sexta-feira, abril 26, 2024
DESTAQUES

Paraibanenses celebram dia de São Sebastião

Festejo de S. Sebastião em Paraibano  Foto:Leo Lasan
Festejo de S. Sebastião em Paraibano Foto:Leo Lasan

Foi encerrado nesta terça-feira (20) o festejo de São Sebastião, em Paraibano. Antes da missa campal houve uma procissão pela Av. Eugênio Barros, quando fiéis carregaram a imagem do santo, primeiro padroeiro da cidade.

Em seguida houve missa em frente à igreja de São Sebastião. A igreja fica localizada na parte velha de Paraibano, local onde surgiu a cidade e foi a primeira igreja fundada em 1940/1942. O festejo na igreja de São Sebastião completou 70 anos em 2015 e a missa foi celebrada pelo padre Iran Brito.

Muitos paraibanenses prestigiaram o festejo desde o primeiro dia. O padre Iran durante liturgia chamou a atenção para a força da caridade e a celebração religiosa no sábado, ao refletir sobre esse dia em que outras denominações religiosas guardam como sagrado e não praticam a palavra do Deus. A ex-procuradora de justiça do Estado, Dra. Eliza Brito Neves dos Santos, foi convidada a fazer um histórico do santo São Sebastião. Dra. Eliza destacou a força da fé do santo francês e sua batalha e sofrimento do mártir para convencer o império romano de Diocleciano, do poder da fé católica.

Foto:Leo Lasan
Foto:Leo Lasan
Dra. Eliza Brito  Foto:Leo Lasan
Dra. Eliza Brito Foto:Leo Lasan

Entre as personalidades religiosas estavam presentes os seminaristas paraibanenses Rafael de Sousa Soares e Gabriel Anderson Barbosa (mais informação no blog:http://paraibano-maranho paraibanomanews.blogspot.com.br/2013/01/jovens-de-paraibano-serao-os-futuros.html). Rafael deve se ordenar padre no final deste ano de 2015 em Contagem-BH. onde está se formando. E Gabriel continua no Seminário Camiliano de Fortaleza-CE. Onde estuda e desenvolve ações com os mais carentes, principalmente na área da saúde. Também presente a prefeita de Paraibano Aparecida Furtado, a vice-prefeita Rejany Gomes, a presidente da Câmara Ana Célia, vereador Chico Everton e a secretária Mun. de As. Social Edvânia Madeira. O jovem Edilson do Zé de Enéias veio de Brasília para prestigiar o festejo. Após a missa foram realizados um leilão e um bingo de um boi doado pelo empresário Iga. O ganhador foi o jovem Birajane.

Zé de Enéias e fiéis em procissão.  Foto:Lasan
Zé de Enéias e fiéis em procissão. Foto:Lasan

Outras cidades do Maranhão tiveram missas no Dia de São Sebastião, em muitas o santo é padroeiro. No Maranhão, as cidades de Passagem Franca, São João dos Patos, Açailândia, Presidente Dutra, Matinha, Carutapera, Codó, Vargem Grande, Capinzal do Norte, Nazaré do Bruno em Caxias comemoram celebram a data com festas e feriados.

São Sebastião foi um mártir francês nascido em 256 d.C.. Ele foi morto durante perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).

Padre Iran Brito  Foto:L.Lasan
Padre Iran Brito Foto:L.Lasan

O maior festejo de São Sebastião no leste maranhense acontece na cidade de Passagem Franca onde além das celebrações religiosas, a Prefeitura monta toda uma estrutura de barracas, segurança, e clubes e associações contratam grandes bandas de renome no cenário musical para animar o festejo que dura dez dias. Este ano as bandas de forró Limão Com Mel, Arreio de Ouro, Washington Brasileiro fizeram grandes shows na cidade. Este ano em Passagem Franca, houve um ato polêmico protagonizado pela paróquia, que negligenciou a entrada do mastro (tronco de árvore carregado por fiéis) na igreja. O mastro é uma tradição religiosa realizada há anos no festejo passagense em homenagem ao santo padroeiro, São Sebastião. Outro item que a paróquia de Passagem Franca não aceitou foi a “Lavandeira” uma espécie de micareta onde participantes brincam e excedem no consumo de bebidas, provocando acidentes. A igreja afirmou que esse movimento não faz parte da programação religiosa e é de exclusiva responsabilidade da administração municipal. Polêmicas religiosas a parte o festejo de Passagem Franca foi sucesso garantido, atraindo milhares de visitantes.

PARA VER A FOTO AMPLIADA CLIQUE SOBRE A MESMA E AGUARDE O CARREGAMENTO. Todas as fotos são de autoria de Leo Lasan ao reproduzí-la cite  a fonte.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *