quarta-feira, maio 1, 2024
DESTAQUESNotas curtas

A CASA MISTERIOSA?

Um dia eu entro.

Lasan em frente a Casa do Sr. Zé Paraibano

Já tentei várias vezes, mas o vizinho do lado não deixa. Uma das mais antigas casas de Paraibano e que serviu de local para o desenvolvimento da cidade. Na fachada da frente havia uns buracos abaixo do assoalho de madeira (porão)por onde os donos podiam defender os invasores com trabucos. Atualmente não se ver os buracos.

Outras histórias sobre essa casa existem, porém os estudantes da primeira escola do Brejo e que passam hoje em frente, não sabem dessas memórias e vêem o casarão caindo aos poucos.

Assim como vai ruindo a nossa história. Quem souber mais informações sobre essa casa, poste nos comentários.

EM TEMPO

Após ser publicado no FaceParaibanonews, muitas informações foram postadas nos comentários da página sobre o casarão. Veja os depoimentos dos internautas:

Zena Lima Morei nesse casarão por vários anos. E hoje me dói muito passar em frente e vê-lo em ruínas. Eu converso sempre com a Joana D’arque filha da Zulmira que era filha adotiva do Sr. Zé Paraibano (primeiro dono do Casarão) e ela me falou que essa casa ficou de herança para um dos filhos adotivos que se chamava João e tinha o apelido de João Grosso. Sobre os cômodos da casa vou voltar a 1977, vou entrando em uma pequena ante sala, essas janelas são dormitórios, logo que passamos na pequena sala que dá acesso a uma grande varanda aberta com peitoril, mais um dormitório, um chaguão onde existia uma cisterna de cimento e a cozinha em forma de (L) com uma dispensa ou dependência de empregada. Lembro-me de uma espécie de porão, mais somente na parte da frente da casa na parte da copa era piso normal daquela época, era um tipo ladrilho de barro. Aquela casa tinha um grande espaço entre a casa ao lado .

Maria Salomé Barbosa Teixeira Entrei muito aí com as meninas que moravam aí não anos de 1968 à 70, depois perdi o contato delas.

Carlos Sobral: Olá boa tarde a todos, pessoal esta casa era de dona Eva e seu Zé Paraibano, dona Eva faleceu em 1971 não lembro o mês, seu Zé Paraibano depois dele viúvo eu criança/adolescente, ajudava ele nas tarefas de buscar o gado dele, assim como o Geraldo do Zé Maria também ajudava seu Zé Paraibano, até na construção do túmulo dele e da esposa, eu carregava água do açude do Guilhermino Brito, onde hoje é o bairro Subestacão, os filhos dele todos aditivos lembro de todos posso citar nomes. Seu Zé Paraibano, criou várias pessoas, são elas: 1 – Arcangela/ 2 – Eliza/ 3 – Zumira/ 4 – Joana Darc, filha da Zumira/ 5 – Zidomar um cadeirante irmão da Zumira e filho do Zé Pequeno irmão do seu Acendino/ 6 – João Grosso, motorista do Zé Vieira /7 – Toinho Filho do João Grosso. Léo dona Eva era irmã do seu Otávio de dona Eurides.

Leopoldo Gil Dulcio Vaz A casa pertence a Roseli Brito Agostino. Deixada por herança.

Claudia Lira: E também a Delzuite Brito Vaz.

Zena Lima Essa casa era do Sr. Zé Paraibano e fica vizinha da casa de dona Docarmo Coelho na Av: Eugênio Barros.

Antonio Raimundo de Moura: Era nessa casa que morava um cadeirante chamado Zidomar…me lembro muito bem, ele liderava os adolescentes próximo de sua casa . Zena LimaAntonio o Zidomar era irmão da Zulmira que foi criada pelo Sr. Zé Paraibano e sua esposa que se chamava Eva que era filha do Sr Faustino pai do Sr. Otávio. Depois Zidomar foi morar em São João dos Patos…me encontrei várias vezes com ele por lá.

Seuma Carvalho: Oi gente boa tarde. Conheci os donos dessa casa. José Paraibano, irmão de João Paraibano e Eva Coêlho da família do capitão Faustino. Corrigindo José Paraibano era irmão de João Paraibano. Brinquei muito de escorrega nessa sacada. O Zidomar era da família dos Britos. Risquei muitas vezes aquela calçada para brincar de macacão.

Joyce RibeiroJá morei nela tinha tanto medo kkk.

Fátima Brito Essa casa era da tia Eva e tio de paraibano da nossa família Brito eu andava muito por lá.