domingo, maio 5, 2024
DESTAQUES

SÃO JOÃO DOS PATOS: SECRETARIA DA AS. SOCIAL LEVA ORIENTAÇÃO ÀS ESCOLAS SOBRE PREVENÇÃO ÀS DROGAS.

A Secretaria Mun. de Assistência Social através do CREAS – CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL de São João dos Patos iniciou suas atividades de Palestras de Orientação e Conscientização nas escolas da rede municipal, nesta sexta-feira dia 22/02.

A Escola Municipal Governador Newton Bello, no centro, foi a primeira a receber as ações que visam conscientizar a população sobre a importância do combate às drogas. O evento contou com a presença da secretária municipal da Assistência Social, Sra. Simone Villanova, da coordenadora do CREAS Leila Leite e da assistente social Juliana Alves, palestrante, que discorreu sobre o tema: “Álcool e Drogas Ilícitas: Uma Discussão Necessária” .

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sentadasAs orientações sobre o uso de álcool e drogas lícitas e ilícitas, foi abordado pelas assistentes sociais destacando as consequências sobre o uso dessas substancias e o efeito que causam, a legislação pertinente, o marketing das empresas desses produtos como bebidas e cigarros, e a forma como a juventude encara ou convive com o assunto, também foi orientado a forma como se desvencilhar de pessoas que têm o intuito de oferecer drogas.

“E a gente ver a dedicação de todos os professores, da coordenadora do diretor das escolas, e eu costumo dizer que para que algo aconteça na vida a gente precisa se dar as mãos e que ninguém, jamais, brilha sozinha, nunca vamos atingir uma meta se não tiver alguém para nos ajudar” ressaltou Leila Leite durante a palestra.

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas em pé e área interna“Então, quando você tiver um colega que você ver que ele está passando por uma situação difícil, sendo aliciado por uma pessoa maior de idade, para que entre no mundo das drogas, converse com essa colega, ajude, passe as mensagens que mostramos aqui” pediu a coordenadora do CREAS aos alunos.

Houve a dinâmica do balão pessoal, e o aluno Vítor Ribeiro do 9º ano do turno vespertino, fez uso da palavra para pedir aos colegas estudantes, que se prevenissem das drogas e que também conversassem com amigos que estão usando drogas, e que tenha força para sair.

O professor de filosofia Leonardo Santana chamou a atenção para o mundo vulnerável da adolescência “É uma fase de transição em que vocês adolescentes estão passando, momento de querer ter novas experiências e é nesse momento que muitas pessoas lhes oferecem bebidas e outras drogas para se aproveitar de forma maldosa. O Carnaval é um desses momentos, e como todos vocês aqui são menores e estão em um período de experimentações, nunca devem ir às festas sem a presença dos pais ou de um responsável, e não aceitem coisas de estranhos, não tenham vergonha de dizer, Não às Drogas” orientou o professor.

A secretária municipal de assistência social Simone Villanova e a coordenadora Leila Leite agradeceram a equipe do Colégio Newton Belo pelo apoio, declarando que a escola sempre apoiou as ações e os profissionais da Assistência Social e demais secretarias. Parabenizou o Diretor João Osmundo e a coordenadora Eliene pelo trabalho em parceria com a equipe de professores vêm realizando à frente da escola.

“Mais do que apresentar fatos e dizer o que é certo, o objetivo é conscientizar os adolescentes a disseminar o conhecimento sobre os riscos do consumo de álcool e drogas ilícitas, também incentivá-los a repassar a mensagem de que é possível se divertir sem fazer uso dessas drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas” explanou Leila Leite.

Após a palestra foi notável a conversa positiva, entre os alunos sobre o tema. O momento em que se promove e realiza a maior festa brasileira, é importante orientações e campanhas que alertem as pessoas sobre as drogas e DST, etc. Quando essas informações são voltadas para uma faixa etária que precisa de orientação, é louvável qualquer ato nesse sentido.

A ação de orientação sobre a prevenção sobre drogas, continuará nas demais escolas municipais, conforme informou ao site Paraibanonews, Leila Leite, coordenadora do CREAS de São João dos Patos.

A imagem pode conter: 3 pessoas, multidão