quarta-feira, maio 1, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: FORMATURA DOS ALUNOS DO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRRA.

Madalena e Bira alunos símbolos das turmas.
Madalena e Bira alunos símbolos das turmas.

O PROJOVEM CAMPO “Saberes da Terra” polo de Paraibano, realizou na noite desta quinta-feira (22) no Centro de Ensino João Furtado Brito (antigo Ginásio Bandeirantes) cerimônia de formatura de duas turmas de alunos.

Dividido em duas salas, Sala 01- Turma 17 da E. M. Dr. Adonias Lacerda e Sala 02-Turma 18 da U. E. Darcy Furtado. Iniciada há dois anos o curso contava com um total de 40 alunos na faixa etária de 18 a 29 anos. Devido a uma série de dificuldades, apenas 23 alunos concluíram o curso. Para o professor José de Arimatéia(Zezim), acolhedor do curso, esse número ao final do curso é considerável. Ele explica que isso se deve à peculiaridade de cada um. Para o professor, problemas como trabalho, família, distância da escola entre outros fatores, influenciaram na evasão: “Muitos viajaram a negócios, outros não conseguiram conciliar os horários devido aos cuidados com a família, filhos, trabalho pesado, outros vindo da zona rural, enfim foram diversos fatores que levaram alguns a desistirem, mas é gratificante observar que muitos conseguiram enfrentar essas barreiras, venceram e hoje, estão aqui, felizes, por concluir o ensino fundamental agregado ao curso de auxiliar de agricultura familiar e com perspectivas de um futuro melhor” elogiou José de Arimatéia (Zezim).

DSC_0214
Professora Otaciana, aluno Bira e vereador Ricardo Campos.

Para o aluno Francisco Birajane (Bira), considerado como exemplo de superação, o curso é muito importante, pois incentiva a pessoa a prosseguir nos estudos, e alcançar um mercado de trabalho melhor… Para o aluno (que só entrou no curso por insistência do professor Ricardo Campos) nunca é tarde para estudar, distante da sala de aula há anos, Bira pretende seguir nos estudos até chegar à faculdade. Tem como meta fazer um concurso e ser policial. Sonha também em ser vereador.

A superintendente de educação Arsênia Pereira disse que a educação é o caminho mais curto para as classes populares alcançarem um lugar ao sol. Arsênia que é natural de Paraibano deu como exemplo sua própria trajetória de vida: “Eu que sou neta de quebradeira de coco, nascida no pé da serra dos Pastos Bons, se não fosse à escola pública, no mínimo eu teria me casado bem cedo e provavelmente não teria dado continuidade aos estudos”. Arsênia é educadora e trabalha como superintendente de educação na cidade de São Luís.

joão Rocha e Arsênia.
João Rocha e Arsênia.

O coordenador regional Projovem Campo João Rocha enfatizou que os alunos são a parte mais importante do Programa PROJOVEM CAMPO. Fez uma síntese do programa e destacou que na primeira tentativa de implantar o curso em Paraibano não conseguiu. João enalteceu a turma, os professores e coordenadores: “As vezes que eu vim aqui vi a simbiose entre professor e aluno e é isso que é educação no campo, executando dessa forma, construindo laços, que vão marcar para sempre” disse o coordenador.

A professora Otaciana Mary (Pretinha) se emocionou ao dizer que se sentia diferente, que não era a mesma pessoa: “Ainda na capacitação para esse curso, diante de várias pessoas, eu chorei ao me deparar com o tamanho da responsabilidade, de encontrar meios, dinâmicas, para fazer com que vocês permanecessem até hoje, aqui, nesse momento tão importante na vida de todos” revelou “Hoje me sinto diferente, depois que passei a conviver com vocês, cada um com sua peculiaridade, seus problemas, a gente se ajudando em sala de aula, superando, e hoje digo que valeu a pena cada minuto, cada noite, e toda a dedicação”.

DSC_0143O professor Ricardo Campos, a secretária municipal de educação Doralina Coelho, a gestora da URE- São João dos Patos Geralda Alves, a secretária adjunta de educação Césia Margarethe, o professor Telmar e outras autoridades também discursaram em apoio aos formandos e a educação.

Arsênia Pereira pediu que o município invista na educação principalmente na educação das crianças até os oito anos de idade: “É importante que a cidade de Paraibano invista cada vez mais na educação das crianças em idade certa, para que no futuro não tenhamos adultos analfabetos” concluiu.

A secretária municipal de educação de Paraibano Doralina Coelho elogiou o programa, parabenizou os formandos e informou que em nome do prefeito de Paraibano Zé Hélio, a secretaria municipal de educação vai aderir ao programa PROJOVEM CAMPO dando continuidade e priorizando a educação.

DSC_0122Durante o evento houve apresentações culturais com crianças alunos do PROJOVEM e do Acolhimento coordenado pela coordenadora de acolhimento Ana Caroline Angelim e entrega de Certificados ao formandos e formandas.

O evento teve a presença dos alunos e alunas e familiares, a decoração da Karina Festas e cerimonial de Francisca Noleto. Professores do PROJOVEM de Graçaranha e de Paraibano prestigiaram o evento. Autoridades como o vice-prefeito de Paraibano Francisco Noleto, vereadores João Marcelo, Dênis Nascimento, Ricardo Campos, Francisco Leite, secretaria municipal de meio ambiente Claudene Campos, secretária municipal de educação Doralina Coelho, secretária adjunta de educação Césia Margareth, entre outros.

Para o professor e vereador Ricardo Campos, esse exemplo do PROJOVEM CEMPO em Paraibano deve ser seguido por todos, a educação é uma eterna busca do conhecimento para transformar as pessoas e ter umo mundo melhor, desejou o vereador durante sua mensagem no evento.

DSC_0014

DSC_0299

DSC_0046-tileq

DSC_0153-tilew

DSC_0187-tiles

DSC_0272

DSC_0037

DSC_0013

DSC_0031

DSC_0183

DSC_0239

DSC_0261

DSC_0266

DSC_0248

DSC_0023

DSC_0225

DSC_0077

DSC_0069

DSC_0097

DSC_0098

DSC_0138