segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUESNotas curtas

“A Difícil Missão da Biblioteca em Tempos de Internet”

Semanas após o Dia do Bibliotecário (12 de março) a data continua esquecida por muitos, assim como continua o esquecimento para com os profissionais que cuidam e zelam pela cultura e livros da Biblioteca Municipal Dona Benta Coelho Brito Lira em Paraibano. O site Paraibano News.Com foi conversar com a bibliotecária responsável pelo setor, que contou sobre seu trabalho e a dificuldade de atrai leitores em um mundo informatizado.

Ducarmo Coelho Brito (47) formada em bibliotecária começou a trabalhar em Paraibano em 2002 no Farol da Educação, auxiliando Deonice Furtado (bibliotecária chefe do Farol na época) onde juntamente com a auxiliar Maria Lúcia do Cícero da Elza (falecida em janeiro de 2011) faziam um trabalho magnífico e atraiam centenas de estudantes e leitores ávidos por conhecimentos. O Farol chegou a ter um acervo com mais de cinco mil livros além de uma agenda de  cheia de programação que promovia gincanas literárias, roda de leitura, concurso de poesias, oficinas, etc. Também traziam para as ações do Farol a participação dos professores que após sensibilização  incluíam no planejamento da secretaria de educação, ações dos discentes para o estímulo à prática da leitura e pesquisa sobre a  importância da biblioteca na cultura e formação de todos.  Doze anos depois (2014) o município passou por mudanças principalmente com o advento da internet. A biblioteca de Paraibano tem feito esforços gigantescos para atrair o público, até mesmo para que esse espaço de cultura não seja extinto. A seguir a entrevista que o editor deste site fez com Ducarmo Coelho.

Ducarmo Coelho,bibliotecária de Paraibano. foto:LeoLasan
Ducarmo Coelho,bibliotecária de Paraibano. foto:LeoLasan

PBWS: Ducarmo com a introdução da internet em nosso município (2005) como está à visita das pessoas para realizarem pesquisas na Biblioteca de Paraibano?

Ducarmo: Diminuiu muito, atualmente as pessoas tem meios de pesquisas que acham mais confortáveis como por exemplo computadores, celulares, etc.

PBWS: A Biblioteca de Paraibano existe há anos, no final da década de 70 ela funcionava em uma sala da casa do senhor Honorato Alves, depois no Jardim da Infância (Hoje Escola Os Amiguinhos) tinha um acervo imenso e era um ponto de cultura de gerações, depois houve mudanças de endereço até mesclar com o Farol da Educação no início do ano 2000 que considero como o cume pelo aumento do acervo e incentivo à leitura. Nos três últimos anos o Farol de Educação foi praticamente desativado em Paraibano e a Biblioteca foi reinaugurada no governo do ex-prefeito Sebastião Pitó no final de 2012. Mudou novamente (2013) de endereço. Como é essa perseverança para continuar com a cultura em uma época em que os livros parecem esquecidos pela juventude?

Ducarmo: Não é fácil, hoje se observa as pessoas preferindo gastar dinheiro em cyber e lan houses ou com celulares e tablets, quando poderiam ter acesso gratuito na biblioteca… Tem mais pessoas com esses aparelhos do que com um livro nas mãos… É uma competição difícil, parece que as pessoas não querem ter a reflexão que os livros proporcionam  e nem ter a paciência que a leitura requer, o mundo está muito dinâmico, há uma pressa para tudo…

PBWS: Como está o farol da Educação em ParaibaFarol da Educação em Paraibano. Precisando de reforma ?

Farol da Educação em Paraibano. Precisando de Reformas. foto:Lolynha
Farol da Educação em Paraibano. Precisando de Reformas. foto:Lolynha

Ducarmo: Hoje o Farol está interditado por falta de reforma, inclusive eu pedi para administração mandar fazer uma dedetização para proteção e conservação dos livros, do acervo do Farol…

PBWS: Qual a diferença que existe entre o Farol e a Biblioteca?

Ducarmo: É basicamente em relação ao conteúdo do acervo, o acervo do Farol é bem mais rico, enquanto o da Biblioteca é voltado mais para a literatura, mas ambos têm a sua importância e necessitam serem visitados, evidentemente que o Farol necessita de incentivos urgentes por parte do governo do estado para a reforma afim que as pessoas busquem seus serviços e enriqueçam sua cultura.

PBWS: Lembro que o Farol da Educação atraia um grande número de alunos, promovia ações e era bem visto pela população, como era feito esse trabalho?

Ducarmo:Nós fizemos uma programação de irmos até os professores e pedirmos as suas colaborações no sentido de serem incluídas nos seus planejamentos de aulas, as visitas dos alunos para pesquisas no Farol e foi um sucesso durante quase dez anos (2002 /2010)…

PBWS:Como está esse projeto atualmente?

Ducarmo: Devido a essas mudanças tanto da Biblioteca com do Farol, estamos planejando para logo colocarmos em prática, mas desde já pedimos a colaboração dos professores para que incluam novamente essas visitas à nossa biblioteca municipal…

PBWS:Como é o regime de funcionamento da Biblioteca Municipal de Paraibano?

Ducarmo: Nossa Biblioteca Municipal Dona Benta Coelho Brito Lira

 

funciona em regime de comodato, onde a Biblioteca Nacional através da Biblioteca Benedito Leite de São Luis nos enviam os livros para que nossa cidade tenha maior acesso à cultura, porém se em cinco anos esses livros não forem lidos pelas pessoas de nossa cidade, a nossa biblioteca corre o risco de ser extinta…  É um esforço muito grande para a Prefeitura de Paraibano manter a biblioteca em funcionamento, as pessoas devem reconhecer esse esforço e perceber o quanto é válido esse espaço de cultura e conhecimentos em nossa cidade.

 

Farol da Educação em Paraibano. Precisando de reforma  foto:Lolynha
Farol da Educação em Paraibano. Precisando de reforma foto:Lolynha

PBWS:E como é fiscalizada essa frequência das leituras dos livros?

Ducarmo: A cada visita o frequentador assina nosso livro de presença, ou seja é averiguado pela estatística de assinaturas diárias, então mais um pedido para que nossa comunidade venha à nossa biblioteca para ter acesso aos livros e que nossos professores colaborem novamente…

PBWS: Essa mudança de endereço, agora mais central, tem contribuído para maior acesso à biblioteca? Crianças na  Biblioteca de Paraibano  foto:Lasan

Ducarmo: Poderia ser mais valorizada, porém cabe ao público torná-la mais acessível, pois a localização é de grande movimento onde trafegam pessoas indo e vindo para bancos, comércio, prefeitura, correios, etc. ajuda muito para fixar o local de cultura… Além de ficar próxima às escolas… Mas é preciso que as pessoas tenham interesse, entrem e conheçam nosso acervo e leiam os livros aqui ou em casa, pois também emprestamos os livros…

PBWS: O que está faltando mesmo é o interesse das pessoas em ler livros?

Ducarmo: Na verdade precisamos da maior participação da comunidade pela cultura e os livros são os primeiros passos para isso, aqui temos livros desde poesia, como obras de referenciais, dicionários, livros didáticos, enciclopédias, etc. É um acervo muito bom e faço o convite para que venham nos visitar… Pois como disse o escritor Monteiro Lobato: “Um País se Faz de Homens e de Livros”.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *