domingo, maio 5, 2024
DESTAQUES

SÃO JOÃO DOS PATOS: CMDCA REALIZA V CONFERÊNCIA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

Na quinta-feira dia 22/11/2018, foi realizada no auditório do Hotel Estrela Dalva a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de São João dos Patos, com o tema: “Proteção Integral, diversidade e enfrentamento às Violências”. Com o objetivo de mobilizar crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

O Evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA e contou com a participação do Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação e de Saúde, Assistência Social, do comandante do 35º BPM/MA Tenente Coronel Emerson Bezerra, de alunos de escolas, da Associação das Pessoas com Deficiências, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos entre outros.

A mesa de autoridades para abertura da conferência foi composta pela vice-prefeita Rilda Lúcia representou a prefeita Gilvana Evangelista, Delmar Noleto representou a secretária de saúde Sandy Mara, a secretária de educação Sheyla Cristina, a professora Jorda representando as escolas, Selma do Conselho Tutelar, bem como o palestrante Raimundo Ribeiro e Francidelma presidente do CMDCA.

Ao usar a palavra no evento o tenente coronel Emerson Bezerra disse que o Estatuto da Criança e do Adolescente-(ECA) é perfeito, basta que se dê a efetividade ao cumprimento dessas políticas públicas “a partir do momento que o Eca for cumprido, nós iremos ter atenção integral, universidades, enfrentamento da violência’ e exemplificou a transformação da pedra de carbono em uma joia brilhante, o diamante “É a mesma coisa da criança e do adolescente, se nós colocarmos essa criança e adolescente em um ambiente sadio, com todas as condições adequadas, no futuro serão cidadãos de bem” o tenente coronel fez uma explanação sobre as desigualdades sociais, a violência e disse que isso é o reflexo de falta de políticas públicas para as crianças e adolescente e novamente pediu que o ECA seja realmente efetivado.

Delmar Noleto criticou a ausência do promotor e da juíza e também de outras autoridades que trabalha com a questão da menor ao evento “Deveriam está aqui para ouvir as demandas e as propostas das crianças e adolescentes”, o técnico de enfermagem patoense falou do aumento da violência no município e no país, destacou o trabalho que vem sendo feito em São João dos Patos, direcionadas a criança e ao adolescente e disse que o poder maior na Conferência estava com as crianças e adolescentes e que os mesmos dessem sua mensagem.

A vice-prefeita Rilda Lúcia justificou a ausência da prefeita Gilvana Evangelista em viagem a São Luís “A prefeita sabe do compromisso que tem com todas as políticas públicas inseridas no nosso município e o desejo dela é de trazer cada vez mais melhorias para o povo patoense” informou.

Rilda Lúcia  concordou com o tenente coronel em relação a falta de cumprimento das leis do ECA. A vice prefeita também chamou a atenção para a responsabilidade dos adultos, dos pais na formação dos filhos “Nós temos que está de olhos abertos para os nossos direitos, mas não podemos fechar os olhos jamais para os nossos deveres, crianças e adolescentes devem ter sim, compromissos, responsabilidades, ser orientados para fazer a coisa certa, por que se a criança faz hoje tudo que quer no futuro será um adulto sem limites” e relembrou a informação da presidente do CMDCA, ao repetir que o maior número de processos na Promotoria Pública em São João dos Patos, é de atos de adolescente. A vice-prefeita desejou que toda família oriente a criança e adolescente a buscar e seguir o caminho certo para ter um futuro melhor e também para toda a sociedade.

Durante o evento houve apresentação cultural, com coreografia sobre a liberdade de crianças, realizados por integrantes do Serviço de Convivência coordenadas pelo professor Tauan Braúna.

O conferencista Raimundo ribeiro Azevedo filho fez a palestra sobre Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social.

Na V Conferência Municipal foi realizada eleição de Delegados para representar o Município na XI Conferência Estadual que será realizada em julho 2019.

O vereador de Paraibano Murilo Ribeiro e a secretária municipal de meio ambiente de Paraibano Claude Campos participaram da conferência em São João dos Patos.

        

Reportagem: Leo Lasan site Paraibanonews