segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: DESFILE DE MODA INCLUSIVA

A Associação da Pessoa com Deficiência de Paraibano ADEFIPA realizou na noite de quinta-feira 08 de março, no Ginásio Poliesportivo Gaspar Coelho, o Desfile de Moda Inclusiva da Associação.

Evento inédito na cidade o Desfile de Moda Inclusiva teve por objetivo marcar a presença desses cidadãos e cidadãs na sociedade paraibanense além de conscientizar a todos da importância dos mesmos e também para comemorar o Dia  Internacional da Mulher.

O desfile foi mais uma das muitas ações que a ADEFIPA vem desenvolvendo na cidade em busca de seus direitos, espaço  e de serem reconhecidos.

Com uma população de mais de 7 mil pessoas com algum tipo de deficiência em Paraibano essas pessoas querem mais respeito e que as políticas públicas sejam aplicadas.

O município de Paraibano tem um número considerável de pessoas com deficiência. Conforme os dados do IBGE (2010) relativos às taxas de pessoas com deficiência no município apresenta 7.331 mil pessoas ou seja, cerca de 35% da população apresenta algum tipo de deficiência. Com base nos dados demográficos da população em 21.116 mil pessoas. Segue alguns dados da pesquisa:

> Pessoas com deficiência que não conseguem de modo algum. Total: 177= 0,8 % da população

* Auditiva > 78    * Motora > 59   * Visual > 40
> Pessoas que apresentam grande dificuldade. Total:1.666= 8% da população

* Auditivo > 138    * Motora > 392  * Visual > 1.136

> Pessoas com alguma deficiência. Total: 5.147= 25% população

* Auditiva > 777    * Motora > 1.076   * Visual > 3.294
> Pessoas com deficiência Intelectual. Total: 321= 1,5% da população * Intelectual > 321
Conclusão: Portanto o total de pessoas com deficiências no Município de Paraibano segundo levantamento no Censo (2010) IBGE, considerando uma população de 20.105 pessoas, hoje atualizada em 21.116 fica subtendido que a Associação da Pessoa Com Deficiência de Paraibano MA tem cerca de 1/3 (Um terço) da população do município apresenta algum tipo de Deficiência seja ela considerada “Leve, Moderada, Severa”.  Fonte da Pesquisa:IBGEhttps://cidades.ibge.gov.br/paraibano/pesquisa/23/23612…

Hoje a  Associação da Pessoa Com Deficiência está trabalhando na intenção de localizar e comprovar esses dados coletados no Censo de 2010 de acordo com a realidade atual do município de Paraibano – MA.

Com uma casa alugada, os associados lutam por melhorias para terem sua própria sede.

No dia 06 de dezembro de 2017 os vereadores Murilo Ribeiro e João Marcelo, entregaram para Neuracy de Oliveira Feitosa (representando o presidente Francisco Noleto da Silva) da Associação da Pessoa com Deficiência de Paraibano, documento com o Termo de Concessão de Uso de Bem Público Imóvel de um terreno no bairro da Subestação para construção do prédio da sede.

Porém sem condições financeiras para a construção da sede, a Associação tem realizado diversas ações para angariar dinheiro ou donativos como forma de levantar recursos. Um dos mais populares é o Bazar da Associação ou as doações de empresários, profissionais liberais, etc. que são padrinhos da associação, mas essa ajuda  não dá para suprir com as despesas de aluguel, energia, água, etc.

Uma das peças fundamentais dessas ações positivas é o missionário paulista Esdra Ostrufka (28 anos) que tem feito um trabalho principalmente nas redes sociais e tornado visível a rotina dessa população que necessita da atenção de todos.

As ideias de Esdra tem sensibilizado muitas pessoas que procuram a associação para ter mais informações e desejo de ajudar as pessoas com deficiência em Paraibano.

Essa é a terceira vez que Esdras vem ao Maranhão, formado em técnico de meio ambiente pelo SENAC-SP, cristão protestante, tem formação religiosa na Universidade das Nações- JOCUM e em Missão Urbanas pelo Seminário Teológico de São Paulo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.

Esdras Ostrufka disse ao site que tem por missão propagar o amor de Cristo através do serviço missionário, voluntário e desenvolver estratégias que possam contribuir com o desenvolvimento comunitário. Em Paraibano Esdras tem trabalhado e muito e elevado a valorização da pessoa com deficiência.

Outros parceiros importante nessa caminhada é o casal Sr. José Laurindo (Pelé) e sua esposa Salete de São Paulo.  Mesmo morando longe o casal voluntariamente recolhe  roupas, lava, dobra e entrega ao Sr. José Carlos Silva proprietário da empresa de ônibus RS Turismo, que todo domingo disponibiliza gratuitamente um bagageiro do veículo e despacha gratuitamente as encomendas para a Associação da Pessoa Com Deficiência de Paraibano  para a mesma poder realizar o Bazar com preços bem baratos para as comunidades carentes. O dono da empresa de ônibus RS Turismo, Sr. José Carlos da Silva é natural de Paraibano. São ações emocionantes como essas que fazem acreditar que ainda existem pessoas que pensam no próximo. Uma imensa força nessa trajetória de fazer o bem. Muitos das pessoas que doam roupas e calçados em São Paulo são filhos de Paraibano e mostram com esse gesto que o coração não tem fronteiras.

No Dia Internacional da Mulher, sócios e familiares, padrinhos e populares foram ao Ginásio Poliesportivo apoiar e prestigiar  o evento. Artistas, profissionais de mídia, empresários, foram voluntários e participaram do Desfile de Moda Inclusiva. Para Esdra Ostrufka o evento foi um sucesso: “Afinal eles são o nosso principal objetivo, e é por eles que buscamos os conhecimentos necessários para a nossa atuação, conhecimentos estes que estão expressos, no querer aprender e melhorar ainda mais nossos serviços em função de cada um de vocês” disse o missionário em post na página de face da Adefipa. “Agradecemos em primeiro lugar, a Deus, por nos possibilitar este desfile. Sem Ele nada disso seria possível. Muito obrigado à presença de todos que dedicaram um pouco do seu tempo se disponibilizando para dividir conosco a realização de mais um sonho, e de mais este objetivo” destacou. “Agradecemos aos nossos padrinhos e patrocinadores, agradecer é pouco comparado com tudo que vocês fazem por nós. Por isso, queremos estimar esta amizade que nos une e retribuir o carinho que vocês fazem questão de demonstrar dia após dia com seu apoio, incentivo, participações e doações. Sucesso, realização e amizade. Estes são alguns exemplos que se podem citar sobre a importância de ter vocês como parte de nossa equipe. Sendo assim, é vantajoso trabalhar com o apoio de vocês padrinhos e patrocinadores, pois se torna ainda mais gratificante o nosso trabalho, e não é pelo que vocês podem contribuir mais sim pela forma como vocês se disponibilizam e depositam seu coração em função de ajudar o próximo. Desta forma a sociedade fica ainda melhor, pois vocês mostram que ajudar o seu semelhante a conquistar seu objetivo, é uma forma de gerar sonhos e esperança assim, ambos crescem juntos e trabalham melhor para formar uma sociedade mais unida e inclusiva. Obrigado a todos!” concluiu Esdra que está há mais de vinte dias em Paraibano e volta para São Paulo nessa próxima semana.

Participaram do evento Desfile de Moda Inclusiva, o vice-prefeito Francisco Noleto, o vereador Murilo Ribeiro, as secretárias municipais Caroline Almeida (As. Social), Claudene Campos (meio ambiente) Caio Martins (diretor de juventude), advogado Dr. Daniel Furtado, radialista André Alves, dançarino Xuxa, músicos do Forró do Bracim, empresários Mano e Berenice, professora Adaiane Feitosa e Coral Mãos Que Falam, Francisca Martins esposa do secretário municipal de finanças Almiran Pereira, pedagogo Gil Vieira entre outros apoiadores.

A Associação da Pessoa com Deficiência de Paraibano fica localizada na Rua da Subestação. E-mail: adefipa.ma@gmail.com. E o número de telefone é (99) 98102-0186. Funciona de segunda a sexta e espera a visita de todos.