sábado, abril 27, 2024
DESTAQUES

A RUA DO PEQUI QUE FOI CALÇADA COM PEDRA JOGADA DA LUA, RECEBEU ASFALTO QUASE 70 ANOS DEPOIS.

Uma das mais antigas ruas de Paraibano, a Rua Boa Vista (antiga Rua do Pequi), considerada por moradores como a maior rua, pois inicia na Praça Manoel Mendes Ribeiro (ao lado da antiga casa paroquial) e se estende até o Complexo Esportivo e Parque de Vaquejada, no outro extremo da cidade, recebeu uma cobertura de asfalto.

Esse tipo de benfeitoria pública, nenhum prefeito(a), durante quase 70 anos de emancipação política, teve a iniciativa de asfaltar. O calçamento feito em “pedras de ferro” conforme diziam os mais antigos, era cheia de buracos, falhas no calçamento, e as pessoas reclamavam e evitavam andar pela rua.

Há anedotas, como a dos bêbados que oscilavam na caminhada etílica e segundo os mesmos, odiavam o calçamento da rua. Chegavam a zombar, que o calçamento foi feito com pedras jogadas da lua (devido as falhas e pedras soltas ou pontiagudas no calçamento, que provocavam tropeços e quedas dos mesmos).

Na segunda-feira, 26 a 28 de setembro de 2022, finalmente a Rua Boa Vista foi toda asfaltada, para alegria dos ralizeiros e dos moradores.

Há poucos dias da votação das eleições no primeiro turno de 2022, o milagre eleitoreiro apareceu em forma de asfalto. Se vai render votos para os candidatos que destinaram as obras de recapeamento e asfaltamento para o município, só os moradores digitarão nas urnas. Indiferente a esse momento, há que se reconhecer que a benfeitoria vai render melhores passos. A obra teve a iniciativa sob a responsabilidade do ex-vereador Zé do Geraldo, morador da rua, que reivindicou a obra e foi atendido por dois candidatos a Deputados (estadual e federal e governo do Maranhão).

Foram 6 km de asfaltos, que contemplaram nas Ruas Irmã Gemma e Rua Boa Vista (a antiga rua do Pequi). Travessas como a Antônio Sabino, e pedaços críticos das Ruas Coelho Neto e João Furtado.

Houve promessas que trechos da zona rural, na Vila Pitó e Tabuleirão do Nelson seriam também asfaltadas. O site não tem confirmação se esses locais da zona rural realmente receberam o benefício.

Parabéns aos envolvidos.