segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUES

PASSAGEM FRANCA: INCÊNDIO NO POVOADO JUSSARA DEIXA MORADORES EM ALERTA

REGIÃO DO SERTÃO MARANHENSE , MUITO CALOR E INCÊNDIOS

Foto: Júlio César morador do povoado Juçara.
Fotos: Júlio César morador do povoado Jussara.

IMG-20170920-WA0013Os moradores do povoado Jussara, há menos de 30 km da sede do município, de Passagem Franca, ficaram bastante assustados com o incêndio devastador que aconteceu no local na tarde desta terça-feira-(19) de setembro. Conforme informações de alguns moradores o fogo destruiu um campo de plantação de milho de propriedade de um ex-prefeito de Passagem Franca.  A roça estava pronta para a colheita. Os prejuízos são incalculáveis.

A região do sertão maranhense, nessa época do ano em que a escassez aumenta e a vegetação fica cinza e propícia ao fogo, não é difícil de ver incêndios devastando a natureza. A maioria do fogo provocado por pessoas, muitas desses criadores e fazendeiros da região. Outros focos de incêndios são provocados por pessoas que trafegam nas BRs, onde a vegetação seca e o calor escaldante em conjunto com objetos (desde uma simples garrafa, lata ou ponta de cigarro lançada no asfalto próximo ao capim que margeiam as rodovias) pode ser uma espécie de fonte para o fogo, que se alastra pela vegetação.

PARAIBANO, ÁRVORE E CALOR.

Sábao (17). foto:Leo Lasan.
Sábado (17). Do Estádio Vavauzão a fumaça de incêndio era vista à quilômetros de distância   foto:Leo Lasan.

Em Paraibano, as serras em redor à cidade, todo ano é a mesma situação triste de incêndio. Há duas semanas o fogo destruiu a vegetação rasteira. Neste sábado (16) a tarde uma nuvem de fumaça chamou a atenção dos moradores. Mesmo muito distante o volume de fumaça era tão intenso, que a imagem mais parecia a de um vulcão.

As temperaturas no município estão chegando a 37 graus como aconteceu nesta terça-feira. A média na região é de 36º todos os dias e um calor absurdo à noite. Nas madrugadas surge um vento amenizando.

DSC_0010Na segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Paraibano, lançou na Câmara de Vereadores, a “Campanha de Recebimento e Doações de Mudas de Plantas Frutíferas, Nativas e Medicinais”. O objetivo da campanha além de modificar atitudes e práticas pessoais contra a natureza, tem a finalidade de reflorestar as margens das BRS, arborizar as praças da cidade e ruas, e trazer mais qualidade de vida aos moradores. A secretária de meio ambiente Claudene Campos e sua equipe da SEMMATUR recepcionou as pessoas que foram levar as plantas. Como era de se esperar, foram poucas as pessoas que tiveram a consciência ambiental para a campanha. Claudene espera que até o dia 22 de setembro, dia de encerramento da campanha, tenha um aumento de doações e ações, nessa que é a semana da árvore, sendo amanhã dia 21, o Dia da Árvore.

Enquanto isso, ações criminosas continuam causando incêndios e acidentes nas rodovias com danos ambientais na fauna e a flora da região.