segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUES

CÂMARA APROVA PROJETO DE LEI PARA IMPLANTAÇÃO DE POLO UNIVERSITÁRIO EM PARAIBANO.

PROJETO DE AUTORIA DO VEREADOR RICARDO CAMPOS É ELOGIADO.

Ver. Ricardo Campos.
Ver. Ricardo Campos.

A Câmara Municipal de Paraibano aprovou  em Sessão Extraordinária realizada na manhã do dia 16 de Agosto, o Projeto de Lei Nº 007/2017 de autoria do vereador Ricardo Campos (PEN) que dispõe sobre a oferta de cursos com a implantação do Polo de Apoio Presencial ao Ensino Superior a Distância através da Universidade Aberta do Brasil, programa do Governo Federal.

Os vereadores Tico Leite (PCdoB), João Marcelo (PSDB), Ricardo Campos (PEN), Murilo Ribeiro (PSL), Dênis Nascimento (PMN), Nilton Pereira (PSB) Ricardo Xavier (PT), as vereadoras Elizângela Teixeira (PSB), Lucimar Sá (SD), Ana Célia (PTB), votaram a favor do Projeto. A vereadora Dênia Sá (PTN) não esteve na sessão devido à viagem por situação de força maior.

O Projeto de Lei Nº 007/2017 solicita a implantação de um polo  universitário na cidade já tendo sido realizado contato com a Universidade Federal do Maranhão –UFMA- na forma de Educação a Distância (EAD).

O vereador Ricardo Campos agradeceu aos colegas parlamentares por comparecerem a sessão extraordinária, também agradeceu ao prefeito Zé Hélio (PT) e disse que o projeto foi idealizado em conjunto com o professor José de Arimatéia.

cam5No auditório da Câmara, professores, servidores e profissionais foram prestigiar a sessão, destacando a secretária adjunta de educação Césia Margarethe, a primeira pessoa que coordenou um polo universitário em Paraibano, no ano de 2006, na gestão da ex-prefeita Aparecida Furtado, ação que foi lembrada pela vereadora Ana Célia durante seu discurso.

A vereadora Lucimar Sá (SD) ressaltou que as pessoas sempre estão buscando conhecimentos e lembrou que em Paraibano devido à falta de cursos superiores ou técnicos, muitas pessoas saem para estudar em outras cidades: “Com este curso aqui, adquirimos mais cultura, melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas” disse parabenizando o vereador Ricardo Campos pela iniciativa.

“É de suma importância um projeto como este” disse o vereador João Marcelo (PSDB), informando que também esteve em São Luís em busca de cursos técnicos junto a UEMA, SENAR E IFMA.

cam3Ana Célia (PTB) lembrou que em 2006 houve um polo da UEMA em Paraibano e que muitos professores foram formados e hoje são concursados e fazem parte da educação no município e em cidades vizinhas. A vereadora disse que se sente triste ao ver que atualmente muitos jovens saem da cidade para estudar em São João dos Patos, voltando tarde da noite, correndo riscos nas estradas: “O projeto do colega Ricardo Campos deve ser entendido como um grande benefício principalmente para a nossa juventude”.  Ana Célia reclamou da mídia que critica o trabalho dos vereadores: “Nossos projetos devem ser divulgados pela mídia, destacando o nome de cada vereador que votou, para que a população saiba que estamos sim trabalhando, conheçam o nosso papel de vereador, porque muitas pessoas em grupos de whatsapps, blogs, ficam dizendo que não fazemos nada, mas eles não estão aqui para saber a importância do nosso trabalho” desabafou a vereadora.

cam4O líder do governo na Câmara, vereador Tico Leite (PCdoB) comentou que se recordava que há alguns anos, professores de Paraibano no período das férias, tinham que morar em São João dos Patos para se formarem pela UEMA, e exemplificou o caso da sua esposa Geralda Alves (atualmente gestora de educação da URE) e acrescentou que o vereador Ricardo foi muito feliz em lutar por trazer um polo universitário para a cidade.

O vereador Dênis Carvalho (PMN) observou durante seu discurso que o projeto beneficiará a atual e futura geração e disse que é um marco na história de Paraibano e que a atual Câmara faz parte desse momento. Dênis lembrou Nelson Mandela ao dizer: “A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo”. Agradeceu a cada pessoa presente a sessão  e também criticou os meios de comunicação: “Aqueles que nos criticam deveriam estar aqui, porque o lugar da gente debater  os assuntos de nossa cidade é aqui e não em grupos de whatsapps… as ações que dizem respeito a nossa cidade e ao nosso povo é aqui onde nós os representamos… Então é hora de darmos mais um passo a frente, avançarmos, nossa população precisa e a nossa geração agradece” manifestou Dênis.

Césia Margarethe a primeira coordenadora de polo universitário em Paraibano.
Césia Margarethe a primeira coordenadora de polo universitário em Paraibano.

O jovem vereador Ricardo Xavier (PT) disse que todos os vereadores devem lutar pela vinda de mais cursos, elogiou o projeto de Ricardo Campos e pediu que os jovens também reconhecessem os esforços dos  vereadores em busca do bem de todos.

Por último o autor do projeto, vereador Ricardo Campos informou que realmente é muito trabalhoso ir atrás desses projetos, mas que a recompensa ao ver o resultado beneficiando tanta gente supera as dificuldades. O vereador elencou uma série de agradecimentos às pessoas que ajudaram e apoiaram o projeto e ressaltou as palavras de incentivo do advogado Daniel Furtado Veloso em reconhecer o papel dos vereadores na atual gestão da Câmara Municipal.

Para Ricardo Campos, os atuais vereadores estão sendo injustiçados por uma parcela da população que por não participarem das reuniões não conhecem o trabalho dos parlamentares e sem senso os criticam: “As críticas fundamentadas nos fazem repensar e agir, mas as críticas por maldade atrapalham e não aumentam nosso trabalho… precisamos de apoio, de reconhecimento e estamos todo dia pensando e agindo pelo melhor do povo, mais um exemplo, quem está aqui hoje está vendo… Hoje é uma sessão extraordinária, não é obrigatória a presença do vereador, mas estamos aqui, após um feriado municipal, muitos

Zezinho Carvalho e Sabrina, coordenadores de polos do IFMA em Paraibano.
Zezinho Carvalho e Sabrina, coordenadores de polos do IFMA em Paraibano.

adiando compromissos pessoais, mas pelo bem do povo estamos nos fazendo presentes de forma positiva, votando nesse projeto devido ao tempo limite para aprovar, encaminhar para o prefeito sancionar e posteriormente enviar para outras instâncias… Então isso é trabalho que vem sendo feito há dias, inclusive no recesso, portanto precisamos ter esse reconhecimento. Quanto a esse projeto do polo da UFMA em nossa cidade o maior beneficiado será o povo, principalmente os jovens” afirmou Ricardo Campos.

O objetivo principal do polo da UFMA é estabelecer as diretrizes e prioridades para o suprimento de necessidades educacionais da população, com apoio do município através da parceria com o Governo Federal, a fim de qualificar recursos humanos para que Paraibano possa dispor de profissionais capacitados ao exercício de atividades voltadas para o desenvolvimento local e regional.

Vereadores Ricardo, a presidente da Câmara Elizângela e ver. Nilton Pereira.
Vereador Ricardo, a Presidente da Câmara Elizângela e Ver. Nilton Pereira.

of1