sábado, abril 27, 2024
DESTAQUESNOTÍCIAS REGIONAIS

AINDA NÃO ACABOU.

Provavelmente 30 mães ou familiares das mesmas derramarão lágrimas em Paraibano, neste domingo Dia das Mães em 2021.

Com mais um óbito em decorrência da Covid-19, dessa vez o de Paulo César Rodrigues dos Santos (52 anos), falecido nesta sexta-feira (7) no Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco, em Pedreiras, o número de pessoas de Paraibano que foram vítimas fatais da doença pode chegar a 30 desde a primeira morte pela Covid-19 no ano passado (2020). 

O último Boletim da Covid-19 publicado na página da Prefeitura de Paraibano e datado do dia 05 de maio (Quarta-feira) mostra que já houve 28 óbitos, não consta o de Paulo César, devido ter acontecido na tarde desta sexta-feira o que contabiliza 29. Como no boletim não consta o nome dos falecidos, não se sabe se a morte nessa semana, do comerciante Zuzú, entrou na triste lista do Boletim.

Esses números não refletem a realidade da dor de quem gera um filho e muito menos a dor de quem o perde. Pois essa dor da perda e da saudade é incomensurável.

Foi para essas e todas as mães do mundo, que o governador do Maranhão Flávio Dino, dedicou mensagem, se solidarizando com as mesmas pela passagem do Dia das Mães:

“A todas as mães, que no domingo, terão lágrimas nos olhos, eu compartilho dessa dor, eu compartilho desse sofrimento. O coronavirus tem semeado muita tristeza, muitas saudades. Saudades eternas. Saudades que dilaceram os corações”, disse o governador Flávio Dino, em live à imprensa.

O site Paraibanonews em entrevista com um funcionário do Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco, em Pedreiras (unidade que integra a rede estadual de assistência a pacientes com a Covid-19), foi informado que só nesta segunda semana de maio, estavam internados naquele hospital, 7 pacientes de Paraibano, com o vírus, um desses foi o senhor Paulo César que foi entubado mas não resistiu e foi a óbito.

Mas além dos momentos de dores, sofrimentos, existe o alívio para quem, com a ajuda dos profissionais de saúde, consegue superar a Covid-19.

Sr. Antonio Alves Moura, de Paraibano, teve alta nesta sexta-feira (7).

O Sr. Antonio Alves Moura (54) teve alta na sexta-feira, morador de Paraibano teve sua saída comemorada pelos heróis do hospital em Pedreiras. A cada superação, uma vitória. A família de Sr. antonio Alves, agradeceu todo o empenho dos profissionais que ajudaram nessa recuperação.

O PERIGO CONTINUA

Mesmo com a queda de internações nos Hospitais de Campanha no Maranhão, a Covid-19 não acabou e é preciso manter os mesmos cuidados.

Em todo o Maranhão, já são mais de 243 mil pessoas recuperadas da Covid-19. A notícia é boa, mas ainda não é hora de relaxarmos as medidas de higiene e combate ao coronavírus.

O governo do Maranhão anunciou nesta sexta-feira (7) a prorrogação das medidas restritivas contra a Covid-19. Devido à mudança no cenário da pandemia no estado, outras restrições que estavam em vigor no estado, foram flexibilizadas e prorrogadas até o dia 24 de maio.

Veja, abaixo, como fica a situação:

  • Escolas estaduais funcionam na modalidade on-line e as privadas a critério da instituição;
  • Administração pública estadual funciona com 50% da capacidade.

Flexibilizações

O estado também anunciou a flexibilização e liberação gradual de eventos no Maranhão. A medida começa a valer a partir do dia 10 de maio. Confira abaixo como será a liberação:

  • Eventos com 50 pessoas: permitido a partir de 10 de maio;
  • Eventos com 100 pessoas: permitido a partir de 17 de maio;
  • Música ao vivo em estabelecimentos: permitida a partir de 15 de maio.

A COVID-19 AINDA NÃO ACABOU

E é por isso que precisamos, ainda, usar máscara sempre que saímos de casa, sair apenas para o que for realmente essencial, higienizar as mãos frequentemente usando água e sabão ou álcool em gel e, principalmente, evitar as aglomerações (e aglomerações são feitas de pessoas, é sempre bom lembrar!). 

Ainda é preciso que nos cuidemos para cuidar de quem está ao nosso redor e mesmo aqueles que estão mais distantes, mas que precisam desse cuidado porque não têm alternativa.

É preciso entender e aceitar que até que tenhamos a vacina amplamente disponível e para todos. Essas simples medidas são as únicas formas de verdadeiramente evitar que as coisas piorem. Está nas mãos de cada um de nós.

O Paraibanonews também se solidariza com todas as mães, inclusive aquelas que neste dia lembram “dos maiores presentes” seus filhos que se foram.

Deus conforte o coração de cada uma dessas mães.