sábado, abril 27, 2024
DESTAQUES

GOVERNADOR FLÁVIO DINO ABRE A 16ª AGRITEC EM LAGO DA PEDRA.

Foto: Nael Reis

O EX-SECRETÁRIO DA SAF, ADELMO SOARES ESTEVE PRESENTE E CONFIRMOU SUA CONSOLIDAÇÃO NO MÉDIO MEARIM.

O governador do Maranhão Flávio Dino esteve na abertura da 16ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), nesta terça-feira, 22, no município de Lago da Pedra. Flávio Dino visitou os estandes e anunciou melhorias para o município. Durante a agenda na cidade, também vistoriou obras, entregou equipamentos e títulos de terra.

O ex-secretário de Estado da Agricultura Familiar Adelmo Soares também esteve prestigiando o primeiro dia da 16ª edição da Agritec. Realizada desde 2015, a Agritec já passou pelos municípios de Caxias, Açailândia, Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Viana, Zé Doca, Paraibano, Barra do Corda, Santa Luzia, Itapecuru-Mirim, Cururupu e São Raimundo das Mangabeiras e é um exemplo da continuidade de ações pregada pelo governador Flávio Dino, que manteve o projeto de governo voltado à Agricultura Familiar.

O prefeito de Lago da Pedra Laércio Arruda aliado da base do governador Flávio Dino recepcionou as autoridades e o público. O ex-secretário da SAF e pré-candidato a Deputado Estadual Adelmo Soares ficou feliz com a consolidação política que recebe no território do Médio Mearim, com o apoio de vários Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, e coma confirmação de apoio do prefeito Chico Freitas de Lagoa Grande e também do prefeito Laércio Arruda, entre outros prefeitos presentes.

No primeiro dia da AGRITEC em Lago da Pedra, a presença de aproximadamente 10 prefeitos da região m.ostrou o sucesso do evento. Os gestores municipais foram levar  apoio a 16ª edição da AGRITEC e parabenizar o governador Flávio Dino pelo grande incentivo à agricultura familiar.

nas quinze edições anteriores da feira, mais de 26 mil agricultores familiares foram capacitados, a comercialização de produtos da Agricultura Familiar já ultrapassou o R$ 1,5 milhão e mais de R$ 23,6 milhões em contratos de financiamento à produção agrícola foram firmados, fortalecendo o segmento e ajudando a desenvolver o Maranhão.

Durante as Agritecs, são emitidos documentos pessoais para a população, e, até o momento, foram emitidos 1.638 CPFs e RGs nestes eventos. Na última Agritec, em São Raimundo das Mangabeiras, foram capacitados 1.713 agricultores familiares.

A Feira, que é territorial, tem o objetivo de levar conhecimentos por meio de uma programação com oficinas, minicursos, palestras, seminários, e apresentação de diversas tecnologias para incrementar a produção da agricultura familiar.

Na avaliação do prefeito Laércio Arruda, o pequeno produtor é o maior gerador de emprego e renda. “Com esta iniciativa, o governador Flávio Dino torna possível que possam mostrar seus produtos nesta grande vitrine, estimulando a geração de trabalho e renda. O governador mostra que é possível

Artesão Domingos Barroso (Foto:Nael Reis)

fazer a mudança e o Maranhão tem tido uma gestão de destaque”, reforçou.

A programação inclui oficinas, minicursos, palestras, seminários e apresentação de diversas tecnologias para uso na produção agrícola familiar.

O artesão Domingos Barroso Silva participou da Agritec e parabenizou a iniciativa da gestão que, segundo ele, “serve a quem mais precisa nas áreas rurais e tem mudado a vida de muitas pessoas”.

A Feira é uma realização do Sistema da Agricultura Familiar – Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) – e parceiros da sociedade civil organizada como Embrapa, Sebrae e movimentos sociais.