sexta-feira, abril 26, 2024
DESTAQUES

Paraibano: Nova secretária assume pasta da Saúde.

Leo Lasan entrevistando Rosilene
Leo Lasan entrevistando Rosilene

Rosilene Queiroz Guerra de Sá assumiu, na manhã desta segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde de Paraibano. Ela assume no lugar de Bethânia Camargo, que pediu dispensa da pasta há uma semana.

Rosilene tem experiência na área. Foi funcionária da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão por cinco anos, trabalhou na empresa ICN no Hospital de São Luís. Conforme afirmou Rosilene: “Foi essa experiência que me trouxe de volta a Paraibano, quando houve o convite do prefeito Zé Hélio para assumir a direção do Hospital Municipal Dr. Neiva de Santana”.

– Para mim é um desafio assumir a Secretaria de Saúde e, ao mesmo tempo, uma satisfação porque sou filha de Paraibano, e tenho como meta resolver os problemas e melhorar o atendimento de forma acolhedora, onde as pessoas sejam humanizadas e bem tratadas – afirmou. De acolhimento Rosilene Guerra já tem experiência, pois trabalha na UPA-São João dos Patos, exatamente no setor de acolhimento: “Para mim é um grande aprendizado, com novas experiências a cada dia, um trabalho que faço com dedicação e amor” revelou.

DSCF9563rsRosilene agradeceu ao prefeito Zé Hélio pela confiança, destacou o trabalho de Geralda Alves e Dra. Bethânia que ficaram a frente da Secretaria de Saúde nesses primeiros meses, disse que as ex-secretárias trouxeram benefícios a saúde pública do município: “Todos sabem que a saúde é uma pasta complexa, de grande responsabilidade, mas vamos melhorando aos poucos” afirmou Rosilene.
A secretária de saúde, ao agradecer o convite feito pelo prefeito Zé Hélio, afirmou que vai trabalhar para somar à Administração Municipal para dar suporte ao momento crucial pelo qual passa o setor da saúde em Paraibano. Segundo ela com problemas herdados da gestão anterior. Rosilene informou que a prioridade de seu trabalho será o acolhimento.

Conforme a secretária, medicina preventiva, educação em saúde, doenças e políticas de governo terão destaque nos trabalhos da pasta. Outra questão a ser pontuada em seu trabalho a frente da Saúde será as visitas e apoio aos PSFs: “Vamos fazer mais visitas, ouvir as pessoas, pois a maioria das reclamações vem desses locais, é preciso trabalhar em DSC_0213rossparceria com as agentes comunitárias de saúde, os enfermeiros, técnicos, médicos, enfim todos os profissionais da área para que a população perceba e valorize as equipes de saúde da família e busquem mais os serviços dos PSF” disse a nova secretária.

O Hospital Municipal Dr. Pedro Neiva de Santana, Rosilene afirmou que buscará as causas dos problemas enfrentados: “ O hospital é a imagem da saúde em qualquer lugar… A todo o momento surge uma situação, que devemos enfrentar para resolução dos problemas… ainda nem sentei direito na cadeira da secretaria e já surgiu um problema, que temos que fazer reunião com os profissionais  para averiguar e detectar a origem para que não aconteça mais. O Hospital após isso irá tomar atitudes que busquem ajudar e tragam solução para os problema ali encontrados”.

rrosA secretária disse que logo que estiver inteirada da Secretaria de Saúde irá fazer reuniões com as equipe de trabalho, coordenadores e enfermeiros, para que seja implantado o sistema de acolhimento em todos os postos de saúde, tanto na sede como no interior.

Conforme Rosilene, todo cidadão que precisar de atendimento nos postos de saúde será avaliado pelas equipes de enfermagem e pediu que os profissionais atendessem da melhor forma: “Precisamos mostrar aos pacientes o amor que temos pela profissão que escolhemos” pediu a secretária, que em mensagem final a entrevista, pediu apoio:”Vou precisar muito em todos os lugares em que tiver atendimento em saúde, mas principalmente no hospital e PSf, que são os locais em que as pessoas mais precisam de carinho, atenção. O acolhimento bem feito transforma o atendimento em uma saúde mais humanizada” pediu Rosilene Guerra a todos.

Rosilene Guerra disse: “Estou à disposição da sociedade, obrigado pelo confiança e espero corresponder a esse convite”.