sábado, abril 27, 2024
DESTAQUE REGIÃODESTAQUESNotas curtas

PROJETO LAUDATO SI REALIZA CAMINHADA NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE EM PARAIBANO.

Na Semana Mundial do Meio Ambiente de (30 maio a 05 de junho) a cidade de Paraibano teve diversas manifestações de sensibilização a esse tema ambiental. Várias escolas da cidade realizaram ações para conscientização e urgência de se preservar o planeta Terra, ou como diz o Projeto Laudato Si, a nossa casa comum.

Professor Rosivelton Santana com alunos da Escola Dr. Adonias de Lacerda.

Caminhadas, aulas internas e de campo levaram os alunos a repensar suas ações de consumo e como agir para salvar a natureza e enviar seus recados aos jovens e adultos. Cartazes, maquetas, plantações de árvores e descartes de material reciclável foram debatidos. Religiosos levaram mensagens às igrejas e comunidades para se engajarem na causa ambiental, e do Projeto Laudato Si, do Papa Francisco, que tem mobilizado as pessoas no mundo para cuidar da questão climática e ecológica enquanto há tempo.

No Maranhão, principalmente nas paróquias da Diocese de Balsas, o Projeto tem como objetivo o replantio de árvores nativas e que foram devastadas em vários municípios do Estado. Em Paraibano, uma equipe do Projeto tem se desdobrado para levar essa ecologia integral e tentativas de mudar o cenário ambiental que se desequilibra cada dia em nosso município, devido a atitudes de muitas pessoas que fazem mal-uso dos recursos naturais.

Criança na caminhada Fotos Leo Lasan

Na manhã do domingo dia 05 de junho em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, crianças e pré-adolescentes de escolas e da catequese de Paraibano, fizeram uma caminhada no entorno da Praça João Paraibano levando cartazes, mudas de plantas, maquetes, mensagens de paz. Após a caminhada foi realizada plantação de sementes de árvores do serrado, que serão cuidadas para nascerem e futuramente serem doadas.

Professores, pais e mães de alunos das escolas Dr. Adonias Lacerda e João Paraibano, comunidade religiosa do Bairro Marajá apoiaram o evento ecológico. Como a causa ambiental e o Projeto Laudato Si, que precisam de voluntários por um mundo melhor, é importante destacar o trabalho de formiguinha da equipe local do projeto, dos esforços dos professores Rosivelton Anastácio, Otacyana Mary, Laudeci, Socorro Ribeiro, Paulo André, alunos e professoras das escolas municipais Dr. Adonias de Lacerda, João Paraibano, alunos da escola Gov. Newton Bello de São João dos Patos que confeccionaram cartazes e doaram para a caminhada ambiental em Paraibano. Destaque também para a participação de profissionais de outros setores no evento como Luziene Gomes, Erinaldo Brito, entre outros.

A participação de diversas pessoas com doações de mudas de plantas frutíferas realizadas foi mais uma semente nesse mundo devastado. Doadores a exemplo de Dona Rozilene Amaral, Zelândia Alves, Lavínia Moura, Graça Rego, Jarlane e Karol da Frutaria, foi de suma importância. A sonorização de Jacksom Som com seu carro e a locução de Ana Teresa e Ana Helena Fernandes, bem como o apoio de Domingas Feliciana e Leo Lasan abrilhantaram a caminhada.

A colaboração da presidente do Sindicato de Professores de Paraibano, Maria Aparecida (Cida), Carlessandra, dos padres Felix Cardoso e padre Jorge Miranda bem como das irmãs Hilda Maria Rivas, Maria Eliene, Maria Mendes da Congregação de São José de Chamberry-São Luís, transformaram o evento no urgente recado, para que todos se unam para salvar o planeta, inclusive para as novas gerações, que na caminhada demonstrou a força e alegria de que ainda dar tempo reverter as ações contra o meio ambiente.

Como diz a música Sal da Terra do mineiro Beto Guedes “Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois” e o hino do Laudato Si “Tudo está interligado”. O Projeto Laudato Si de Paraibano, aceita sementes de mudas de plantas frutíferas ou do serrado que podem ser doadas na casa paroquial ou na secretaria da paróquia em frente à Praça Manoel Mendes (próximo a escola Os Amiguinhos).Parabéns à todos.