segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUES

SÃO JOÃO DOS PATOS INICIA ATRAÇÕES PARA ANIVERSÁRIO DE 80 ANOS DA CIDADE.

Foi aberto ontem a tarde em São João dos Patos os Jogos Intercolegiais do Aniversário da Cidade (JIAC 2018), o JIAC acontece de 30 de maio a 02 de junho.

As competições do primeiro dia foram realizadas na Quadra Poliesportiva Vovozão. Alunos de escolas municipais e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) (Campus São João dos Patos) participaram de uma caminhada que saiu da Praça da Bandeira até a quadra, que fica ao lado do Colégio Valmar no bairro Santiago.

O JIAC faz parte da programação do aniversário de São João dos Patos que completa 80 anos de emancipação política no dia 12 de junho de 2018. As comemorações que começaram no dia 25 de maio se estendem até a data do niver da cidade.

Algumas programações referentes ao aniversário de São João dos Patos em 2018, já foram realizadas a exemplo do curso de arbitragem que aconteceu nos dias 25/26/27 de maio no CEJAR.

Ludanila candidata patoense da Exposertão em 2018

A Prefeitura de São João dos Patos através da SEMDELCJUV, apresentou na mídia a jovem Ludanila Ribeiro Silva que irá representar a beleza patoense no Concurso para escolha da Rainha da XIX EXPOSERTÃO 2018. No evento há participação de outras candidatas de cidades vizinhas. O concurso é um dos mais polêmicos, sempre com cada município torcendo por sua representante. No ano passado a candidata vencedora foi Selene Brito, de 19 anos de São Francisco do Maranhão. Nesse item, a respeito do título de Rainha da Exposertão, geralmente o investimento  do município na sua candidata é alto, devido a uma série de gastos financeiros, principalmente com desfiles, roupas, viagens, equipes de produções além de uma aposta em dinheiro colocados em envelopes no dia do desfile do evento, o que conta ponto… critérios já discutidos por diversas pessoas que em muitos casos quando não tem sua candidata entre as três vencedores, se chateiam e existem situações que municípios desistem desse investimento, o que tem diminuído a participação dos mesmos nesse concurso de beleza. Outra curiosidade e já observada pelo site Paraibanonews, em 2017, mostra que de todas as edições da Exposertão ( e já estão próxima da vigésima) não se tem conhecimento de uma candidata da raça negra que tenha vencido o concurso como Rainha da ExpoSertão, o que pode ter uma conotação racista dos jurados, contrariando os concursos nacionais e mundiais em que negras já foram vencedoras.

Nesta programação dos 80 anos da cidade, além do JIAC, tem outras atrações nesse período que compreende a as festividades de aniversário, como o Campeonato de Futebol nos Bairros,  a XIX Exposertão que inicia no dia 06 com a tradicional Cavalgada entre outros entretenimento e  vai até o dia 10 encerramento, já no dia 11 haverá lançamento de Programa Mais Saúde e  na data do aniversário, em 12 de junho além das inaugurações de obras tem show gospel na Praça de Eventos Júlio César Macedo Costa.