terça-feira, abril 30, 2024
DESTAQUES

Assistente Social de Paraibano Luta Pelo Piso Salarial da Categoria no Maranhão

rejany camaraA Assistente Social de Paraibano Rejany Gomes há dois meses vem articulando com todas as assistentes sociais da região do médio sertão maranhense com o intuito de se organizarem para um ato público da classe que acontecerá no dia 15 de maio em São Luís, quando profissionais da Assistência Social de todo o estado irão reivindicar direitos da categoria a exemplo de uma Lei Estadual para o piso salarial, concursos públicos com mais inserção dos Assistentes Sociais e Psicólogos dentro das escolas estaduais, a efetivação de 30 horas semanais de trabalho conforme a Lei 12317/2010 em alguns municípios do Maranhão, entre outras reivindicações.

A luta da categoria que já tem grupo no watsapp e reúne mais de 70 profissionais, vem realizando palestras, entrevistas nas rádios e blogs e participando de reuniões nas plenárias das Câmaras de Vereadores dos municípios da regional do médio sertão maranhense, sempre esclarecendo as reivindicações e pedindo colaboração da população e de parlamentares para solicitar de seus deputados apoio à classe de Assistentes Sociais.

Rejany Gomes  Foto Arquivo Leo Lasan
Rejany Gomes Foto Arquivo Leo Lasan

Para Rejany Gomes ao longo da história do serviço social, que existe legalmente há mais de 58 anos, muitos direitos foram negados, então está mais do que na hora de assegurar esses direitos, principalmente dos usuários, mas para que isso aconteça é necessário assegurar os direitos dos profissionais da assistência social: “Veja bem! É preciso que nossa luta seja notória, para que as pessoas tomem conhecimento do nosso trabalho, que atuamos diretamente na defesa dos direitos humanos e buscando viabilizar o acesso dessas pessoas às políticas sociais como a educação, saúde, cultura e outras políticas, somos uma ponte de acesse desses direitos para a população. Então, como é que eu, que sou assistente social, vou buscar assegurar os direitos dos nossos usuários se nem os meus direitos como assistente social são assegurados? ” Questionou Rejany.

Esse foi também mais um dos muitos motivos dos assistentes sociais estarem nessa luta, segundo disse Rejany Gomes, durante discurso, nesta segunda-feira (20) durante reunião da sessão plenária da Câmara Municipal de Paraibano.

Rejany Gomes também criticou o município de São Luís sobre a valorização dos assistentes sociais: “ Hoje São Luis que deveria ser um município a dar exemplo, sendo referência para os demais municípios do nosso estado, está pagando um pouco mais do que um salário mínimo para a assistente social… Então o que acontece? A assistente social precisa trabalhar em dois ou três municípios para ter um pouco de qualidade de vida… É por isso que estamos convidando a todos para pedirem apoio para tornar mais conhecida o Projeto de Lei 5278 que tramita na Câmara Federal, no Senado pela aprovação desde 2009 e também para levar a conhecimento do povo maranhense que ainda não tem uma Lei Estadual de Piso Salarial da categoria…” afirmou Rejany e lembrou que houve já houve a Lei na  Câmara Legislativa do Maranhão, mas que infelizmente não foi aprovada.

Foto:Leo Lasan
Foto:Leo Lasan

A assistente social exemplificou que alguns municípios, gestores respeitam a Lei12317/2010, como a prefeita de Paraibano, mas que é preciso que mais gestores municipais respeitem essa lei.

“O ato público no dia 15 de maio em São Luís será para reivindicar principalmente a criação de um projeto de lei para um piso salarial, que a princípio é de oito salários mínimos para o assistente social e também reivindicarmos concursos públicos e a inserção da assistente social e psicólogo dentro das escolas do estado entre outras reivindicações, também estaremos levando algumas demandas da assistência social que sejam específicas da nossa região” assegurou Rejany Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *