domingo, abril 28, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: VEREADOR RICARDO DO XAVIER TEM PROJETO DE LEI APROVADO. O PROJETO VISA O VIDEO MONITORAMENTO DAS ESCOLAS.

Os vereadores de Paraibano aprovaram o Projeto de Lei de autoria do vereador Ricardo Kaique (Xavier) do PT, que solicita a instalação de sistema de segurança baseado em videomonitoramento nas áreas externas e internas das dependências nas escolas públicas de Paraibano.

O sistema de monitoramento se destina à preservação da segurança, e à prevenção de atos de violência tanto contra o patrimônio público ou que ponha em risco a segurança de professores, alunos e funcionários das escolas.

O vereador Ricardo Xavier, justificou que o Projeto visa garantir a integridade e segurança dos alunos e profissionais da educação.

As instalações de câmeras deve permitir o monitoramento das áreas externas e circuito interno “Servirá como prevenção a violência e principalmente dano ao patrimônio público, pois a partir do momento em que todos tiveram o conhecimento que a escola tem vídeo monitoramento, haverá menor probabilidade de destruição do patrimônio público (carteiras, mesas, janelas, paredes, etc.), pois os pais responderão pelos atos do aluno que estiver sob sua responsabilidade, e também resultará em uma escola melhor e uma economia para todos” disse o parlamentar ao site Paraibanonews.

As imagens produzidas e armazenadas pelo sistema são de responsabilidade da direção da escola e armazenadas por três meses, e poderão ser exibidas ou disponibilizadas aos pais de alunos cadastrados junto a Administração Municipal, caso haja necessidade. O ambiente onde terá a câmera será sinalizado com informações.

O Projeto de Lei do vereador Ricardo Xavier, foi apresentado por meio do Ofício Nº 05/2019, do dia 10 de outubro, e aprovado por unanimidade na Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Paraibano, na noite de segunda-feira dia 10 deste mês.

O primeiro secretário da mesa da presidência da Câmara, vereador Francisco Leite da Costa elogiou o projeto do colega e exemplificou a cidade de Lagoa do Mato, em que projeto idêntico, melhorou as escolas daquela município maranhense.

Reportagem e Fotos: Leo Lasan/Paraibanonews.