quinta-feira, maio 2, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: MEMÓRIA. ANTIGA ESTRADA DO RIACHO DO MEIO.

PARAIBANO ANOS 70. ESTRADA RIACHO DO MEIO, LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA…

Mais um desenho (fiz na manhã do dia 1º de junho de 2020) de Paraibano, paisagem ainda viva na memória… A estrada começava no final da rua 7 de Setembro, no final do cemitério São Sebastião… Naquela época (anos 70) haviam muitas matas, veredas, que desembocavam no açude do Manoel Cristino (hoje Vila Maurício),onde no desenho está o exuberante verde. esse local atualmente estão localizados os bairros Vila Maurício e Vila Aparecida, parte da Subestação e para o lado de baixo (onde tem a caeira no desenho) está a continuação da Vila Aparecida que se estendia até o campo de avião, onde hoje está parte do centro e ainda Vila Castor e Vila Aparecida.

O desenho faz parte de um projeto de minha autoria, que é desenhar a cidade na época de minha infância (anos 70 a 80).

Na foto acima está a casinha que ficava depois do cemitério, ela ainda existe, apesar do desenvolvimento do local que atualmente está todo habitado.

A estradinha leva ao Riacho do Meio, e antigamente era destino da maioria da população de Paraibano, as lavouras (roças), onde os pais de famílias sofriam para a subsistência e meio de educar os filhos.

Quem é do tempo, sabe do pé (árvore) de faveira no meio da estrada, onde as pessoas descansavam voltando das lavouras, após um dia escaldante.

A casinha na época pertencia ao Sr. João Leite.

Desenho e pintura: Leo Lasan