domingo, abril 28, 2024
DESTAQUES

SÃO JOÃO DOS PATOS TEM TRÊS CONVENÇÕES NO MESMO DIA.

Partidos realizaram convenções na sexta-feira (5)  movimentando a cidade.

Nesta sexta-feira, 05 de julho, uma movimentação levou pessoas a se deslocarem de um lado para outro em busca das convenções que aconteceram em três locais das 14 até as 22 horas da noite na cidade de São João dos Patos.

As convenções foram realizadas no Colégio Dr. Paulo Ramos onde aconteceu as convenções do PSL e PSDB que definiu a pré-candidatura de Dr. Alexandre (PSL) a prefeito e Paulo do Zeca (PSDB) a vice.

No Colégio Carmelita Cipriano localizado na Av. Presidente Médice, foi realizada a convenção do PMDB (PSC, PTB, DEMOCRATAS, PPS, PRB, PHS, PSB) que definiu a pré-candidatura a reeleição do peemedebista Dr. Waldenio Sousa, que terá como vice Disney do PSB.

Tio Jardel do PCdoB em apoio a Zé Mario.
Tio Jardel do PCdoB em apoio a Zé Mario.

Quem esperava o vereador Jardel Miranda, que é filiado ao PC do B, a apoiar Dr. Alexandre assim como fizeram alguns da cúpula do partido comunista se decepcionou. Jardel Miranda não seguiu a decisão do partido, desistiu de concorrer a reeleição e apoiou a pré-candidatara de Zé Mario do PDT, em discurso na convenção do PDT na Associação Atletica Banco do Brasil, o vereador declarou que fez a opção de apoiar Zé Mário de coração aberto e em reconhecimento a história política que começou nos palanques com o ex-prefeito: “Estou aqui por que o homem tem que ter humildade e reconhecer a quem ajuda e pensar no futuro, foi nesse palanque que comecei minha carreira política e estou pensando no apoio no futuro” declarou Jardel Miranda.

O PC do B, que realizou sua convenção no Colégio Josélia Almeida Ramos, antigo Edson Lobão, apoiará a candidatura de Dr. Alexandre, quase no final do evento do PSL, o pessoal do PCdoB foi abraçar e dar apoio a dupla Dr. Alexandre e Paulo do Zeca.

Uma imagem de deocracia, adversários se abraçando. Foto:Leo Lasan
Uma imagem de democracia, adversários políticos se abraçando. Foto:Leo Lasan

Na convenção do PDT realizada na AABB, os pré-candidatos Dr. Alexandre e Paulo do Zeca foram congratular os pré-candidatos dos partidos da coligação e Zé Mário, demonstrando com o ato, um exemplo de democracia. Zé Mário abraçou os dois, ainda na rua da AABB e logo cada um seguiu para a sua convenção.

A presidente da Câmara Municipal de São João dos Patos, vereadora Rilda Lúcia (PR), foi anunciada como pré-candidata a vice-prefeita de Zé Mário que terá além do PTB os partidos PSD, PV, PT, PROS, PRTB, PRP, PP e PSDC como coligados.

Dr. Alexandre e Paulo do Zeca. Foto Lasan
Dr. Alexandre e Paulo do Zeca. Foto Lasan

Três dos atuais vereadores não concorrerão a reeleição, Jardel Miranda, que não concordou com seu partido o PC do B em apoiar Dr. Alexandre e desistiu de concorrer, Rilda Lucia, que concorrerá como vice e Raimundo Nolêto, que preferiu lançar sua filha Rayana Nolêto, na coligação liderada pelo PDT.

Os demais vereadores optaram assim: Cidielson apoiará Dr. Alexandre; Raimundo Filho, José Wlisses, Adelson Araújo e Magão estão juntos com o atual prefeito Waldênio Sousa e Zé Mario conta com o apoio de Agmar, Marcio Kizueira, Dedé Paulista, Rilda Lúcia e Jardel Miranda.

A maior concentração de público ficaram nas convenções dp PDT e PMDB. Os dois locais escolhidos ficaram pequenos para comportar tanta gente. Na convenção de Dr. Alexandre e Paulo do Zeca o número foi menor, porém surpreendeu. Conforme a coordenação da pré-campanha de Dr.  Alexandre em entrevista ao site: “O objetivo da coligação “Coragem e Determinação” é propor uma nova opção para São João dos Patos, tendo em vista que os grupos políticos estão muitos desgastados, que instalou-se um clima de guerra entre Zé Mário e Waldênio e que essa nova opção do povo seguir com Dr. Alexandre e Paulo do Zeca trará um futuro melhor, sem brigas, com paz como é o povo do município” afirmou Eliedson Pereira, integrante da coordenação. Os partidos PEN, PCdoB, PSDB, PSL,  seguem na coligação que tem Dr. Alexandre e Paulo do Zeca como pré-candidatos à prefeito e vice.

Convenção do PMDB de Waldênio
Convenção do PMDB de Waldênio

A convenção do PDT na AABB foi considerada por muitos patoenses como a que atraiu mais gente. O local bem amplo ficou cheio até as 22 horas quando o pré-candidato a prefeito Zé Mário terminou o discurso.

Zé Mário se emocionou várias vezes quandou pré-candidatos falavam da suas características, a filha de Zé Mário, a odontóloga Shamia Sousa fez um discurso que levou as pessoas a se emocionaram também, por vários instantes Zé Mário teve que respirar mais fundo.

O discurso mais inflamado foi a da pré-candidata a vereadora Ana Paula Pavan. A própria Ana Paula se definiu como extremamente perigosa e principalmente corajosa e chamou a atenção para o poder da mulher: “Somos 52% do eleitorado nesse município e menos de 10% nas cadeiras do Legislativo…é uma vergonha, então  foi isso um dos

Convenção do PMDB. Foto: Lasan
Convenção do PMDB. Foto: Lasan

motivos que me levaram a ser pré-candidata, o de ver a ineficiência de alguns vereadores que foram eleitos e esqueceram o que foram fazer lá… Então Zé Mário, vocês homens precisam de vez em quando estar sob a nossa restrita fiscalização para não fazerem besteiras, precisam ouvir as mulheres, a mulher é muito mais do que muitos pensam, sou mulher e me orgulho disso, não tenho medo e estou disponível para trabalhar em prol de todos de São João dos Patos”  a pré-candidata teceu vários comentários críticos sobre a atual administração municipal e disse que faziam exatamente 1.315 dias que a população de São João dos Patos estava sofrendo: “Mais isso acaba no dia 1º de Janeiro” previu Ana Paula.

Convenção do PSL
Convenção do PSL

Rilda Lúcia(PR) falou que o momento em que estavam alí era um prenúncio de muitas alegrias que estavam por vir… e considerou a convenção como uma grande democracia para o município. Contou sua vida política em que destacou sua amizade com Zé Mário há 15 anos ainda na militância política. Falou da sua personalidade e que optou por está ao lado de Zé Mário porque é religiosa pediu a Deus uma luz que a orientasse: “É com Zé Mário” revelou que ouviu o que o seu coração pedia. Rilda Lúcia ainda filosofou que estar com Zé Mário não é problema, por que o político não tem problema quando o povo está com ele e que a população de São João dos Patos clama por Zé Mário.

O discurso de Zé Mário foi longo, entremeados de momentos tristes (como alembrança da morte da irmã) de desabafos como a desintegração política com Dr. Waldênio e outros políticos, que conforme Zé Mário tiverem seu apoio nas carreiras políticas, e também de duras críticas a atos políticos, que segundo Zé Mário são de perseguição.

Convenção do PTB de Zé Mário. Foto: Leo Lasan
Convenção do PTB de Zé Mário. Foto: Leo Lasan

Em relação a sua situação de candidatura relativo a justiça eleitoral, Zé Mário afirmou que vai lutar até a última instância e se no último a justiça julgar que ele não pode ser candidato, ele não tem nenhuma dúvida, automaticamente lança a sua esposa Gilvana, ou a filha Shamia. Mas Zé Mário continuou a afirmar que continuará lutando e que acredita na justiça.

Zé Mário elencou uma série de problemas pelo qual passa o município e lembrou da sua gestão enquanto prefeito e das conquistas e avanços que o povo de São João dos Patos alcançou.

O discurso do pré-candidato Zé Mário é longo e o site está editando para postar na próxima semana.

O site entrou em contato com um ex-secretário de Dr. Waldênio para que o mesmo envie de discursos e fotos da convenção do PMDB e está aguardando o material para posterior edição e publicação.

Reportagem e Fotos: Leo Lasan 

Pré-candidata a vereadora Ana Paula Foto:Lasan
Pré-candidata a vereadora Ana Paula Foto:Lasan
Vereador e pré-candidato Cidielson
Vereador e pré-candidato Cidielson
Pré-candidata a vereadora Ariane Sá. Foto:Lasan
Pré-candidata a vereadora Ariane Sá e o esposo Danilo. Foto:Lasan
Vice-prefeita Elizamar em apoio a Zé Mário. Foto:Lasan
Vice-prefeita Elizamar em apoio a Zé Mário. Foto:Lasan