sábado, abril 27, 2024
DESTAQUESNOTÍCIAS REGIONAIS

TEMPORADA DE CACHAÇA.

CANA.

A Temporada de produção de cachaça começa geralmente nos meses de março a junho. No ano de 2000, fui visitar um engenho no povoado Riacho do Mato de propriedade do Sr. Wal. Na região são muitos os engenhos e plantações de cana. A “maranhense” como é conhecida a cachaça é uma das bebidas mais vendidas na região. A “marófa” de Paraibano é famosíssima e a produção além do consumo local é vendida em todo o Estado.

A história dos engenhos de cana-de-açúcar dessa região remete ao Brasil Colonial, quando criança cheguei a ver em um engenho do povoado Vazante, uma gigantesca caldeira de ferro vinda da Inglaterra ( sim. estava fundido no ferro a origem “mad in England e tinha a data”, a mesma ficava no engenho do saudoso Zé Batista (in memoriam). Aquela caldeira sempre me intrigou…principalmente pela forma como foi transportada do outro lado do mundo para as paragens daqui… a gigante de ferro chegou como? se não temos navios nem imensas balsas…por rio? Qual rio? Nessas brenhas do cafundós do Maranhão, é um mistério. A caldeira “mad in England” não existe mais, dizem que foi vendida para uma fábrica em Caxias (mas isso é conversa dos mais velhos)…mas ficou na memória da criança curiosa.

Hoje com a eletricidade nos povoados, os engenhos são movidos graças a energia e os bois apenas ruminam nos pastos…O ambiente é cheio de aromas, cores e vida. Do Brasil Colônia só resta a essência dos sabores adocicados das garapas, alfinins, rapaduras e claro a “pinga”.

Abaixo fotos de Leo Lasan.