sábado, abril 27, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: SECRETARIA DA MULHER REALIZOU MUTIRÃO DO OUTUBRO ROSA.

PALESTRAS E AÇÕES DE SAÚDE BENEFICIARAM MULHERES QUE COMEMORARAM O OUTUBRO ROSA.

(Devido a problemas no computador, somente agora foi possível postar a matéria que aconteceu há 15 dias)

A Prefeitura de Paraibano por meio da Secretaria Municipal da Mulher e parceria das demais secretarias, promoveu na manhã de terça-feira do dia 30 de outubro 2018, mutirão em homenagem ao Outubro Rosa, que tem por objetivo a saúde da mulher e em especial a prevenção do câncer de mama.

A secretária municipal da mulher Dayane Moura recepcionou os profissionais e público em geral.

O psicólogo Dr. Aluísio Gonçalves proferiu palestra sobre o tema, a nutricionista Mayrele Miranda, a psicóloga Francisca Carvalho e a enfermeira Lívia Holanda também falaram da prevenção do câncer de mama.

Dr. Aluísio destacou a prevenção do câncer de mama e os efeitos psicológicos em pessoas que são acometidas pela patologia.

Primeiramente o psicólogo desmitificou a patologia do câncer, que segundo ele afirmou, assombra a população, tanto que as pessoas nem gostam de falar o nome da doença, e abreviaram para a sigla CA, para não provocar um peso psicológico muito grande dentro do processo de enfrentamento ao problema “Temos que trabalhar muito na questão da desmistificação que as pessoas têm em relação ao câncer… é um mal que existe, é uma doença, nós não podemos fugir disso” alertou o psicólogo “É preciso desmistificar esse problema quando se fala sobre câncer” afirmou Dr. Aluísio “Só em ouvir a palavra câncer muitas pessoas ficam assombradas, tanto que nem gostam de falar o nome da doença, e muito abreviaram para a sigla CA, para não trazer um peso psicológico muito grande desse processo de enfrenta-lo” o psicólogo disse que muitas pessoas acometidas pela doença levam o problema de saúde também para o lado místico, fazem promessas, etc. explicou que dentro do processo de adoecimento existe o efeito psicológico que pode ajudar ou interferir de forma negativa no processo de cura.

O psicólogo falou das fases da doença, a exemplo do processo de negação de aceitar a doença, da barganha como fazer promessas, que emocionalmente causa um problema psíquico muito grande.

Dr. Aluísio lembrou é preciso trabalhar a questão da prevenção da doença que também está muito ligada à saúde mental e fez explanações sobre a importância das etapas no tratamento destacando a importância da segurança, autoconfiança, do apoio familiar, dos amigos, falou ainda da autoimagem e do corpo, do medo da morte, dos tratamentos que podem chegar à cura ou ao prolongamento da vida, disse que é preciso trabalhar a autoestima e voltou a destacar a prevenção, falou do tabu de homens e mulheres sobre essa questão do câncer.

O psicólogo pediu para que as pessoas não descansem, não relaxem, procurem cuidar da saúde e o primeiro passo que deve tomar é a prevenção.

A secretária da mulher Dayane Moura agradeceu a todos e fez explanação sobre a prevenção e o trabalho desenvolvido pelas secretarias municipais na Campanha do Outubro Rosa no município.

A secretária da assistência social Elyne Cintya, a diretora do hospital Auriana Sá também proferiram palestras.

Após as mensagens deu início a várias ações de saúde, como vacinas, testes de glicose, aferição de PA, saúde bucal e atendimentos de enfermagem e médico.

Houve ainda oferecimento de um café da manhã e corte do bolo, bem como o sorteio de brindes.

Estiveram apoiando o evento os médicos cubanos Dr. Roisbel Gonzalez Rivera e Dra. Yenisi Rivera Lugo do Programa Mais Médicos, do dentista Dr. Helvis Cardoso, da secretária de saúde Rosilene Guerra, o chefe de gabinete da prefeitura Railton Sousa, o vereador João Marcelo, a secretária de meio ambiente Claudene Campos, a secretárias adjuntas: da mulher Andreza de Moura Silva, da assistência social Graça, meio ambiente Zelândia Alves, o diretor de juventude Caio Martins, a articuladora do selo UNICEF Césia Margareth, do coordenador do SCFV Jarbas Reis, a supervisora do Programa Criança Feliz Gabriela Lima, das enfermeiras Cristiane Campos, Jascislane Carvalho, Pollyana Rego, Isabela Saraiva, da psicóloga Edvânia Madeira, dos assistentes sociais Amadeus Efraim, do advogado Hugo Leonardo, e profissionais de saúde e das secretarias de assistência social e da mulher, da educação, do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, etc.