domingo, abril 28, 2024
DESTAQUES

PROGRAMA FARMÁCIA VIVA É IMPLANTADO EM PARAIBANO.

O Projeto Farmácia Viva foi implantado no município de Paraibano na tarde desta terça-feira,16, na Câmara Municipal.
A secretária municipal de saúde, Lucimar Sá, abriu a solenidade desejando que o programa seja de grande valia para o município, que possa trazer benefícios para a população.

Kalline Bezerrra Costa, farmacêutica e coordenadora do Programa-SES, disse sentir-se feliz pelo convite feito pelo vereador Ricardo Campos. Em abril do ano passado (2018) o vereador solicitou a implantação da Farmácia Viva em Paraibano. Em junho de 2018, Ricardo Campos participou da assinatura do termo de adesão do município ao programa. A persistência do vereador para que a coordenadora do Programa Farmácia Viva viesse lançar e implantar o programa no município, foi lembrado por Kalline que elogiou a importância que o parlamentar dar ao programa. Ressaltou também a participação da farmacêutica Bethânia Camargo na solicitação do programa para o município.

Sec. de saúde Lucimar, Kalline, ver. Ricardo e sec. adjunta de saúde Franciane

A coordenadora do Farmácia Viva, explicou os passos para implantação do projeto, e ressaltou que os agentes comunitários de saúde, são à base e os pilares do programa, frisou a parceria dos médicos, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, educador físico, que devem atuar juntos, no desenvolvimento dos trabalhos.

FARMÁCIA VIVA.

Iniciativa do Estado em parceria com os municípios, o projeto visa o uso racional das plantas medicinais, resgatando o conhecimento popular, embasado no científico. O projeto visa a produção de plantas medicinais e fitoterápicos (plantas para uso terapêutico) para uso da comunidade. Para isso além da criação dos hortos (espécie de canteiros), profissionais de saúde serão capacitados para fazerem desde xaropes, shampoos, pomadas e ensinar a fazer chás para diversas doenças como diabetes, hipertensão, etc.

Lúcia Alves, Presid. do Sindicato dos ACS.

A coordenadora da Farmácia Viva deixou bem claro, que os remédios fitoterápicos não vão substituir os medicamentos de doenças crônicas “Nosso trabalho é conscientizar a população do uso correto das plantas medicinais e levar isso pra dentro das práticas integrativas, poder tratar melhor a população com plantas medicinais, e claro!! O atendimento falando da importância do atendimento pelo SUS. Não vamos tirar a medicação do paciente, vamos usar uma terapêutica a mais, que vai associar o medicamento alopático das doenças crônicas com a planta medicinal, tendo um resultado positivo” afirmou Kalline.

Em Paraibano a primeira área para plantio e cultivo das plantas medicinais foi a Unidade Básica de Saúde Darcy Furtado da Vila Aparecida, o local foi indicado pela secretaria municipal de saúde e foi visitado pela coordenadora do Farmácia Viva e pelo vereador Ricardo Campos.

Durante palestra na Câmara Municipal, Kalline Bezerra Costa, falou da justificativa, dos objetivos, da organização jurídica, explicou sobre espécies de plantas selecionadas para o horto, das experiências exitosas, e do reconhecimento do programa dentro e fora do Brasil.

Participaram da implantação do programa Farmácia viva em Paraibano, o vereadores Ricardo Campos e Murilo Ribeiro, a secretária de saúde Lucimar Sá e a adjunta Franciane Castro, a secretária de educação Doralina Coelho e a coordenadora geral de educação Socorro Lucena, a secretária adjunta de meio-ambiente Zelândia, a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Lúcia Alves, a articuladora do selo UNICEF no município, Césia Margareth, a diretora do Hospital Municipal, Auriana Sá, os farmacêuticos Willamys Santana, Nathália Christian, Bethânia Camargo, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.