domingo, maio 12, 2024
DESTAQUES

Adelmo Soares acompanha implantação do Programa Travessia em Caxias

A cidade de Caxias está se preparando para receber o Programa Travessia, uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão que oferece transporte gratuito a pessoas com dificuldade de locomoção para atividades de saúde, trabalho e lazer. Na manhã de quarta-feira passada (09/05), foi realizada uma audiência pública para apresentar os benefícios da iniciativa, bem como discutir com a população as melhorias que podem ser implementadas com a expansão do Travessia para a região do Cocais.

O pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB, Adelmo Soares, acompanhou a audiência pública, promovida pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, as secretarias da Assistência Social, da Saúde e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. A audiência foi um requerimento da vereadora Aureamélia Soares, buscando estabelecer um diálogo entre a MOB e a população local.

Uma das melhorias discutidas e já planejadas para Caxias é a ampliação do serviço para pessoas da terceira idade, consolidando o Travessia como uma ação pública de impacto social para a cidade. De acordo com Adelmo Soares, o programa é um aparelho público que leva dignidade ao cidadão com dificuldades de locomoção.

“O governador Flávio Dino planejou, em seu primeiro mandato, uma gestão que olhasse principalmente aos que mais precisam de políticas públicas que os atendessem em suas necessidades e o Travessia é um grande exemplo disso”, afirmou o ex-secretário de Agricultura Familiar do Estado, que parabenizou a gestão Flávio Dino por ter trabalhado para expandir o Programa Travessia para os municípios do interior do estado.

“Essa expansão ressalta ainda mais o compromisso e a preocupação do governador com as pessoas com deficiência de todo o Maranhão”, enfatizou Adelmo.

O presidente da MOB, Lawrence Melo, esclareceu que a ampliação do serviço foi pensada para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência em diversas partes do Maranhão. “Com a interiorização do Travessia vamos incluir mais pessoas a serem beneficiadas com esse relevante serviço, com planos de atender a todas as regiões do Maranhão. Já estamos na região metropolitana da capital, na região tocantina e agora chega a vez de Caxias e a região dos Cocais também enaltecer a dignidade de sua população no que diz respeito à inclusão social e à cidadania”, afirmou.

Além de Adelmo Soares, acompanharam as atividades da audiência pública em Caxias, o Padre Ribamar, da Diocese São Benedito, o vereador Magno Magalhães e o vereador de São João do Sóter, Carlão Soares.

Atendimento em Caxias

Para ter acesso aos serviços do Programa Travessia, o usuário de cadeira de rodas precisa fazer um cadastro, que estará disponível em dois postos de atendimento volante que serão implantados na cidade nos próximos dias. A previsão é que o Programa Travessia comece a operar plenamente em Caxias dentro de 45 dias.

Duas vans farão o atendimento pelo programa: uma na versão clássica do Travessia, com capacidade para transportar três cadeirantes com três acompanhantes e mais dois deficientes visuais por viagem. A outra van estará habilitada para atender idosos que precisam de transporte para atividades de relacionadas a saúde.