sábado, abril 27, 2024
DESTAQUE REGIÃODESTAQUES

DIOCESE DE BALSAS E IFMA REALIZAM TREINAMENTO EM PRODUÇÃO DE SEMENTES DO CERRADO. OBJETIVO É REFLORESTAR ÁREAS DOS 19 MUNICIPIOS QUE FAZEM PARTE DA DIOCESE.

Dom Valentin em palestra de acolhimento no IFMA S.Raimundo das Mangabeiras

A Diocese de Balsas, em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus de São Raimundo das Mangabeiras, realizou nos dias 24, 25 e 26 de novembro, treinamento em produção de mudas do cerrado, para representantes das paróquias que fazem parte da Diocese de Balsas.

Participantes das paróquias em aula de campo IFMA S. R. Mangabeiras

O treinamento faz parte do Projeto Laudato Si, do Papa Francisco, que tem o objetivo à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. A Diocese de Balsas no Maranhão, através da iniciativa do bispo Dom Valentim Fagundes de Meneses, implantou o projeto Laudato Si: reflorestando o cerrado, deseja educar e encantar com a cultura do plantio de árvores. Parcerias de instituições, universidades, empresas também participam do projeto.

Representantes eleitos pelo conselho das paróquias da Diocese de Balsas foram convidados para o treinamento de produção de sementes de mudas do cerrado. Dezessete pessoas foram capacitadas para serem multiplicadores em suas cidades.

O Bispo Dom Valentim, Professor Clemeson Vale e Jean Magalhães recepcionaram os participantes no Campus do IFMA em São Raimundo das Mangabeiras na tarde do dia 24.

Na quinta-feira, dia 25, a programação foi desenvolvida com estudo de campo, com identificação e plaqueamento de árvores e flora do Campus IFMA.

Professor de Biologia Rafael Fonseca Zanotti e o Engenheiro Agrônomo Jean Magalhães da Silva, auxiliado pelo colaborador de campo Sr. Absalão Dias Carvalho Neto, levaram os participantes por uma extensa área arborizada dentro do Instituto.

De volta à sala de aula, o Professor Zanotti, falou sobre maturação, coleta, beneficiamento, armazenamento e tratamento das sementes. Houve participação e experiências dos participantes, como a colaboração de Josemar Coelho Neto, que explicou sobre seu trabalho no município de Pastos Bons.

No laboratório Professor Rafael Zanotti e Jean Magalhães fizeram demonstração das práticas com sementes. O objetivo foi repassar informações sobre como controlar ou afastar fungos, insetos ou outras pragas que atacam sementes, mudas e plantas e também formas corretas de semear.

Professor Jean ensinando sobre compostagem

No final da tarde de quinta-feira, o professor Jean Magalhães, levou a equipe para conhecer o ambiente onde são produzidos o preparo de substratos, adubos orgânicos, compostagem e tipos de embalagens.Na manhã de sexta-feira, 26, houve o treinamento de enchimento de sacos, preparo de sementeira e semeadura, além de prática em compostagem, processo de reciclagem do lixo orgânico em adubo natural.

O treinamento foi encerrado com depoimentos dos participantes e agradecimentos do Chefe do Setor Agropecuário Clemerson Rodrigues Nunes. Também na organização do evento houve o apoio do Zootecnista Júnior Bezerra de Carvalho e a Técnica em Alimentos e Laticínios Aldiana Rodrigues Alves.

Participaram do treinamento, secretários municipais de meio-ambiente, vereador João Paulo Borges de Benedito Leite, Félix Ferreira da Escola Família Agrícola de Sucupira do Norte, Feliciana e José Carlos irmãos da prefeita Fátima Dantas de Sambaíba, entre outras autoridades.O projeto Laudato Si e Diocese de Balsas tem como objetivo promover o plantio de 8 milhões de árvores (número revisto pelo Bispo Dom Valentim no encontro) em um período de 8 anos, nas 19 cidades que compõe a Diocese de Balsas. Por meio de parceria, a ideia é promover a implantação de 17 viveiros voltados à produção das mudas de espécies arbóreas nativas do Cerrado ou que se adaptem às condições deste bioma.

Dona Diva de Nova Iorque e alunos do IFMA

Entre os municípios para desenvolver o projeto, estão Paraibano, Pastos Bons, Nova Iorque, Sucupira do Norte, Mirador, Alto Parnaíba, Benedito Leite, Lorêto, Sambaíba, Feira Nova, Tasso Fragoso, Fortaleza dos Nogueiras, Riachão, Balsas, entre outras.Vale ressaltar o profissionalismo dos funcionários do IFMA Campus S.R. das Mangabeiras, bem como a receptividades e educação dos alunos dos cursos do Instituto, do apoio do professor de Filosofia Carlos Reis, e da logística que foi disponibilizada aos participantes do treinamento.