terça-feira, abril 30, 2024
DESTAQUES

CULTURA DE PARAIBANO É DESTAQUE NO SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV da Assistência Social em Paraibano, realizou na manhã desta segunda-feira 30/11 a culminância do Projeto Cultura de Paraibano. O coordenador do SCFV Ivanildo Ferreira disse que o objetivo do projeto foi resgatar a história do município para que as novas gerações possam conhecer e valorizar os grandes desenvolvedores, a economia e a cultura que fazem do município um dos destaques da região do médio sertão maranhense. Ivanildo mostrou Às crianças e adolescentes do programa um vídeo mostrando a cidade nos idos dos anos 70 e após a exibição do vídeo perguntou se a cidade tinha mudado e melhorado? A criançada respondeu em peso mostrando os pontos em que foi desenvolvido.

Crianças com fotos dos prefeitos de Paraibano Foto:Leo Lasan
Crianças com fotos dos prefeitos de Paraibano Foto:Leo Lasan

A culminância teve como convidado o jornalista Léo Lasan que falou sobre sua carreira profissional e a história e cultura de Paraibano.Cada orientador de oficina do SCFV apresentou um trabalho respectivo a história política e cultural de Paraibano. A orientadora Nângela com a participação das crianças falou sobre os prefeitos que administraram a o município desde 1953, quando o então prefeito José de Brito Lira (Zuza) assumiu o município nomeado pelo governador Eugênio Barros até a atual gestão de Aparecida Furtado. Crianças do SCFV perfilaram segurando quadros com fotos de todos os prefeitos de Paraibano, a orientadora falou da administração dos prefeitos Dr. José Rodrigues e de Aparecida Furtado, devido ao pouco tempo de pesquisa para informações sobre os demais prefeitos.

Leo Lasan sendo homenageado e fazendo palestra sobre a cultura de Paraibano

O jornalista Léo Lasan pediu permissão para falar sobre a vida e administração do primeiro prefeito eleito em Paraibano, Nicéias Mendes (31.01.1955ª 07.12.1955 substituído em decorrência de sua morte pelo seu vice Antonio Ribeiro 07.12.1955 a 31.12.1960. Lasan fez relatos sobre a morte de Nicéias Mendes e de como foi realizada a eleição daquele ano, o jornalista se reportou a uma entrevista feita com a primeira dama do município Dona Ducarmo em março deste ano 2015 e que será publicada no site Paraibanonews em janeiro de 2016.

Ivanildo Ferreira coordenador do SCFV

A orientadora Ricarda apresentou as principais economias do município e a cultura. O orientador Gabriel trouxe crianças que mostraram a bandeira de Paraibano e fez uma explanação sobre o trabalho com os alunos e o significado da bandeira.

Léo Lasan complementou ao falar do autor da bandeira de Paraibano o Sr. Niomedes e de como viu pela primeira vez a bandeira ainda em confecção nas mãos do padre Santiago Prieto (espanhol que introduziu na década de 70 o escotismo em Paraibano).

crianças mostrando a economia do município

A orientadora Samara trouxe as crianças que mostraram em forma de desfile as principais festas culturais de Paraibano como o carnaval, a vaquejada e o bumba meu boi.

A orientadora Gabriela e as crianças mostraram a história da emancipação do município de Paraibano. O orientador Júlio Andrade (Xuxa) promoveu uma dinâmica do abraço, da cordialidade da convivência em grupo, além de brincadeiras.

Todos os orientadores em parceria com as crianças de suas oficinas produziram e exibiram vídeos turístico da cidade.

O orientador Tontonho (Magrelo) levou alguns capoeiristas do Grupo Muzenza que mostraram toda a expressão cultural de mistura de luta, dança, música com a participação das crianças do SCFV em um intercâmbio rico cultura popular.

Ao final todos os profissionais do SCFV de Paraibano se pronunciaram com mensagens de agradecimentos e desejando feliz natal e próspero ano de 2016 a todos. Foi servido um lanche e o coordenado Ivanildo Ferreira convidou-os para o III Festival Cultural e Natal da Assistência Social a ser realizado no dia 8 de Dezembro.

Abaixo fotos do evento.