domingo, abril 28, 2024
DESTAQUES

“SÃO JOÃO DOS PATOS VAI PERDER UMA GRANDE PROFISSIONAL” Dizem patoenses.

DSC_0020
  Foto:Lasan

A assistente social Orlanda Maria Coelho Pereira Alves, funcionária da UPA de São João dos Patos desde a inauguração do órgão (Março de 2012) recebeu neste mês de outubro, convite do Governador Flávio Dino para que ela integre a equipe de assistentes sociais que irá trabalhar no Socorrão de Presidente Dutra.

A notícia surpreendeu os patoenses e muitos até imaginaram que Orlanda fizesse parte da lista dos mais de 50 funcionários que foram demitidos na UPA de São João dos Patos no último mês.

Mas na verdade foi um convite que partiu do governo maranhense seguindo critérios profissionais.Orlanda Coêlho foi eleita em 2012 como Funcionária Exemplar da UPA em São João dos Patos e teve inclusive quadro (veja ao lado) colocado na recepção como destaque, que nem mesmo a governadora Roseana Sarney teve o privilégio de estampar (como brincou uma colega de serviço, na UPA só tinha a foto de Orlanda na parede).

Orlanda Coêlho é filha de Paraibano, irmã do pré-candidato a prefeito Olivan Coelho e do ex-professor Jofran (in memoriam). Vem de família em que o respeito ao próximo é reconhecido por todos, principalmente no que se refere a solidariedade e humanismo.

Ao saber da notícia de sua promoção, o site Paraibanonews foi até a cidade de São João dos Patos, ouvir os colegas de trabalho, pacientes, autoridades, o que achavam da transferência da assistente social.

Todas as pessoas entrevistadas foram unânimes em afirmar, que São João dos Patos está perdendo uma grande profissional que contribuiu e muito na melhoria do setor de saúde da região e trouxe o reconhecimento do profissional da assistência social no setor da saúde.

Foram mais de quinze pessoas entrevistadas nos mais diversos setores da UPA, do HEMOMAR, de parentes e de pacientes, diretores de hospital, do ex-diretor da UPA Jarbas Fonseca, etc.

Augustinho, Orlanda
Augustinho, Orlanda e dina Maria da Cruz.

Um dos momentos mais emocionante foi o depoimento de Dona Maria da Cruz esposa de Augustinho Ramos Martins, que chegou na UPA após um infarto e também de outro parente com o mesmo problema cardiopata e só foram transferidos para São Luis após insistentes solicitações de Orlanda em busca de vaga, o que ajudou a salvar a vida de ambos. Entre soluços Dona Maria não acreditou a princípio na transferência da assistente social Orlanda para o Socorrão de Presidente Dutra: Assim como Dona Maria da Cruz outros entrevistados não conseguiram evitar o choro. Emocionada Dona Maria disse: “Eu tinha vontade de saber  por que é que sempre quando chega uma pessoa aqui em São João dos Patos, que tem competência a demora dele é pouca ?… Por que quem luta pelo povo aqui logo tiram…?” soluçando Dona Maria desabafou: ” Se dependesse de mim, a Dona Orlanda não saía daqui… Uma pessoa como ela até agora não acharam ninguém aqui… Então vai ser nossa amiga sempre, como profissional a saída dela vai ser muito difícil para o povo de São João dos Patos… Por que ela trata todo mundo igual, não existe pobre, rico, preto ou branco, todos são iguais… Por que ela tem amor pelo que faz… Tanto faz ela tá no plantão como na casa dela, ela fica lutando pelas pessoas, ela não tem tempo nem pra ela, só fica cuidando de quem precisa dos serviços de saúde, ela vai fazer muita falta…Por que como ela não sei não… só Deus” disse dona Maria da Cruz entre lágrimas.

São depoimentos que mostram o trabalho de uma profissional que se dedica aquilo que faz por amor e não por dinheiro como exemplificou Dona Marismar Santana Silva, moradora da Travessa 5, no centro de São João dos Patos: “Uma pessoa que batalha por amor, não pelo dinheiro, a profissão que ela escolheu foi Deus que lhe deu, a sabedoria, a inteligência para que ela pudesse salvar vidas…”

Orlanda Coelho fará o seu último plantão na UPA de São João dos Patos neste dia 29 de outubro e já no domingo próximo inicia seus trabalhos no Socorrão de Presidente Dutra.