terça-feira, abril 30, 2024
DESTAQUE REGIÃODESTAQUES

COVID-19: SÃO JOÃO DOS PATOS TEM QUEDA DE 402 PARA 26 CASOS ATIVOS EM MENOS DE DOIS MESES.SECRETÁRIO DE SAÚDE DIZ QUE O MUNICÍPIO SE TORNOU REFERÊNCIA NA REGIÃO

A taxa de incidência da Covid em São João dos Patos está em processo de queda. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura/Secretaria Municipal de Saúde, nesta quarta-feira, 21, apenas 26 casos ativos foram registrados. No início deste ano os índices eram assustadores e no mês passado chegou a 402 casos ativos.

Os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta semana mostram que o município de São João dos Patos, registrou a maior queda no número de casos por Covid-19 em comparação com os últimos meses.

A esquerda Boletim do dia 10/06/2021 e do dia 21/07.

Questionado se a queda na incidência da Covid em São João dos Patos está relacionada à vacinação, o secretário municipal de saúde, Kayro Coêlho, afirma que. “A conquista de uma boa quantidade de vacinas feita pelo prefeito Dr. Alexandre junto ao Governo do Estado fez com que a secretaria de saúde desenvolvesse uma dinâmica que alcançou boa parte de nossa população. Ações como O Arraial da Vacina, causou um impacto importante no enfrentamento da COVID 19. O funcionamento do Centro de Referência contra o COVID-19 durante 24 horas, também foi importante, com a realização de exames e distribuição de medicamentos. Ações em que foram atendidas cerca de 150 pessoas por dia” pontuou Kayro “Mas o empenho dos profissionais em todos os setores da saúde foi de fundamental importância para o resultado desse trabalho e nos tornamos uma espécie de referência na região”.

O secretário de saúde de São João dos Patos, Kayro Coêlho, informou que assumiu o cargo no dia 25 de maio, ou seja, a menos de 60 dias e ressaltou. “Encontramos o quadro da saúde em São João dos Patos em situação crítica e no pior momento da pandemia, altíssimos números de Covid-19, muitas mortes, vacinação lenta, apenas um médico para todo o atendimento no hospital e no setor da Covid, ambulâncias que estavam paradas por problemas mecânicos ou de acidentes, entre outras situações” disse.

Kayro afirmou que sete dias após assumir o cargo, a responsabilidade e o cuidado para gerir essa situação foi gigantesca “Não foi fácil, mas a vontade de amenizar e tentar resolver essa situação motivou a todos nós do governo do Dr. Alexandre, e sabemos da importância de toda uma equipe envolvida nesse processo, direção do hospital, coordenação de enfermagem e todos os profissionais determinados a vencer essa pandemia. É com alívio que vemos a cidade retornando a sua vida normal e que as pessoas estão compreendendo a importância de se cuidar, se prevenir contra essa doença que infelizmente levou muitos entes queridos, e me solidarizo com cada família que lutou para que isso não acontecesse e reitero minha gratidão à todos que compreenderam a nossa luta e que reconhecem nosso trabalho” manifestou o secretário de saúde de São João dos Patos.

Kayro Coêlho com o prefeito de São João dos Patos Dr. Alexandre.

Kayro Coêlho ressalta que o setor COVID do hospital está há vários dias sem internações, que as mortes por Covid estão diminuindo, ambulâncias foram consertadas e estão diariamente sendo utilizadas, que houve contratações de dois médicos patoenses que tem feito o diferencial nos atendimentos, que São João dos Patos foi a primeira cidade a receber as vacinas da Pfizer na região, e que brevemente o município irá iniciar a vacinação da população da faixa etária dos 18 anos.

Perguntado sobre o que levou o setor da saúde patoense a melhorar em tão curto período de tempo, Kayro afirmou que. “A melhoria se dá pelo esforço ininterrupto dos profissionais da saúde, de medidas responsáveis da secretaria de saúde e do entendimento das pessoas em seguir as orientações dos órgãos de saúde, e por obra e graça do compromisso de se fazer o melhor por parte do nosso prefeito Dr. Alexandre que sempre preza pela melhoria contínua”.

Com todos esses pontos positivos, e a cidade retornando a sua vida normal, o secretário de saúde pede para a população continuar mantendo o distanciamento social, utilizando máscara e fazendo a correta higienização das mãos “Ainda não vencemos a doença, precisamos continuar alerta e nos cuidando” manifestou.

O secretário de saúde de São João dos Patos observou que “A população patoense está vencendo essa batalha, no entanto a guerra não foi encerrada. Medidas de flexibilização estão sendo adotadas, no entanto os cuidados permanecem os mesmos. Não deixem de tomar a segunda dose da vacina, para a imunização ficar completa. Só assim venceremos de fato esse momento triste de nossa história” afirmou. Kayro Coêlho.

Entrevista a Leo Lasan/Paraibanonews.