sábado, abril 27, 2024
DESTAQUE REGIÃODESTAQUES

QUEM CONHECE A HISTÓRIA DA GRUTA NO GARAPA?

O Paraibanonews no Projeto Aventuras no Médio Sertão Maranhense, foi até o povoado Garapa, município de Pastos Bons, para conhecer uma gruta, conhecida como “Casa de Pedra”, onde muitas pessoas vão fazer ou pagar promessas religiosa.

Foto Leo Lasan

Uma gruta no meio do mato existe há anos assim como diversas histórias sobre uma mulher que grávida viu a imagem de Nossa Sra. Aparecida no local, mas o final da história é cheia de mistérios.

Tentamos desvendar o mistério conversando com um morador do povoado, mas o mesmo afirmou que não conhece a verdadeira história. O que ele que nos contou é que na gruta, é feito um festejo no mês de agosto (por coincidência no mesmo mês do festejo da padroeira de Paraibano Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) e que foram feitos benfeitorias como uma estrada e uma escada que dá acesso ao local, que tem um cruzeiro, bancos, e uma espécie de altar onde são colocados imagens sacras, etc.

Conversamos ainda com moradores da localidades que contam a mesma história, de uma “mulher grávida que viu a santa na gruta, mas que segundo os moradores nos relataram, que Nossa Senhora pediu para a grávida não comentar a visão, porém a mulher comentou com alguém de sua confiança e a notícia se espalhou e muitas outras pessoas foram ao local invocar milagres da santa. Dizem que a senhora grávida devido a revelação do segredo perdeu a criança no parto”.

A história não foi confirmada por um dos moradores mais antigos do local.

Tentamos levantar informações mais precisas sobre a origem dessa gruta e toda a sua religiosidade em que se transformou, porém não obtivemos confirmação documentais ou mesmo verbais.

O site pede ajuda a que quem souber, tiver documentos que confirmem a história, que por favor deixe nos comentários abaixo, para que possamos fazer a matéria com veracidade.

Muito obrigado.