sexta-feira, maio 3, 2024
DESTAQUES

MAIS UMA PARA A EDUCAÇÃO DO MARANHÃO.

EDUCAÇÃO CAINDO…

20160614_110434Um aviso colocado pela direção da Unidade Integrada João Furtado Brito (antigo Ginásio Bandeirantes) em Paraibano alerta aos traseuntes que evitem o local devido a probabilidade do desmoronamento do muro que cerca a escola.  A escola que pertence ao Governo do Maranhão está em situação precária com suas instalações, além do muro, a pintura e rebocos estão carcomidos, banheiros entupidos e salas de aulas com excesso de alunos, devidoa mesma atender também alunos da rede municipal de educação, como foi combinado no governo anterior. Há salas em que o número de alunos ultrapassa 40 estudantes e professores tem reclamado da impossibilidade de desenvolver um bom trabalho educacional.

20160614_110035O Governo do Maranhão Flávio Dino, não tem resolvido a situação das escolas no município e região do médio sertão maranhense. A Unidade Regional de Educação (URE) em São João dos Patos, mudou de gestora no início do mês. A ex-gestora Luciana Leocádio se afastou do cargo para se candidatar às eleições para a Prefeitura de Buriti Bravo. Luciana Leocádio ficou menos de um ano e meio na gerência e não resolveu o problema da Escola Edson Lobão em Paraibano, que foi abandonada pelo Governo do Maranhão e hoje serve de abrigo para toda espécie de deliquências.

A outra escola o Ginásio Bandeirantes como é conhecido tem uma longa história de profissionais que passaram por alí enquanto estudantes e hoje são médicos, advogados, deputados, ex-prefeitos, etc. mas nada disso tem sensibilizado as autoridades.

A educação regida pelo Governo Flávio Dino não tem cumprido o prometido na campanha, que era o de fazer a “melhor” educação que o Maranhão precisava. O Bandeirante em Paraibano é apenas a ponta do iceberg das escolas estaduais em boa parte do Estado. Em São Luis capital do Maranhão, a reclamação do abandono, principalmente na infraestrutura dos prédios é alarmante, como postou no face um internauta, após publicação da foto acima.

Enquanto a Secretaria Estadual de Educação e o Governo do Maranhão, não tomam nenhuma iniciativa, o muro do Ginásio Bandeirantes e a Escola Edsom Lobão em Paraibano continuam a mostrar o perigo  e colocar em risco a vida de muitas pessoas que moram ou circulam nas imediações dos prédios, que deveriam servir para educação e não para iminentes acidentes e crimes.