segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUES

SÃO JOÃO DOS PATOS: ESCOLAS REALIZAM DIA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇA E ADOLESCENTE

As Escolas Municipais de São João dos Patos e turma do IFMA abrilhantaram na ensolarada tarde desta sexta-feira 18 de maio, a Caminhada em Manifestação ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra a Criança e Adolescente. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Assistência Social com apoio da Prefeitura. Autoridades estiveram presentes ao evento.

O Conselho Tutelar de São João dos Patos foi destaque pela sua grande luta diária a favor da criança e do adolescente.

A paraibanense Márcia Cunha que é conselheira tutelar há mais de oito anos naquela cidade disse ao site “Que é um trabalho que precisa de mais apoio por parte da sociedade e das autoridades” afirmou ao site “Ainda somos mal interpretados quando vamos fazer nosso papel e as vezes somos até ignorados” disse Márcia. Um exemplo vivo dessa afirmação de Márcia Cunha foi notado pelo site Paraibanonews na Caminhada desta sexta-feira em São João dos Patos. Enquanto algumas “autoridades” posavam para fotos para ilustrar páginas nas redes sociais, os conselheiros tutelares presentes ao evento foram ignorados pelas mesmas. Ninguém veio para parabenizá-los pelo árduo trabalho de vigilantes e guardiões das Leis da infância e adolescência. O Paraibanonews na experiência desses dez anos de coberturas jornalísticas foi o único que observou a “gafe’ das autoridades preocupadas com os “selfs”.

Márcia Cunha e representantes do Conselho Tutelar, uma luta pelo reconhecimento.
Dr. Aluísio, humildade e trabalho.

O CREAS E CRAS também outros aguerridos na luta pelos direitos da criança e adolescente tinham representantes na Caminhada, a exemplo do psicólogo Dr. Aluísio, assistentes sociais, os funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social e claro! os combativos PMS. Mas o foco tinha que ser para outras “luzes”.

O sucesso da Caminhada se deve em muito ao empenho de professores, alunos e funcionários das escolas, que se desdobraram (inclusive tirando dinheiro do bolso para comprar material para os alunos fazerem as artes para o lindo desfile que vai destacar a cidade na internet).

A Escola Municipal Newton Bello fez um arco com balões nas cores da Campanha Faça Bonito e muitos cartazes, brinquedos, desenhos, faixas, apitos, tela para fotos, etc..

Alunos da escola caminharam 1 km. debaixo de um sol quente até chegarem ao ponto de concentração quase no início da cidade em um posto de combustível, de lá saíram em caminhada por mais 1 km. Um percurso longo percorrendo avenidas, ruas e praças, passando pelo Farol do Conhecimento, Câmara, Prefeitura, URE até chegar ao ponto final na Praça da Bandeira, onde autoridades ainda tiveram fôlego para discursar, para poucos, até porque já era noite,  e o público principal ficou nas escolas durante toda a tarde tendo aula e estavam exaustos da maratona que pede respeito e responsabilidades para os mesmos.

A Caminhada foi exemplar e serviu para conscientizar as pessoas sobre o crime contra criança e adolescente, contemplado no Estatuto da Criança e do Adolescente -ECA. Esse ano a participação de alunos foi maior, houve palestras nas escolas, e convite oficial. Várias secretarias municipais e órgãos da justiça se fizeram presentes no evento. Parabéns às escolas, ao Conselho Tutelar, A Secretaria Municipal de Assistência Social com o CREAS e CRAS, a Polícia Militar do Maranhão, ao Ministério Público, etc.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra as Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio.

De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é um número alarmante o de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. O Maranhão há alguns anos foi noticiado no mundo após o bárbaro assassinato de Jonathan e de outras crianças. O Estado mesmo com os avanços nesse setor, ainda não consegue parar esses crimes, e a aplicação da lei e de políticas públicas como deveria ser para as crianças e adolescentes ainda tem páginas do ECA que se foram lidas ainda não foram bem interpretadas como pede a Lei. No interior do Maranhão ainda existem casos de violência contra crianças e adolescente e a exploração sexual, tudo isso é visto, basta circular à noite em locais de concentração de veículos de grandes portes, como estacionamento de Postos de Gasolina, Churrascaria nas saídas das cidades, ou em Bares e Casas Noturnas, onde adolescentes se divertem à noite, fazendo uso de bebidas alcóolicas ou se aventurando por trocados. A realidade deve ser encarada, mesmo com todo o trabalho desenvolvido por órgãos competentes e que também precisa ser mais intensificado. Data como 18 de Maio não deve ficar só até a manhã do dia 19 de maio e sim durante todos os dias do ano e claro! Da noite. O resto são holofotes para algumas “Luzes” que só aparecem pra dizer que fazem alguma coisa, assim como em outras datas, ou alguém aí se lembra da Lei Maria da Penha? Tudo começa nessa lei. E para filosofar o grande Pitágoras “Eduquem as crianças e não será preciso castigar os adultos” e olha que essa frase do criador da matemática foi dita no século IV antes de Cristo. Será por isso que querem tirar a filosofia do ensino médio? Reflitam adultos e sigam a frase de Jesus “Vinde a mim as criancinhas”… e nãos os “selfs” (diria o inventor do celular).

Fotos do evento, by Leo Lasan: