sexta-feira, abril 26, 2024
DESTAQUES

DEPUTADA NINA MELO APOIA OUTUBRO ROSA E IMPORTÂNCIA DA VAQUEJADA.

Enquanto alguns deputados estaduais e federais votados pelos MARANHENSES, envergonham o BRASIL, a exemplo do Deputado Federal Pedro Fernandes e Cleber Verde e outros, que votaram a favor da PEC 241 que ameaça tirar investimentos da tão sofrida saúde e da problemática situação da educação, inclusive poderá diminuir investimentos nas prefeituras por 20 anos, eis que surge no horizonte dos que pensam no povo, a deputada estadual Nina Melo. É de iniciativa da nossa deputada vizinha (ela é de Passagem Franca) duas iniciativas elogiáveis. A primeira o importante apoio a prevenção contra o câncer de mama, nesse mês em que se promove essa conscientização e a segunda luta é em relação a importante manifestação cultural do nordeste, a VAQUEJADA.

nina-e-rosa2A deputada rosa colheu assinaturas de colegas parlamentares e enviará moção de apelo para a ministra Carmem Lúcia, informando sobre esse esporte que para muitos que não conhecem vaquejada, consideram crime, porém ignoram saber como verdadeiramente é realizada uma vaquejada e atiram a primeira pedra. Esquecem que o evento proporciona um meio de vida a muitoas pessoas e  é um dos maiores símbolos do nordeste, o vaqueiro e suas culturais.

Foi sobre esses dois temas que a Deputada Estadual versou em sua página de facebook:Veja:

OUTUBRO ROSA.
O mês de outubro é dedicado à prevenção do câncer de mama. Em grande parte dos casos, quando detectado em fase inicial, são grandes as chances de cura com o tratamento.
Além de estarem atentas ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Outubro Rosa! Abrace esta causa!

IMPORTÂNCIA DA VAQUEJADA.
Meus amigos, boa tarde!
Hoje protocolamos a moção de apelo anexa a esta postagem e tivemos o apoio de deputadas estaduais maranhenses, bem como a rubrica dos nossos colegas deputados.
O movimento tem sentido de reivindicar à Exma. Sra. Ministra Carmem Lúcia, Presidente do STF, a reconsideração da decisão ocorrida em nossa mais alta esfera julgadora, que proibiu a prática da vaquejada no Ceará, considerando-a ilegal. Essa decisão pode se estender aos demais estados.

site PARAIBANONEWS
O momento é para lembrar que nosso município promove a maior vaquejada do Maranhão e que seria importante que as autoridades locais, que tem acesso aos deputados, possam se mobilizar pedindo apoio, para que não se acabe com essa que é a maior renda e manifestação cultural da região.

dsc_0209
Bethânia Camargos e sua importantíssima atitude na região. Foto:Leo Lasan/2015.

Também informar e elogiar as pessoas da Secretaria Municipal de Saúde e a Dra. Bethânia Camargos em particular pela realização das ações no mês do alerta e prevenção ao Câncer de Mama, inclusive dizer que a Labclin está vendendo as camisetas alusivas à campanha e que no dia 16 desse mês haverá almoço com renda revertida para o Aldenora Belo de São Luis, única instituição no Maranhão que trata de pacientes com o problema de saúde.

A camiseta custa 25 reais e o almoço 20 reais, na ocasião haverá palestra com um profissional do Aldenora Belo na Churrascaria do Bitonho.

Em 2015 o Labclin fez uma palestra sobre o Outubro Rosa, e toda a arrecadação da venda de camisetas foi enviada para o Hospital Aldenora Belo. Este ano a ação está sendo repetida, funcionários de um supermercado local estão usando as camisetas no trabalho e muitas pessoas adquirindo as camiseta no Labclin ou na Churrascaria do Bitonho local de vendas, como forma de contribuição a uma causa tão importante na vida de todos.

Parabéns aos organizadores do evento.

A foto abaixo é uma composição das ações do Outubro Rosa e das ações da deputada.

Outubro que não é Rosa por Leo Lasan:
A propósito senhores deputados, daqui a dois anos terá campanha eleitoral para os senhores, tenham certeza que irei lembrar dos seus feitos e de$feito$. Obrigado