segunda-feira, abril 29, 2024
Notas curtas

PICLES PATOENSES. O SANTO DE WALDÊNIO NÃO BATE.

2016-07-22 (1)Uma página de Facebook está provocando a alegria e a ira dos patoenses, tudo ao mesmo tempo. O autor da página não se identifica, diz que mora em São Paulo e tem medo de retaliações politicas na capital dos bordados onde tem familiares. O patoense paulista, é mais informado que pessoa atoa em esquina de fofoqueiros.  Com a onda dos whatsapp, o patoense paulista é bem ou mal informado, recebe a linha e desce a lenha na política da terrra da primeira prefeita eleita do Brasil. A figura pública mais visada e atingindo pelo teclado do patoense paulista é o prefeito Waldênio Sousa. Waldênio dá um passo e o whatsap é a sombra. E para a câmera do celular o prefeito médico não escapa dos flashes. Como a fofoca sempre alimentou as cinzas das intrigas, principalmente políticas, a página AGORA SJP https://www.facebook.com/agorasjp/?fref=ts é um incêndio nas pretensões dos grupos de situação em São João dos Patos. Haja bombeiros para apagar tanto disse me disse que não disse mas que disseram. Enquanto o circo pega fogo, Dr. Waldênio que é um poço de paz e uma figura educada, segue sua jornada rumo ao destino que ninguém sabe ao certo, mas que tem muitas pedras nos camimhos incertos.

Veja abaixo os picles do AGORA SJP:

PRATICAMENTE FECHADO: DR. ALEXANDRE PODE SER O VICE DE ZÉ MÁRIO Informações fortes dão conta de que Dr. Alexandre tem tudo para ser o vice na chapa de Zé Mário. Caso se confirme, será formada uma chapa fortíssima e quase imbatível, pois são dois nomes fortes nas pesquisas. Zé Mário e Dr. Alexandre são os dois pré-candidatos com maior potencial para corrida eleitoral em todos os cenários. Segundo informações, a convenção que irá homologar o nome de ambos está marcada para o dia 5 de agosto na AABB. Lembrando que o período para realização das convenções se iniciou dia 20 desse mês.

BOMBA: DR. WALDÊNIO MONTA “GRUPÃO” PARA DERROTAR ZÉ MÁRIO – (CELSO, PAULO DO ZECA E DR.NÍLSON)

Foto: arquivo Leo Lasan
Foto: arquivo Leo Lasan

Após madrugada de intensa movimentação no povoado Buriti Largo, aconteceu uma reviravolta na política patoense. Um “GRUPÃO” foi montado para tentar derrotar o então pré-candidato a prefeito Zé Mário. Segundo informações de terceiros, Dr. Waldenio teria fechado acordo com Paulo do Zeca, Dr. Nilson e Celsinho. Porém não foi informado quem será o candidato a prefeito nem à vice, no entanto foi comentado que Dr. Waldênio teria prometido a secretaria municipal de saúde para Dr. Nilson e o apoio à candidatura de Celsinho para deputado. Comentários espalham, que na mesa de negociações rolaram cifras de sete milhões de reais e que propostas irrecusáveis teriam sido feitas. Como as conversas são de censo comum, tudo pode ser possível, mas os segredos são guardados até quando interessar a ambos.

O XADREZ DA POLÍTICA PATOENSE PARA 2016 2016-07-22 (1)O cenário político de São João dos Patos caminha para ter dois lados bem definidos. De um lado o grupo capitaneado pelo o atual prefeito Dr Waldenio que foi eleito apoiado pelo ex-prefeito Zé Mário, e logo depois com menos de um ano rompeu com seu padrinho político, o que gerou uma série de conflitos e birras, alguns chegando a afirmar que virou um cálice de ódio,  contra o ex-prefeito, e se autodeclarando seu maior inimigo. Waldênio encerra seu último ano de mandato com uma grande rejeição. Além do ex-prefeito, o atual prefeito patoense birrou com a maior classe organizada da região: O Sindicato dos Professores Muncipais de São João dos Patos, que por mais de duas vezes foram às ruas protestar a falta de educação do prefeito contra os profissionias da educação.ção popular diante da péssima gestão à frente da prefeitura. Viu cada vez mais seus então aliados romperem, passando a se tornar oposição e se aliando a Zé Mário. Waldenio já deu sinais de que não irá tentar a reeleição chegando até a convidar Paulo do Zeca para ser o seu candidato a prefeito tendo como vice o vereador Magrão, atual líder do governo na Câmara,porém o mesmo recusou a empreitada. Mesmo diante da negativa, Waldênio com certeza ou irá ele mesmo em encabeçar a chapa ou tentará apoiar alguém que apresente força para desequilibrar Zé Mário. Um fator bastante importante que pode mudar todo o cenário político é quanto à possibilidade de Zé Mário não ser o candidato e tentar apoiar outra pessoa diante da sua situação junto à justiça. Fontes dão conta de que Zé Mário pode até ser candidato porém sua situação é bastante frágil devido a lei da ficha-limpa correndo sério risco de vencer e não assumir o poder. Ciente desta possibilidade é que Waldênio tentará vencê-lo apostando em uma suposta cassação de Zé Mário. Para Waldênio mesmo não vencendo o mesmo já sairá no lucro pois diante de uma cassação o mesmo assumiria a prefeitura como segundo colocado. Mas Zé Mário é uma raposa velha na política e sabe o que faz.

O LADO OBSCURO DA POLÍTICA PATOENE

Tom Jobim dizia que o Brasil “não era para principiantes”. Pode-se afirmar que São João dos Patos menos ainda. O período que antecede a homologação das candidaturas e são nessa época que se intensificam as negociações por apoio e composição de coligações, até aí tudo bem. Mas o que tem se percebido principalmente do lado da situação é um jogo sujo e rasteiro de tentar a qualquer custo desestabilizar o grupo do ex-prefeito Zé Mário.

Foto:Lasan
Foto:Lasan

Criando mentiras, tentando plantar discórdia com seu vice Dr. Alexandre, reportagens mentirosas e fora da realidade pagas para confundir o povo em blogs sujos. Alguns aliados de Zé Mário que recentemente viraram oposição estariam cobrando caro para apoiá-lo e ameaçando apoiar o prefeito. Até algumas lideranças que já teríam fechado com Waldenio estão com um “pé atrás” em relação ao acordo feito, devido sua fama de não cumpridor de acordos. Sem falar no “blefe” em que algumas forças seguram a candidaturas até os 45 do segundo tempo para cobrar a fatura. Para fechar, pasmem, até o falecido vereador João Evangelista estaria sendo motivo de chacota por quem não aceita a candidatura de sua filha. E assim segue a ” Sodoma e Gomorra” do sertão.

SITUAÇÃO DE WALDÊNIO NÃO ESTÁ NADA TRANQUILA NEM FAVORÁVEL

Waldenio: Foto de Arquivo:Leo Lasan
Waldenio: Foto de Arquivo:Leo Lasan

A situacão do atual prefeito patoense é muito complicada. Com a proximidade do pleito eleitoral é cada vez mais difícil às chances do mesmo se reeleger. Já existem fortes rumores de que o mesmo não teria coragem de enfrentar o ex-prefeito Zé Mário (PDT) que segue muito forte. Diante da possibilidade desistência o mesmo chegou a procurar Paulo do Zeca para oferecer apoio como seu candidato à prefeito e o mesmo ouviu de Paulo negativas. E assim segue o atual prefeito, acuado, rejeitado e vendo cada vez mais suas chances de vencer diminuírem. Mas conforme um ex-secretário de Waldênio, disse que é bobagem alguém achar que Waldênio está fraco, segundo o ex-secretario, Waldênio está montando um “Quartel General” para enfrentar os inimigos. Pelo jeito o quartel de Waldênio deve ser imenso, por que o que tem de gente insatisfeita com a administração que ele até agora tenta fazer, é um batalhão de guerra.

DESESPERO: WALDÊNIO USA BLOGUEIRO DE SÃO LUÍS PARA ILUDIR ELEITOR QUE ESTARIA COM ALTA APROVAÇÃO E ATACAR ZÉ MÁRIO

O desespero do atual prefeito de São João dos Patos Doutor Waldênio é tãwaaalo grande diante da iminente possibilidade de derrota para o ex-prefeito Zé Mário que o mesmo mandou fazer uma reportagem no blog do jornalista da capital, alinhado à família Sarney, afirmando que tinha alta aprovação popular devido à forma transparnte e correta que utiliza o dinheiro público. O problema tanto do prefeito como do jornalista é que ambos não enganam a triste realidade da administração de Waldênio. Contra os fatos não há argumentos. blico, ao grande volume de obras entregues além de afirmar com convicção de que todas as forças políticas o apoiarão e que o mesmo formará um grupo invencível. A reportagem se espalhou por todas as redes sociais da cidade causando revolta de toda a população sabendo que a mesma foi tendenciada e mentirosa, alguns afirmam que a mesma foi comprada com a intenção de iludir o eleitor. A reportagem ataca também o ex-prefeito Zé Mário, acusando-o de corrupção e mal uso do dinheiro público na época de sua gestão. O problema disso tudo é que o que é noticiado na capital, nem sempre é a realidade do sertão. Aqui nas terras dos bordados, a administração de Waldênio não é das piores, mas, a carisma do prefeito não brilha perto da imagem criada para o ex-prefeito Zé Mário. O povo percebe o que é forçado e o que é natural. É igual ao sucesso “O Nosso Santo Bateu”, ou seja quando o santo não bate, o povo bate, quer dizer desce a lenha. Não tem como ser “santo”, até porque em política não tem santo, só “santinhos” aqueles de papel de propaganda, mas que é um inferno de poluição nas ruas.