domingo, abril 28, 2024
DESTAQUE REGIÃODESTAQUES

SÃO JOÃO DOS PATOS: SECRETARIAS DE AGRICULTURA E DE MEIO AMBIENTE DISTRIBUEM 1.500 MUDAS DE PLANTAS.

A Secretaria Municipal de Agricultura e a Secretaria de Meio Ambiente de São João dos Patos distribuíram, na segunda-feira (07/03/22), 1.500 mudas de plantas nativas e frutíferas para as pessoas na Praça do Parque da Bandeira, centro da cidade e em frente ao Quartel da PM. Foram distribuídas 1.000 pela manhã e 500 à tarde, segundo informou os secretários das referidas pastas.

Secretário de Agricultura Hélio Pereira e Sec. Meio Ambiente Jaqueline Santan

Dentre as mudas, há espécies de laranja, limão, ata, abacate, jambo, mamão, caju, cajuí, manga, goiaba, jamelão, acerola, pitomba, buriti, jussara, pequí, dentre outras plantas frutíferas e plantas nativas como o ipê.

O projeto que tem o apoio da Prefeitura de São João dos Patos em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais -SEMA e a SEMAG foi elogiado por todos que estiveram no local da distribuição de mudas “Não há nada mais lindo que a natureza, e essa ação da Secretaria de Agricultura é primordial para o nosso planeta e o nosso futuro, estão de parabéns” disse uma senhora que levou cinco mudas de plantas.

Para o secretário de agricultura de São João dos Patos, Professor Hélio Pereira, é importante que as pessoas possam contribuir com a doação de sementes das frutas consumidas e de plantas nativas da região “Pedimos que quem puder guardar e doar as sementes das frutas consumidas no seu dia a dia, independente da espécie, que possa levar até à Secretaria de Agricultura, para fazermos o cultivo de mudas, o que irá possibilitar que até o fim do ano, possamos distribuir um número ainda maior de mudas”, declarou o secretário.

Essa é a segunda vez que a Prefeitura de São João dos Patos por meio das secretarias de agricultura e de meio ambiente distribuem mudas e plantas. Na primeira vez foram mais de 800 mudas. Hélio Pereira, disse ao Paraibanonews, que além de São João dos Patos, pessoas de outros municípios se interessaram pelas mudas e foram adquiri-las: “São muitas as pessoas que vieram em busca de mudas de plantas, inclusive tivemos que limitar a quantidade de cada espécie por pessoa, isso demonstra a vontade de todos em ajudar a tornar nosso ambiente, mas sustentável, ficamos felizes com isso” revelou.

A professora Vitórias Holanda de Paraibano, pegou dez mudas de plantas frutíferas, para um projeto da igreja católica que faz parte do Laudato Si, programa do Papa Francisco com a Diocese de Balsas e paróquias, que tem por objetivo, o reflorestamento do cerrado e semiárido maranhense.

A procura foi tão grande que a ação foi estendida, conforme informou Jaqueline Santana, secretaria municipal de meio ambiente “Se você não pode comparecer para adquirir a sua muda de planta, estamos localizados em frente ao Quartel da Polícia Militar, com mais de 5 mil mudas para distribuição gratuita a população Patoense” destacou a secretaria na tarde desta segunda-feira.

Atitudes como essa da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Meio Ambiente de São João dos Patos são primordiais para que nossas cidades e municípios sejam mais sustentáveis e que suas populações tenham melhor qualidade de vida hoje e no futuro. Parabéns.

Matéria; Leo Lasan-Paraibanonews