sexta-feira, maio 3, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: A RUA DO CONHECIMENTO.

A Rua Epitácio Pessoa no centro de Paraibano é uma rua pequena em extensão, mas é imensa pelo seu significado, desde o nome de um Presidente do Brasil (governo 1919/1922) e por coincidência paraibano… A rua tem uma escola do mesmo nome, onde foi berço dos estudantes que hoje são doutores, políticos, professores e muitas outras personalidades que nos honra.

No sábado, 12/03/2022, fui até lá ainda no cantar do galo e registrei esse trecho da rua onde crianças, adolescentes e jovens deixaram e ainda deixam marcas de alegrias. A primeira imagem é o registro de um dos primeiros bares e danceterias da cidade, o Bar e Boite Bitonho, e que mudava de nome a cada marca de cigarro de sucesso, já foi Bar Hollywood, Continental, Plaza, entre outras marcas, na época Bitonho mudava o nome do bar com frequência, porquê dizia, que todo mudança era a forma de inauguração, e o povo gostava de novidade, mesmo que fosse só na fachada, era o início do marketing no Brejo. Depois o local virou outros nomes como Mansão do Forró de Clayton Moura… Hoje está abandonado sem o telhado da boate e o espaço foi colocado a venda.

A família da Maricota que morava ao lado da boate se acostumou com o barulho das festas, e talvez por isso fossem as garotas mais bonitas e animadas (no bom sentido) nos bailes de carnaval. Dormir com música, só mesmo elas para dizerem se é bom ou não.

A rua também tinha suas BBB 24 horas, e o que passava era registrado.E a escola? Ah! a escola Epitácio Pessoa, com seu pátio imenso, muros baixos, janelas grandes recebendo o vento do morro do Club Ideal e uma beirada com o verde da Serra do Jenipapo… era uma paisagem e tanto.. Haja papo no recreio, suor na quadra e correria no pátio para desespero da diretora… Muitos eram mandados para casa antes das 11 e a mãe aparecia nervosa para depois levar o “corretivo” para o aluno na hora do almoço, castigo para aprender.

Pode ser uma imagem de rua e céu

Mas essa disciplina foi responsável por um panteão de cidadãos que passaram do Orozimbo ou da Lagoa do Meio e ganharam o horizonte e hoje são exemplos de profissionais em todos os cantos do Brasil… Tudo ali iniciado nas pedras do calçamento da Rua Epitácio Pessoa e nas salas da escola… E quem tiver a sua História que nos conte agora, abaixo nos comentários.

Texto e Fotos Leo Lasan/Paraibanonews.