quarta-feira, maio 15, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: ENTREVISTA COM A PROFESSORA DORALINA COÊLHO APÓS PEDIR EXONERAÇÃO DO CARGO DE SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

A professora Doralina Coelho, com 35 anos de experiência no setor de educação em Paraibano, assumiu a Secretaria Municipal de Educação no início do mandato do prefeito Zé Hélio, em janeiro de 2017. Conforme relata nesta entrevista, encontrou a secretaria com muitos problemas e afirma que três anos depois entrega o órgão municipal organizado e torce para que os avanços por ela alcançados, sejam continuados para o futuro da educação municipal. Doralina Coelho, pediu exoneração do cargo no mês de janeiro de 2020, por questões de incompatibilidades na filosofia de trabalho que vinha sendo desenvolvida até então, segundo deixou transparecer na entrevista. Disse que a carta de exoneração foi assinada foi assinada pelo prefeito Zé Hélio, sem questionamentos ou diálogo, mas que ela Doralina Coelho, continua apoiando e desejando a continuação da atual administração. Veja essa e outras considerações da professora Doralina Coelho, nessa entrevista concedida ao jornalista Léo Lasan do Paraibanonews, na manhã de sexta-feira, 31/01/2020, na residência da entrevistada.

Paraibanonews: Doralina Coelho, para início de entrevista, gostaria que você fizesse uma explanação sobre como encontrou a Secretaria Municipal de Educação de Paraibano ao assumir o cargo como secretária?
Doralina Coelho: No início do ano letivo de 2017, as escolas foram recebidas com vários problemas estruturais, sem condições de funcionamento, a frota de ônibus escolares com pneus furados, bancos ou janelas arrancadas, falta de peças mecânicas e outros problemas para circular, as matrículas tiveram que ser feitas em prédios vizinhos a algumas escolas, enfim, recebemos o setor da educação municipal com uma situação difícil… mas juntamente com o prefeito Zé Hélio fomos contornando essa problemática, com reformas das escolas, reforma dos ônibus, equipamentos e carteiras, etc. Resumindo não foi fácil mas fomos vencendo aos poucos, as dificuldades.

Paraibanonews: E quantos aos programas?
Doralina Coelho: Nesse setor tivemos que buscar o PNAIC, fizemos capacitação com os professores, treinamento com merendeiras, etc. A capacitação para a Pré-escola, foi importante visto que é o alicerce da educação,entre outras ações.
Paraibanonews: Corriga-me se eu estiver errado, mas parece que houve incentivo ou algo positivo na questão salarial dos professores…
Doralina Coelho: Muito bem lembrado, o prefeito Zé Hélio deu um abono, que se não me engano foi na ordem de R$ 2. 700 mil ou algo aproximado a quase três mil reais, que na ocasião foi o maior abono do Maranhão, foi uma reivindicação minha ao prefeito, pois queríamos fazer o diferencial na valorização dos educadores, pois sempre acreditei que o professor reconhecido fica mais motivado, outra ação importante foi a entrega de títulos(especializações,etc.) as certificações que tão logo o professor dava entrada pela secretaria municipal de educação, logo repassávamos para que o aumento no salário do mesmo caísse no próximo pagamento, vale recordar que isso em gestões anteriores só acontecia uma vez no mês de março de cada ano, nós abrimos esse leque à vontade do professor escolher o melhor momento para entregar os títulos, uma grande conquista da categoria também foi o reajuste salarial de 4,16% pago no mês de janeiro nesses anos de administração do prefeito Zé Hélio, inclusive neste mês de janeiro de 2020, vale lembrar que os reajuste nas gestões anteriores só eram repassados a partir do mês de abril, portanto quero dizer que o prefeito Zé Hélio em parceria com a nossa Secretaria Municipal de Educação, sempre investiu nos profissionais da educação, sempre disponível, buscando o melhor para o setor em nosso município.
-Paraibanonews:Houve avanços na educação superior?
Doralina Coelho: Pois é… Hoje tenho orgulho em dizer que tivemos grande colaboração de professores realmente comprometido com a educação de nossos alunos e com o futuro de Paraibano… Quero agradecer ao professor José de Arimatéia (Zezinho), professor Cláudio Campos e vereador Ricardo Campos, que juntamente comigo e com o prefeito Zé Hélio, conseguimos depois de 15 anos, trazer de volta cursos de graduação de faculdade da UEMA, do Programa Ensinar, com vários cursos de graduação, mostrando que não é mais preciso muitos dos nossos filhos buscaram o ensino superior distante dos seus lares e longe dos pais, é claro que quem almeja um curso em outras áreas e pode, deve buscar em outros centros, além da nossa região, então sentimo-nos felizes com essas conquistas, também antes da minha saída da secretaria deixamos prontos a reformulação do Plano de Cargos e Carreira do Professor, que fizemos com a colaboração dos professores João Alberto e Cida que são representantes do Sindicato dos Professores de Paraibano, logo após o recesso escolar esse Plano será enviado para a Câmara Muncipal, o que será mais uma motivação para os professores, então são avanços importantíssimos na área da educação que tenho a certeza que continuarão avançando, para o bem dos nossos estudantes, professores, etc.
PARAIBANONEWS: Doralina Coelho, anexada a Secretaria de Educação está o Departamento de Cultura, que em parceria com outras secretarias fez eventos marcantes nesta gestão atual. Gostaria que você falasse sobre esse departamento responsável pelo lazer e cultura.
Doralina Coelho: Você sabe que a cultura é a imagem de um povo, suas manifestações festivas, religiosidade, etc… e isso foi uma das minhas maiores preocupações, porque sempre fui de sala de aula e a cultura é vasta, riquíssima de história, de legado, enfim… é tão importante que geralmente é separada da Secretaria de Educação, deve ter a sua própria secretaria, Paraibano, que eu me lembre, nunca teve uma Secretaria de Cultura, sempre foram departamentos ligados a educação… Eu não tinha experiência de trabalhar com cultura, o que fizemos, foi continuar com a Semana Cultural, que foi criada na gestão anterior, mas mudamos a data de junho para uma semana anterior a Vaquejada de Paraibano, para cair no período das férias, e ampliar a cultura além da festa junina, com novas culturas local e mundial, como danças folclóricas, gincanas culturais, etc. e com shows com artistas locais e de outros estados. Durante dois anos foram dois finais de semana de festividades, para isso é preciso contar com uma equipe competente e tive essa sorte, com profissionais de várias secretarias, como da Juventude, etc. Evento como Carnaval, e várias datas comemorativas, como Dias das Mães, Das Crianças, dos Professores, enfim, muitas datas, que as equipes e a secretaria de educação realizaram.
Paraibanonews: Mas para você, qual foi a que mas marcou sua gestão enquanto secretária de educação de Paraibano?
Doralina Coelho: Sem dúvida foi o resgate do Dia 7 de Setembro, que nas gestões anteriores vinha sendo ignorado, houve ocasiões em que a data não foi comemorada com desfile, o que acredito ser um total desrespeito para com a história do nosso país… mas enfim. Com essa ideia procurei o prefeito Zé Hélio e falei desse resgate, ele não mediu esforços, e comprou uma fanfarra nova e mandou restaurar alguns instrumentos antigos, que foi recuperado e teve uma pessoa importante nesse processo de elevar a estima dos jovens para a data da independência do brasil, que foi o professor Rosivelton Santana, conhecido por Lolinha, ele foi em busca dos instrumentos espalhados em depósitos, depois reuniu dezenas de adolescentes e jovens todas as tardes e ensaiou a banda, e em parceria com o professor Facundes, foi responsável pela bela apresentação nos dois dias de desfile cívico em nossa cidade…Um evento inédito na região, pois foram apresentados dois dias, no primeiro na sexta-feira, desfilaram alunos do 1º ao 5º ano e no sábado de 6º a 9º ano e mais universitários e professores. O evento foi elogiado por vários secretários de educação da nossa região, pela organização e beleza. Nunca havia sido feito um desfile cívico tão grandioso em Paraibano. Outro evento que me deixou feliz foi fazer a Festa dos Professores no Dia dos Professores, as formaturas de várias turmas de alunos.
Paraibanonews: Doralina porque não houve consenso para que você concluísse esses avanços como secretária municipal de educação?
Doralina Coelho: Toda vida tem um ciclo, chegou a minha vez como secretária, se foi interrompido, quero dizer que grande são os nossos sonhos, mas o tempo é de Deus, e ele conduz da melhor forma, e como acreditamos na força divina e suas designações têm que aceitar porque somos humanos e filhos Dele. Temos que aceitar, ainda que contra nossa vontade, que o tempo e Deus são senhores da razão.
-Paraibanonews: O que lhe levou a decidir pedir a exoneração do cargo de secretária municipal de educação?
Doralina Coelho: A responsabilidade, o compromisso com aquilo que amo, que é a educação. Houve mudança no quadro da secretaria de educação e percebi que a minha forma de trabalhar como secretária não estava indo de encontro com outras linhas de pensamento de trabalho agora no início de 2020, então, pela minha longa experiência de 35 anos como educadora, por três vezes à frente do órgão como secretária em outras gestões (secretária de educação na gestão do ex-prefeito Ari Furtado, após o falecimento da professora Madalena, como coordenadora pedagógica e depois como secretária de educação interina no lugar de Jucileide Pereira, administração de Sebastião Pitó e agora três anos governo Zé Helio), observei que ficaria difícil continuar com o projeto de avanços da educação que eu tinha como meta, então também faltou um diálogo, uma conversa mais detalhada, esclarecimentos, decidir fazer o pedido de exoneração que foi aceito pelo prefeito Zé Hélio que colocou outra pessoa para me substituir, mas como eu disse anteriormente, são nossos os sonhos, mas o tempo é de Deus.

Paraibanonews: Há especulações de que você irá abandonar o prefeito e seu grupo político…
Doralina Coelho: Estou aqui firme e o momento é de gratidão, essa é a palavra, gratidão, por tudo que ele fez e creditou em mim desde muito antes de ele ser candidato, ainda morando em Santa Rita ele me disse, Doralina vou ser prefeito de Paraibano e você vai ser minha secretária de educação. Veio, venceu e cumpriu e continuo a dizer estou com ele porque sei que ele é o melhor para Paraibano, porque pelos nomes políticos eu ouvir falar até o momento e que são pré-candidatos em 2020, ele continua sendo o melhor, continuo no grupo, estou com ele, vou trabalhar e quero o ver continuar com essa administração.

Paraibanonews: Doralina você ficou a frente da maior (em número de servidores) secretaria do município, é natural haver inúmeras situações de pensamentos e ações contrárias a sua filosofia de trabalho, também há críticas e até profissionais que se desentenderam com você, o que você tem a falar sobre isso?
Doralina Coelho: Nem Jesus Cristo agradou a todos, sou humana, mesmo procurando fazer tudo conforme preconizam as leis da educação, muitos queriam me usar como saco de pancadas de questões pessoais deles, meia dúzia de professores que são desagradáveis há muito tempo e não somente nesta gestão, porque não querem cumprir com seus compromissos e responsabilidades, que como todos sabem está regido no Estatuto do Servidor, que acredito que eles conhecem, e aí como eu sempre procurei trabalhar dentro dessas leis, isso contraria a meia dúzia que não tem compromisso real com a educação, não admite que exista hierarquia, e aí muitas vezes fui taxada, julgada e criticada, acredite, até mesmo por pessoas que nem moram aqui, longe da realidade local… Porém como eu disse é meia dúzia e temos centenas de profissionais compromissados que entendem como funciona uma secretaria municipal de educação e toda a sua complexidade… Chego a acreditar que aqueles que me criticam são as poucas pessoas desejam alcançar as posições as quais alcancei por competência e não por oportunismo. Deveriam lembrar e respeitar meus 35 anos de luta em prol da educação de Paraibano. Inclusive fui professora de muitos que conhecem minha ética como profissional.
Paraibanonews: Doralina, você elencou várias conquistas, e a pergunta é, como você entrega a Secretaria Municipal de Educação hoje?
Doralina Coelho: Organizada, os programas educacionais funcionando, o IDEB teve um aumento considerável, em 2015 era de 3,9 e aumentamos em 2017 para 4,2, isso é de muita relevância, a educação avançou, a frota de veículos teve mais aquisições de veículo, a merenda escolar, e os pagamentos dos profissionais foram valorizados e aplicados pelo prefeito Zé Hélio, e o legado que estou deixando acredito que seja positivo, como falei muito do trabalho, quero desejar que tudo continue sendo positivo para os novos representantes que assumiram a secretaria com a minha saída, que prosperem em seus trabalhos, e que a educação evolua muito mais, com o compromisso e responsabilidade que sempre tive, e entender que não se muda o mundo para melhor sem a educação. E aí como somos movidos pela esperança e a fé, desejo a toda a classe de professores e de estudantes, um ano de continuidade na busca de melhores aprendizados objetivando um futuro feliz par todos os paraibanenses.