Hospital  Regional de São João dos Patos seria referência para os municípios vizinhos incluindo entre esses o município de Nova Iorque, deve ter esquecido que naquela cidade balneária o Governo de Roseana construiu um dos prometidos 72 hospitais até o final do  “Melhor Governo da Vida Dela”, mas até agora só entregou 29… faltam 43 hospitais e Roseana só tem 6 meses de gestão estadual… Como a promessa dos 72 hospitais foi feita em 2010 durante campanha política para o governo do Maranhão, o povo fica ressabiado com essa nova promessa de Maternidade em Colinas há 1 ano e agora com movimentação de nova promessa a 4 meses das eleições… O secretário estadual de saúde também peca ao referenciar Nova Iorque para ter atendimentos médicos em São João dos Patos, afinal em Nova Iorque não foi construído um dos famosos hospitais 29 dos incompletos 72 hospitais de Roseana?

Hospital de Roseana em Nova Iorque  há alguns meses  Foto:Hilton Franco
Hospital de Roseana em Nova Iorque há alguns meses Foto:Hilton Franco

  Em Colinas todo mundo sabe que existem problemas de falta de anestesistas e muitas mulheres em trabalhos de partos encaminhada para aquela cidade (que já é referência há alguns anos) foram transferidas para Caxias por falta de anestesistas, mas o secretário estadual de saúde do Maranhão achou que o sofrimento das gestantes era pouco e que Caxias estava perto da região, e transferiu os atendimentos para Alto Alegre do Maranhão que fica a 517 kms. de distância em média umas 6 horas de viajem com mulheres em trabalho de parto dentro de ambulâncias… Nem precisa falar o que já aconteceu com as coitadas e os bebês em suas barrigas, nè? Se a promessa da Maternidade em Colinas se tornar realidade antes de outubro desse ano eleitoral pode ter certeza que as urnas vão parir votos. Mas se for igual aos hospitais fanta$mas de Roseana Sarney então é continuar no sofrimento. Quem tiver a sorte de nascer e viver verá… 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *