segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUES

SÃO JOÃO DOS PATOS: IMPLANTADO O CONSELHO COMUNITÁRIO PELA PAZ.

“A sociedade tem responsabilidade com a segurança pública, pois as instituições constituídas e as polícias não fazem segurança pública só, pois no âmbito da segurança pública prestamos serviços para a comunidade, então precisamos saber os seus anseios, para que a gente possa a cada dia buscar a excelência nos serviços” disse o Tenente Coronel Emerson Bezerra, comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar de São João dos Patos, durante evento que discutiu, sobre o Conselho Comunitário pela Paz a ser implantado naquele município.

O encontro foi realizado nesta terça-feira 03/09, no auditório do CEINJAR, articulado pela vereadora Bidu Santana, que falou sobre o seu projeto para a implantação do referente conselho, agradecendo a participação popular de diversos segmentos.

Na ocasião, a vice-prefeita de São João dos Patos, Rilda Lúcia, abriu o evento, representando a prefeita Gilvana Evangelista.

O delegado regional da Polícia Civil, Dr. Francisco Taveira, lembrou do início do Programa Pacto Pela Paz, no estado do Pernambuco. Elogiou a vereadora Bidu Santana, por ter a visão em trazer o programa para São João dos Patos “Eu acho que a iniciativa da vereadora Bidu é de grande valia, que tem o objetivo de prevenir a violência. A vereadora trouxe a melhor coisa para São João dos Patos, até o momento. Por que, quando a gente não está enxergando a violência, é porque muitas coisas que acontecem ficam nos bastidores, respeitando o sigilo, para que seja resolvido” disse o delegado regional afirmando que “São João dos Patos não está tão tranquila como muitos pensam” declarou, informando sobre o aumentos de roubos na cidade, inclusive de celulares.

Dr. Taveira disse que a criação do Conselho Comunitário Pela Paz, vai ajudar em muito o trabalho da segurança pública, porque as demandas virão dos anseios da população “Não vamos esperar que a violência venha, vamos evitar que ela chegue aqui” propôs.

O delegado de São João dos Patos, Dr. Ozires, falou da importância da formação do Conselho Comunitário Pela Paz, da composição do mesmo, pela sua diversidade na representação para que haja um melhor feedback com as polícias, objetivando melhorar a segurança pública. O delegado reafirmou o pedido da vereadora Bidu Santana, para que o município tenha a Patrulha Maria da Penha, e que mais leis para a segurança sejam implantadas na cidade.

O presidente da subseção da OAB em São João dos Patos, Dr. Daniel Veloso Furtado, ressaltou o trabalho do governador do Maranhão Flávio Dino, no setor da segurança pública, lembrando das rebeliões do passado, da barbárie pelo qual o estado sofria “E o governador Flávio Dino em um trabalho incansável vem mostrando bons resultados com a queda nos índices da criminalidade, com investimento em viaturas, em concursos de novos policiais” observou Dr. Daniel Furtado que destacou a Lei Nº 10.387 de 21 de dezembro de 2015 que criou no Maranhão a lei do Pacto Pela Paz, que institui os Conselhos Comunitários Pela Paz.

Dr. Daniel pediu que os conselheiros sejam atuantes nas reuniões, levem sugestões, informações do que realmente acontecem nos bairros e em locais do município, onde segmentos do conselho está sendo representado.

Major Eudes e Tenente Coronel da PM, Ivan Góis, encerraram as palestras do evento.

Após a palestra do Tenente Coronel da PM, Ivan Góis, teve início a escolha e formação do Conselho Comunitário,voluntários se apresentaram totalizando em 25 (vinte e cinco) membros.

O Conselho foi composto por: Presidente: Maysa Mara; vice-presidente: Rejane; 1º secretário: Maria da Guia; 2º secretário: Adilberto e diretora de assuntos comunitários: Isabel.

AUTORIDADES

Além da vereadora Bidu Santana, os parlamentares Ana Paula Pavan, Fernandinho e Carlos Alberto, Major Waldey Lemos, o diretor da UPR São João dos Patos Franklin Jose Moura. estiveram no evento.

Secretárias municipais, Elizamar Sá, Sheila Cristina, Simone Vilanova, Elziane Miranda, Anna Karolliny, Irmã Bell, o articulador político do Governo do Estado, Jardel Miranda, representantes da sociedade organizada, sindicatos, escolas, participaram do evento.

REPORTAGEM E FOTOS: LÉO LASAN/PARAIBANONEWS.COM

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e área interna
A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas em pé