sábado, abril 27, 2024
NOTÍCIAS REGIONAIS

TEMPORADA DE CACHAÇA.

Paraibano News

CANA.

Temporada de produção de cachaça. Fui visitar um engenho no povoado Riacho do Mato de propriedade do Sr. Wal. Na região são muitos os engenhos e plantações de cana. A “maranhense” como é conhecida a cachaça é uma das bebidas mais vendidas na região.

A “marófa” de Paraibano é famosissima e a produção além do consumo local é vendida em todo o Estado.

A História dos engenhos de cana-de-açúcar dessa região remete ao Brasil Colonial, quando criança cheguei a ver em um engenho do povoado Vazante, uma gigantesca caldeira de ferro vinda da Inglaterra (sim. estava fundido no ferro a origem “mad in England e tinha a data”, a mesma ficava no engenho do saudoso Zé Batista. Aquela caldeira sempre me intrigou…principalmente pela forma como foi transportada do outro lado do mundo para as paragens daqui… a gigante de ferro chegou como? se não temos navios nem imensas balsas…por rio? Qual rio?Nessas brenhas do cafundós do Maranhão, é um mistério. A caldeira “mad in England” não existe mais, dizem que foi vendida para uma fábrica em Caxias (mas isso é conversa dos mais velhos)…mas ficou na memória da criança curiosa.

Hoje com a eletricidade nos povoados, os engenhos são movidos à energia e os bois apenas ruminam nos pastos…O ambiente é cheio de aromas, cores e vida. Do Brasil Colônia só resta a essência dos sabores adocicados das garapas, alfinins, rapaduras e claro a “pinga”.