sábado, maio 4, 2024
DESTAQUES

CHEFE DA 15ª CIRETRAN DESTACA BENEFÍCIOS PARA A REGULARIZAÇÃO DE VEÍCULOS NO MARANHÃO EM 2019

BRUNO GUIMARÃES DIZ QUE MOTOS POP E BIZ DE 100 a 110 CILINDRADAS ESTÃO ISENTAS DO IPVA.

O chefe da 15ª CIRETRAN em São João dos Patos-MA, Bruno Guimarães, concedeu entrevistas nesta terça-feira (15/01) para o site Paraibanonews, onde falou sobre os benefícios que o Governo do Maranhão está disponibilizando para proprietários de veículos, a exemplo da isenção do IPVA de motos de 100 e 110 cilindradas, e diminuição no valor do Licenciamento e Seguro DPVAT. Falou também sobre os avanços no novo prédio do CIRETRAN, como Sala para aplicação de prova teórica, da realização de até 90 % dos serviços do DETRAN disponibilizado na sede do CIRETRAN em São João dos Patos, entre procedimentos que vieram melhorar o setor na região.
A primeira parte da entrevista publicamos nesta sexta-feira, a outra parte postaremos na próxima semana.
entrevista Bruno Guimarães.

PARAIBANONEWS: Bom dia. Bruno a CIRETRAN mudou de endereço, está com nova estrutura, com mais espaço e novos ambientes, fale sobre essas mudanças?

– BRUNO GUIMARÃES: Bom dia. Hoje temos a 15ª CIRETRAN mais moderna, climatizado, novas salas e equipamentos, e quem nos procura sente essa melhoria, tanto nos atendimentos com pessoal capacitado, com mais tecnologia, que torna os serviços mais rápidos, resultando em um atendimentos melhor.

PARAIBANONEWS: – Quais são esses novos serviços?

– BRUNO GUIMARÃES- O setor de habilitação é uma desses benefícios que conseguimos melhorar… antigamente a gente solicitava as escolas estaduais para serem realizadas as provas teóricas, onde em muitos casos não era confortável para o candidato que sentava em carteiras de madeiras, sem climatização, entre outras situações em que muitas as vezes tirava a concentração do mesmo, e hoje o Governo do Estado junto com o DETRAN implantou em cada CIRETRAN a sua própria sala para a prova teórica, com uma funcionária da empresa exclusiva para estar monitorando dois computadores, com sala climatizada, silenciosa e confortável onde o candidato a partir do momento que coloca as suas digitais, já pode ser direcionado ao DETRAN para realizar a sua prova e ao terminar já pode receber o resultado da sua prova teórica, antigamente esse resultado era enviado em cinco a dez dias, hoje o simulado é online com resultados rápido.

PARAIBANONEWS: Bruno quais serviços do DETRAN realizados em São Luis e que atualmente são disponibilizados aqui na 15ª CIRETRAN em São João dos Patos?

– BRUNO GUIMARÃES- Hoje 90% do que era feito em São Luis, conseguimos trazer para serem realizados em nossa regional da 15ª CIRETRAN, a gente levou o nosso vistoriador, que foi capacitado pela Polícia Rodoviária Federal em relação a questão de consultar veículos adulterados, então 90% de serviços de veículos se realiza aqui.

PARAIBANONEWS- Sobre a fiscalização ou apreensão de veículos, como está esse serviço em parceria com a Polícia Militar?
– BRUNO GUIMARÃES- O Governo do Estado está de parabéns mais uma vez, pois lançou um decreto em que se o condutor estiver portando o seu documento do veículo, mesmo que esteja atrasado mas for habilitado e estiver com o documento em mãos, o seu veículo não é mais retido, em caso ele esteja portando o seu documento atrasado e não tiver habilitação ele tem 15 minutos pelo código de trânsito brasileiro para procurar uma pessoa habilitada para retirar seu veículo do local, só que o auto de infração vai ser lançado. Por esse motivo não temos recebido veículo aqui na CIRETRAN. Os veículos que chegam na CIRETRAN ou era de pessoa muito imprudente, principalmente em empinar pneu da moto, por direção perigosa, ou o condutor estava alcoolizado, entre outras infrações de trânsito…

PARAIBANONEWS-O Governador Flávio Dino foi muito criticado na campanha das eleições passadas, sobre a questão de apreensão de motos, essas mudanças que se ver atualmente foram implantadas antes ou só agora?
– BRUNO GUIMARÃES- Não. Já foi antes das eleições e sobre essas apreensões, hoje o pessoal está sentindo no bolso, o benefício de ter essa fiscalização, um exemplo: o seguro DPVAT caiu o valor, antigamente um veículo pagava 292 reais do seguro DPVAT, quando começou a fiscalização, começou também a cair o número de acidentes de trânsito, diminuindo um gasto na saúde pública, e diminuindo o número de pessoas que iam procurar a UPA, ou Hospitais de outras cidades ou regional, então o Seguro DPVAT que era pago para essas pessoas, ficou dinheiro em caixa, o valor do Seguro DPVAT que em 2018 era de 185 reais, agora em 2019 caiu para 84 reais, então são benefícios.

-PARAIBANONEWS- Essa diminuição no valor do Seguro DPVAT influenciou na questão da isenção do IPVA para determinados veículos?
-BRUNO GUIMARÃES- É mais um benefício para a população, acredito que ainda no mandato do Deputado Rogério Cafeteira houve uma emenda parlamentar junto ao Governador do Maranhão Flávio Dino onde os veículos com as cilindradas 100 e 110 ficariam isentos, não pagariam mais IPVA, então, quem tem sua pop, biz 100 ou 110, a partir deste ano para a frente não vai mais pagar o débito de IPVA, inclusive isso já consta no sistema do DETRAN e da SEFAZ-MA. Então atualmente para você regularizar os documentos do seu veículo está mais fácil e seguro.

-PARAIBANONEWS- O que o proprietário de um veículo deve fazer para regularizar essa documentação?
-BRUNO GUIMARÃES- A pessoa deve entrar no site do DETRAN-MA (pode ir a qualquer lan house levando seus documentos e do veículo) na página tem um link com o nome licenciamento, que ao ser preenchida lhe mostra o Seguro DPVAT e o Licenciamento, e até multa de trânsito se houver aparece, e o valor a ser pago e a data do pagamento. Mais embaixo tem um link que direciona para o site da SEFAZ- MA que direciona a pessoa para a questão do IPVA.

-PARAIBANONEWS- Só a critério de clareza da informação, não é porque a pessoa ficou isenta do IPVA que ache que também ficou isenta da licença e do seguro DPVAT, ela tem que se atentar para essas duas últimas taxas, é isso?
-BRUNO GUIMARÃES- Exato. Hoje para regularização do veículo as pessoas pagam três taxas, que é a da SEFAZ, com seu Licenciamento e seu seguro obrigatório. Um exemplo: Uma pop 110 em 2019 ela não paga mais o seu IPVA, mas ela vai pagar 85 do seu Licenciamento e 84 do seu seguro obrigatório. E tem também outro benefício do Governo do Maranhão, para aquela pessoa que possui uma habilitação, aquele Programa Moto Legal, o governador colocou atualmente como uma Lei e pode baixar o valor do licenciamento que é de 85 cai para 20 reais. Exemplo: se eu tenho uma moto de 100 ou 110 cilindradas (pop e biz) e tenho habilitação na categoria “A” para moto, de 85 só paga 20 reais e o DPVAT só 84 reais.

– PARAIBANONEWS- Bruno vamos entrar nessa questão de um grande entrave no trânsito no Brasil e em especial na nossa região, a Habilitação (Carteira de Motorista), porque existe essa dificuldade das pessoas se conscientizarem da importância de estar habilitado para dirigir? É cultural, é financeiro, qual a sua opinião sobre esse tema?
– BRUNO GUIMARÃES- É assim… O município ele está apto a colocar uma auto escola, o problema muitas vezes é que as pessoas também não tem muito interesse, até quando tem uma campanha que o governo do estado proporciona que a pessoas ganhe com o custo zero essa habilitação, ainda assim existe a falta de interesse de boa parte da população.. Vamos em busca de parceria nos municípios, fazemos palestras, explicamos sobre a CNH Rural, a CNH Jovem, e em muitos municípios que a gente foi só era feita as inscrições quando o DETRAN estava presente, mesmo a campanha sendo divulgada há meses… E quanto a ter uma Carteira de Habilitação só é valorizada quando a pessoa sente na pele o problema e aí vão em busca de solucionar.

PARAIBANONEWS- Porém Bruno, muitas pessoas questionam o valor financeiro para se tirar uma habilitação, e dificuldades de locomoção em municípios em que não tem auto-escola… como você avalia essa situação?
-BRUNO GUIMARÃES- Deixa eu explicar; Como as auto escolas são privadas, supomos: aqui em São João dos Patos a auto escola tem um preço x que ela cobra, se amanhã abrir uma auto escola em Paraibano, se credenciando em todos os requisitos do DETRAN, e o empresário dono dessa auto escola vai var como pode fazer em relação os valores que vai cobrar, o DETRAN não pode interferir em uma coisa que é privada, também não pode a empresa ter um preço abusivo, mas um preço razoável que der para manter a empresa e que o candidato possa se inscrever.

-PARAIBANONEWS- Falando em empresas, existe alguma parceria das mesmas com a CIRETRAN em termos de estar ajudando na conscientização do trânsito?
– BRUNO GUIMARÃES- A 15ª CIRETRAN em São João dos Patos tem uma boa parceria com a Mearim Motos, quando a gente vai fazer um trabalho educativo, de orientação eles da Mearim a Polícia Militar são os primeiros a estar junto com a gente e são bem atuantes nessa questão.