terça-feira, maio 7, 2024
DESTAQUES

Sargento Interpreta General na Peça Paixão de Cristo em Teresina.

O evento reuniu centenas de famílias na cidade cenográfica no estacionamento da CEASA-PI.

Jean Lima com Dilcon Carvalho

Jean da Costa Lima, militar e segundo sargento da Polícia Militar do Maranhão, que tem formação de ator, e é instrutor do PROERD, participou mais uma vez do grande espetáculo da Paixão de Cristo, apresentado na Nova Ceasa em Teresina-PI, nos dias 24 e24 de março.

O espetáculo a céu aberto da Paixão de Cristo, contagiou e sensibilizou a plateia, durante duas horas. A apresentação gratuita da peça teatral realizada pelo grupo Ato de Teatro, do bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina, reuniu centenas de famílias na cidade cenográfica construída no estacionamento do entreposto, uma área de 22 mil metros quadrados.

Nos três palcos instalados o elenco despertou a emoção do público, sensibilidade também aflorada entre os artistas. “Faço esse trabalho há onze anos, mas em cada espetáculo há algo de diferente e especial”, revelou Dilcon Carvalho, diretor do espetáculo que também interpreta o papel de Jesus Cristo na encenação.

Na abertura do espetáculo, James Andrade, diretor presidente da Nova Ceasa, destacou a importância de trazer a encenação da peça para o entreposto piauiense. “Há dez meses, o nosso mercado estava praticamente abandonado, sem receber investimentos há anos, sujo e com diversos outros problemas. Hoje temos uma Nova Ceasa completamente diferente e o compromisso de uma gestão com olhar voltado para fomentar a cultura, paralelo ao trabalho que vem desempenhando de reestruturar todo o entreposto. É com muito orgulho que agora proporcionamos um espetáculo teatral na feira que, por sua vez, mostra o quanto já conseguimos avançar. É o primeiro de muitos espetáculos da Paixão de Cristo que realizamos aqui”, disse James.

Márcia Pereira, estudante de Direito e filha de lojista da Nova Ceasa, assistiu pela primeira vez a peça que retrata parte da vida de Jesus Cristo. “Já tinha ouvido falar de espetáculos assim, mas nunca tinha ido. Como este veio aqui para a Nova Ceasa, eu resolvi vir e amei”, disse a expectadora. ” Me emocionei demais, foi muito lindo e a organização também arrasou”, acrescentou a estudante.

José Luís Barbosa, lojista que vende bananas no entreposto piauiense, também esteve presente à apresentação da peça com a família. “Trabalho aqui há mais de 20 anos e nunca vi tanta coisa boa em tão pouco tempo. A nova direção vem trabalhando muito para estruturar o mercado e atrair novos clientes. A encenação deste espetáculo aqui, como incentivo à cultura, arte e religiosidade é prova de um trabalho sério que vem sendo executado. Eu e minha família apreciamos cada cena e a que mais me emociona é quando Maria encontra Jesus”, ressaltou José Luís.

A encenação da Paixão de Cristo apresenta as curas e milagres, as lições de bem-aventuranças, os sermões e as parábolas que constituem a base doutrinária do cristianismo. A peça refaz a trajetória de sofrimento de Jesus Cristo de acordo com o texto bíblico e finaliza com a sua ressurreição, momento de particular emoção entre devotos e apreciadores da arte dramática.

Com elenco de mais de 30 atores, todos de comunidades da zona sul de Teresina, o espetáculo transporta o espectador ao contexto épico da antiga cidade de Jerusalém. São 12 cenas e 3 palcos que narram a trajetória de Jesus Cristo em seus últimos momentos entre os homens. A montagem da estrutura distribui-se por 22 mil metros quadrados do estacionamento da Nova Ceasa, contando ainda com praça de alimentação para o público presente, posto de saúde e banheiros químicos. Ao todo, 105 pessoas estiveram envolvidas na realização do evento.

O sargento Jean Lima formado pela Escola de Teatro Gomes Campos, começou no teatro em 1987 através do JOBURP grupo de jovens que buscavam a renovação da paz e interpretavam cenas bíblicas no pátio da igreja e na escola e ruas do bairro Monte Castelo em Teresina. Fundador do grupo de teatro daquele bairro, Jean e amigos ainda jovens conseguiam através do teatro tirar muitos jovens do mundo das drogas e mudar a visão que tinham de um local violento na capital piauiense.

Atualmente atua pelo grupo de Ato Teatro do bairro Lourival Parente que monta e encena a Paixão de Cristo na CEASA e disse a reportagem do Paraibanonews, que um dos maiores orgulho de sua vida artística é contracenar com seus filhos Jéssica e Joaquim.

Jean Lima, trabalha como sargento da PMMA em Pastos Bons-MA. Até o ano passado Jean trabalhou em São João dos Patos e Paraibano onde em conjunto com o tenente coronel Emerson Bezerra e o sargento F. Alves implantou o PROERD  em Paraibano, onde em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação formou uma turma de crianças e adolescentes para  se prevenirem das drogas.

Para Jean Lima “A emoção de representar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo é muito grande” disse ao site “Sinto como se eu estivesse realmente na época de Cristo” revelou e informou que já interpretou vários momentos da peça, como a cura da filha de Jairo, e tem interpretado o papel de Civillis general do imperador romano Pilatos, o que ordenou a crucificação de Jesus Cristo “É uma emoção incrível e que sensibiliza a todos nós” afirmou Jean Lima ao site.

Fonte: www.pi.gov.br/. por Juliana Diniz com edição de Léo Lasan