segunda-feira, maio 6, 2024
DESTAQUE REGIÃODESTAQUES

FUNDAÇÃO BASTIÃO DE SUSTENTABILIDADE, ARTE E CULTURA SERÁ INAUGURADA EM JANEIRO DE 2022 EM PARAIBANO.

O ESPAÇO É UMA HOMENAGEM DOS FILHOS AO PAI SEBASTIÃO ARAÚJO UM DOS PRIMEIROS EMPREENDEDORES DO MUNICÍPIO.

Em 20 de janeiro de 2022, dia do primeiro padroeiro de Paraibano, São Sebastião, a data comemorativa irá coincidir com o centenário de Sebastião Araújo Lima (BASTIÃO), um dos primeiros empreendedores do município. Bastião aprendeu a profissão de seleiro e fabricante de calçados de couros em Paraibano, onde tirou o sustento para criar os filhos e repassar o ofício para outros profissionais.

Bastião vem da linhagem dos Araújos, família que ajudou e ainda ajuda no desenvolvimento de Paraibano, foi empresário no setor de artefatos de couros (fabricação e comercialização de selaria e calçados). Teve o ofício de selaria aprendido em Mirador-MA com o Mestre Silvestre, conhecido como Silivestre, e referência por toda esta região do Maranhão. Bastião como bom discípulo, tornou-se mais conhecido do que o Silivestre ao ponto de quando um animal estivesse bem arreiado vinha logo a pergunta, foi o Bastão quem fez? Se não, vinha à contra resposta, “parece com as que ele faz”. Com a evolução veio à fabricação de calçados de couro e grande movimentação nas feiras e festejos de São Sebastião.

Bastião casou-se com Maria Carvalho de Araújo no dia 20 de janeiro de 1946, na Capela de São Sebastião em Paraibano, e do casal nasceram Clodomir, e mais onze outros filhos, todos batizados na mesma Capela (primeira igrejinha do município). Visionário e querendo um futuro educacional para os filhos Bastião mudou-se para Floriano no Piauí, onde ali fez residência fixa e nasceram as duas outras filhas. Os laços sanguíneos pulsavam mais fortes no coração de Bastião, que deixou toda a infraestrutura da oficina de selaria e calçados com seu cunhado Jesuíno de Carvalho Neto, com três casas, uma a própria residência e duas do fabrico e comercialização. Apenas entregou os imóveis e fábrica sem nenhum contrato ou pagamento. Com o tempo foram vendidas duas casas e hoje resta apenas uma que está sendo doada para ser a sede da Fundação Bastião de Sustentabilidade, Arte e Cultura de Paraibano – Maranhão.

Rua 7 Setembro. Foto Leo Lasan

Uma equipe esteve há alguns meses vistoriando o imóvel que passará por reformas e se transformará em um espaço moderno.A Fundação Bastião será inaugurada às 10:00h do dia 20 de janeiro de 2022, e às 16:00h, haverá celebração de uma missa na Capela São Sebastião, em tempo hábil será divulgada a programação completa das várias atividades comemorativas referentes ao início da Fundação.

A FUNDAÇÃO BASTIÃO será uma instituição sem fins lucrativos, onde todos os filhos da cidade e seus descendentes podem e deverão ser participantes e colaboradores por um município melhor.

Para ter mais informações e participar da Fundação Bastião, entre em contato através do e-mail: amigodasaguas@ihab.org.br de Clodionor Araújo (Fortaleza-CE) ou fale com Césia Margareth em Paraibano ou envie e-mail cesiamargareth10@gmail.com.Fundação BastiãoParticipe. A cultura se faz com as manifestações de todos.