segunda-feira, maio 6, 2024
DESTAQUES

FOI FAKE NEWS

A notícia de que o prefeito de Paraibano Zé Hélio estava planejando implantar a Guarda Municipal em Paraibano, foi uma notícia falsa postada em grupos de WhatsApp e reproduzidas em alguns blogs e sites.

O site ParaibanoNews confirmou a informação junto ao prefeito Zé Hélio na noite deste sábado (21) durante um encontro em sua casa. O prefeito afirmou que nunca falou sobre essa informação e que só veio a saber na noite deste sábado. (Antes o Paraibanonews postou a informação mas com ressalvas informando que não havia feito a checagem da mesma junto ao prefeito, vindo a fazer somente à noite e pede desculpas, corrigindo agora).

Estradas vicinais sendo arrumadas. Prefeito acompanha de perto.

O prefeito estava trabalhando junto com sua equipe da Secretaria Municipal de Obras e Transportes no interior, mas precisamente nos povoados Escavado Grande, Chapadinha, e Riacho do Meio  onde estão fazendo reparos e melhorias nas estradas vicinais daquela região e só chegou à noite em casa, quando atendeu as pessoas em busca de ajuda, como passagens para tratamento de saúde, pagamentos de tarifas de energia ou água, alimentos, remédios e consultas de exames entre outras necessidades, as quais o prefeito ajuda ou orienta a procurar a secretaria respectiva para cada caso. Conforme o prefeito revelou ao site, quando ele termina de atender o público, já passa das 21 horas, quando vai dormir para acordar as cinco horas do outro dia e cedo já tem mais gente a sua procura; “Essa é minha rotina, da hora que acordo até a hora de dormir, mas esse é o papel do político, depois do café e de atender o povo, vejo a agenda da Prefeitura e conforme a demanda, atendo, e depois sigo para as obras da administração, gosto de estar perto do trabalho e do povo que mais necessita dos serviços da prefeitura e agora nesse período de colheita da produção é necessário a melhoria das estradas para que os nossos trabalhadores rurais possam transportar os seus produtos para comercializar” disse Zé Hélio ao site Paraibanonews “Então, algumas pessoas criam essas notícias que só fico sabendo depois… Devido a muito trabalho que venho fazendo e acompanhando de perto, fica impossível saber dessas conversas da internet” afirmou o prefeito.

O encontro com o prefeito foi em frente a sua residência e comércio, onde ele senta por volta das 19:00 horas e ali mesmo, recebe as pessoas, e é quase impossível manter um diálogo sem ser interrompido por moradores que chegam ou para cumprimentar, ou pedir ajuda. O prefeito atende um a um sempre com muita calma.

Durante a conversa com o site, Zé Hélio esteve com o irmão Elion Pereira e ambos conversaram sobre a administração, a vida em Santa Rita e o futuro político do prefeito, que riu ao saber de mais uma das ‘estórias’ criadas pelos Fake News de plantão, de que em 2020 Zé Hélio irá disputar a eleição para prefeito em Santa Rita, que sua esposa Dilma Lima será candidata a prefeita em Sucupira do Norte e o irmão Almiran Pereira disputará a vaga para prefeito em Paraibano: “E vão separar a família?” perguntou rindo, o prefeito Zé Hélio “É cada uma, que o povo inventa”!. admirou-se o prefeito de Paraibano. Zé Hélio disse que ainda nem está na metade da sua administração como prefeito e o povo já pensa na próxima eleição. O prefeito de Paraibano disse que primeiro tem que concluir sua gestão, que vai fazer o melhor possível para o povo de Paraibano e só depois vai pensar em eleição municipal. “O momento é de muito trabalho” disse o prefeito.

O diálogo com Zé Hélio e o irmão Elion Pereira foi entrecortado várias vezes para atendimento às pessoas. Mas ter um momento de um conversa reta com o prefeito é quase impossível devido ao assédio das pessoas que se sentem a vontade para dialogar ou ficar ouvindo as conversas, para o prefeito não existem segredos, tudo é democrático e as pessoas já entendem essa transparência na hora de levar suas reivindicações ou conversas paralelas ou não.

O QUE É FAKE NEWS? Notícias falsas (fake news é um termo em inglês ) um tipo de “imprensa” que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais.

EM TEMPO: O site Paraibanonews em sua matéria sobre a Guarda Municipal informou no final da mesma as fontes que consultou e que não havia confirmado a notícia com o prefeito.