segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: DR. MARCUS VINICIUS MINISTRA PALESTRA NA ONU.

Dr. Marcus com o ex-presidente Fernando Henrique na ONU

O presidente de honra da Associação Brasileira de Advogados – ABA e ex presidente nacional da OAB MARCUS VINICIUS FURTADO COELHO palestrou na sede da ONU, em Nova Iorque, sobre os direitos a vida, a saúde e a segurança, como imperativo para uma sociedade justa e fraterna.

O congresso, intitulado “The use of technology to promote road safety: brazilian experience” (O uso de tecnologia para promover a segurança no trânsito: experiência brasileira), aconteceu nesta sexta-feira, dia 27 de abril, na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, e contou com a participação de Mauro Vieira, Embaixador do Brasil na ONU; Márcio Liberbaum, Presidente do Instituto de Tecnologias para o Trânsito Seguro; do Deputado Federal Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro; do Diretor Geral da Polícia Rodoviária Federal, Renato Dias; do Diretor do DENATRAN, Maurício Alves; do Procurador do Ministério Público do Trabalho, Paulo Douglas; do Desembargador Nelson

Ex-presidente do Brasil Fernando Henrique

Calandra, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros no período de 2011/2013; do jurista Marcus Vinícius Furtado Coelho, presidente da OAB no período de 2013/2016; por entidades representativas das vítimas de trânsito; e foi encerrada pela palestra do Ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que já presidiu a Comissão Global de Políticas sobre Drogas da ONU.

“Acredito que devemos ampliar esse exame para além dos motoristas profissionais como também para todos os jovens brasileiros. Esse será o maior instrumento ao combate de drogas do nosso país. Precisamos nos unir à esta luta pela paz no trânsito”, defendeu o jurista Marcus Vinícius Furtado Coelho. (fonte:https://namidianews.com.br/)

Para Marcus Vinicius, “o sistema constitucional atribui proeminência ao direito a vida digna, onde a saúde e a segurança são essenciais”. Para o jurista Marcus Vinicius, que é doutor em direito e presidente da comissão de relações internacionais da OAB, “no ano em que a Constituição completa 30 anos, a melhor forma de homenageá-la é dar efetividade aos valores constitucionais”.

PARA SABER MAIS: MARCUS VINICIUS FURTADO COÊLHO, é natural de Paraibano-MA, advogado e professor, Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca, Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil nos anos de 2013 a 2016, Presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB nos anos de 2016 a 2019, membro da Comissão do Senado Federal responsável pela elaboração do Novo Código de Processo Civil. Advogado militante com inscrição principal na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Piauí e suplementares no Distrito Federal e em Minas Gerais. Marcus Vinicius é Professor convidado da Pós-Graduação da PUC-SP, da Universidade de Brasília – UNB, do Instituto Brasiliense de Direito Público, da Escola Nacional de Advocacia e da Escola Judiciária do TSE. Atuou como professor de Direito Constitucional da Universidade Federal do Piauí – UFPI, na Escola Superior de Magistratura do Estado do Piauí – ESMEPI.
Autor de diversos livros, dentre os quais: Direito Eleitoral e Processo Eleitoral (Editora Fórum), Garantias Constitucionais e Segurança Jurídica (Editora Fórum) e Inviolabilidade do Direito de Defesa (Editora Del Rey).