quarta-feira, maio 1, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: SEGUNDA NOITE DA SEMANA CULTURAL TEM GINCANA, DANÇAS E HOMENAGEM.

scu7A segunda noite da Semana Cultural de Paraibano, realizada na noite desta quinta-feira (13) atraiu uma multidão para prestigiar o evento. Durante todo o dia, jovens correram contra o tempo para organizarem suas equipes para a disputa da Gincana Cultural e pela apresentação valeu todos os esforços dos componentes das equipes Alfha, Arrocha o Nó e Guerreiros da Paz. Todos caracterizaram seus participantes e homenagearam a dupla sertaneja Vítor e Leo, além de vaqueiros com bandeiras, reis e raínhas.

Na Praça Sérgio Coelho o espaço foi abrilhantado pelas escolas municipais: Januário Dias, João Paraibano, Padre Dante, Zélia Maria da Cruz,Adonias Lacerda (Anexo) e a Creche Tia Zezé que apresentaram danças. O cerimonial do evento foi apresentado pelo coordenador de cultura Jarbas Reis e a secretária adjunta de educação Césia Margarethe. A mesa do júri para a Gincana Cultural foi composta pela primeira-dama Dilma Lima, vereador João scu4Marcelo, diretor de juventude Caio Martins e as professoras Francisca Noleto, Akílcya, Sabrina, Luziene e  Zezinho. Participaram do evento o vice-prefeito Francisco Noleto, a secretária municipal de meio ambiente Claudene Campos e a secretária de assistência social Carol Veloso. A secretária municipal de educação Doralina Coêlho optou por ficar apoiando as professoras e profissionais nas barracas, onde o público se encontrava. A Biblioteca Municipal de Paraibano por meio da blibliotecária Maria Ducarmo Brito montou uma barraca com livros infantis e culturais. O contador da prefeitura Plínio e sua esposa prestigiaram o evento. A turma do curso de Assistência Social também instalaram barraca de guloseimas caipiras.

scu15A Escola João Paraibano fez uma homenagem ao professor Evanildo Ferreira (Manim “in memorian”) por meio da dança do Bumba Meu Boi e suas índias. O “Boi Mistura” primeiro boizim feito em Paraibano foi trazido para a homenagem. Muitas pessoas se emocionaram com a lembrança ao professor que foi um dos maiores incentivadores da cultura local.

Houve as seguintes danças: Dança do Pandeiro – Creche Tia Zezé, Dança da Preguiça- Escola Januário Dias de Carvalho, Dança do Abano- Escola Padre Dante, Dança do Xaxado-Forró- Escola João Paraibano, Dança Afro – Escola Zélia da Cruz, Dança do Carimbó – Escola Dr. Adonias Lacerda (anexo).

As equipes de gincanas desempenharam baterias de tarefas, como desfiles de reis e rainhas, monólogo sobre a história da vaquejada de Paraibano, toadas, aboiadas e locução de vaquejada, além de respostas a perguntas de conhecimentos gerais. O júri avaliou, anotou, e hoje sexta-feira e amanhã sábado (final) continua a avaliação da gincana que pagará um prêmio de R$ 1.500 para aequipe vencedora e R$ 500 para a segunda colocada.

IMG-20170713-WA0001

 A Prefeitura de Paraibano tem se destacado com total apoio aos eventos culturais, esportivos e se prepara para a grande vaquejada que falta apenas uma semana para a abertura. Turistas tem chegado a cidade e o movimento está grande. O prefeito Zé Hélio tem sido elogiado por proporcionar eventos para animar

e trazer de volta a imagem de cidade hospitaleira e pacata, aos turistas e aos filhos da terra, que retornam e se sentem felizes em rever os amigos em um ambiente familiar. Como transmite o slogan do cartaz da Semana Cultural: “Todos distintos, Todos iguais” afinal somos um só povo e buscamos a paz.

A Semana Cultural é uma mensagem de esforços pelo lazer, pela tradição do seu povo e faz bem em homenagear pessoas pacíficas e lutadoras pela cultura aexemplo do professor Manim, mostrar ao público o boizinho criado por ele para a Pastoral da Juventude, junto com a irmã Gemma Gallioto, Francisquinha e muitas senhoras que educaram e educam seus filhos para a cultura da paz.

Até o momento, o evento na Praça Sérgio Coelho, transcorre de forma ordeira, pacífica com o apoio da Polícia Militar e prinipalmente com a participação popular que sente os novos ares de tranquilidade que Paraibano vai resgatando. A cultura tem esse poder. Parabéns.

scu1

scu2 scu3 scu4 scu5 scu6 scu7 scu8 scu9 scu10 scu11 scu12 scu13 scu14 scu15 scu16 scu17 scu18 scu19 scu20 scu21 scu22 scu23 scu24 scu25

 FOTOS: Leo Lasan