domingo, abril 28, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: POLO UEMA REALIZA AULA INAUGURAL DE PEDAGOGIA E GEOGRAFIA

Foi realizada na manhã de sábado, dia 27 de abril, na Câmara Municipal de Paraibano, a Aula Inaugural dos Cursos de Licenciatura Plena em Geografia e Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA. A solenidade teve Kassia Lais como cerimonialista.

A UEMA é pioneira em ofertar a educação a distância no Maranhão são mais de duas décadas levando o acesso democrática ao ensino a todos os municípios do Estado. Os cursos serão por meio do Núcleo de Tecnologias para a Educação – UEMANET.

A mesa de autoridades foi composta por: José Arimateia Carvalho (Prof. Zezinho) coordenador da Universidade Aberta do Brasil polo UAB-Paraibano, Doralina Coelho de Sousa secretária municipal de educação, Raílton Sousa chefe de gabinete da prefeitura que representou o prefeito de Paraibano, José Hélio, Claudio Henrique Campos coordenador setorial do programa Ensinar, vereador Ricardo Campos,  Antônio Paes Landim professor da UEMA, coordenadora geral de educação de Paraibano Socorro Lucena, e a diretora da escola Sarney costa Elza Macedo.

A palavra foi facultada para a secretaria de educação Doralina Coelho que destacou, que Paraibano é hoje um palco de inúmeras mudanças no campo do ensino superior público e de qualidade. Doralina Coelho falou sobre os dois polos universitário da mesma instituição de ensino UEMA, com cursos presenciais e na modalidade EAD (ensino a distância). A secretária elogiou a equipe de profissionais que desde 2018 conseguiram buscar e viabilizar a implantação dos polos na cidade. Informou sobre os cursos de Física, Química, Biologia e Ciências Sociais que já estão em curso e os que estão iniciando de Geografia e Pedagogia. Todos voltados para a formação de professores “Uma área que necessita ser apoiada e difundida para que haja mais valorização dos profissionais da educação” frisou Doralina Coelho. A secretária de educação elogiou o empenho do prefeito Zé Hélio em investir no setor da educação e na valorização dos profissionais “Para que a sociedade tenha acesso aos serviços públicos de qualidade, é fundamental também que haja investimento na formação das pessoas, e esse é o foco e as ações da administração municipal de Paraibano, através do prefeito Zé Hélio” concluiu Doralina Coelho.

Railton Sousa disse que o município de Paraibano nunca teve tanto investimento na área da educação como está tendo na administração do prefeito Zé Hélio. Falou da dificuldade dos alunos dos cursos, muitos desses em trabalhar e ao mesmo tempo cursar uma faculdade, mas frisou que todos os alunos são competentes e que vencerão as barreiras diárias por um futuro melhor.

José de Arimateia, falou da satisfação em poder está contribuindo pela melhoria da sociedade de Paraibano. Lembrou da sua luta para conseguir levar as propostas e juntamente com a secretaria de educação e o prefeito Zé Hélio e amigos implantar e trazer os cursos superiores para a cidade “É um inicio de uma bela caminhada” disse professor Zezinho sobre os projetos pactuados em 2018 e que elevarão o nível da educação no município.

Professor Cláudio Henrique ressaltou, que agora ver acontecendo em Paraibano a realização de um sonho, de um objetivo há muito tempo desejado e que está se concretizando.  Explanou sua história como professor formado pela UEMA e disse que desde o princípio e até hoje ao ver muitos estudantes de Paraibano ainda se deslocando para outras cidades para estudar, o incomoda, enfatizou que a mudança que está acontecendo atualmente no município, deve continuar para que haja mais oportunidade de formar profissionais. O professor, destacou como exemplo, os dois polos universitários atualmente na cidade “É um trabalho duro, de responsabilidade, mas para que esse momento esteja acontecendo, foi muita persistência, então, desejo que todos tenham orgulho em fazer parte dessa caminhada da educação” externou Cláudio Henrique.

O professor da UEMA, Antônio Paes Landim, filosofou que o “Caminho da educação é o que sempre vai nos levar a um lugar seguro” disse ainda que “Quanto mais somos desafiados, aí é que é preciso mais conhecimentos” o trecho da fala do professor da UEMA foi referência a proposta do Governo Federal em não investir nos cursos de humanas como foi divulgado pela mídia “Então precisamos nos preparar para enfrentar as dificuldades da vida, e a educação é a principal ferramenta para vencermos os desafios e com isso melhorarmos a nossa sociedade” declarou.

O vereador Ricardo Campos revelou a felicidade em estar no evento, inclusive por fazer parte de todo o processo, para que as turmas pudessem estar cursando uma faculdade no município “O meu avô já acreditava que a educação era a ferramenta de transformação das pessoas” disse o vereador afirmando que na sua campanha eleitoral tinha como uma das metas, trazer cursos de graduação para Paraibano. Relatou o desenvolvimento das ações que culminaram nessa meta “É o empenho de várias pessoas para que isso esteja acontecendo, para dar mais oportunidades para vocês e que vai com certeza mudar para melhor a vida de todos” disse Ricardo Campos.

A professora de pedagogia e filosofia Lana em seu discurso, questionou “O que é ser UEMA?” em seguida observou, que ela tem autoridade em dizer o que é ser UEMA “Sou fruto dessa instituição há 19 anos, primeiramente como aluna de pedagogia e filosofia, depois como professora”  e discorreu sobre sua história. Afirmou que ser UEMA é ser forte, persistente e valente, e vencer. Encorajou os estudantes a quebraram barreiras, elogiou a UEMA e os cursos de qualidade da instituição.

Ao final da aula inaugural, foi apresentado vídeos de boas-vindas, do reitor da UEMA, professor Gustavo Pereira da Costa, e da coordenadora do núcleo de tecnologias para a educação, professora Ilka Serra.

Na aula inaugural foi registrada também a presença de supervisores, diretores e coordenadoras da SEDUC-Paraibano, professores do Estado, alunos do curso de Ciências Sociais.

ABAIXO MAIS FOTOS DO EVENTO