terça-feira, abril 30, 2024
DESTAQUES

Maranhão é o Estado que menos vacinou contra o HPV.

Matéria publicada na terça-feira 1º de abril (e isso não é mentira, são fatos), mostra que o Maranhão continua atrás de outros estados, mesmo o governo de Roseana Sarney e do secretário estadual de saúde Ricardo Murad propagandearem que a saúde no estado está de primeiro mundo. Veja a matéria abaixo:

O Maranhão é o Estado que menos vacinou meninas contra o HPV na região Nordeste. Até o momento, o Maranhão aplicou 77.228 doses da vacina, número que representa 44% da meta do Estado. O Estado que mais vacinou na região Nordeste, até agora, foi Sergipe que já cumpriu 70% da meta estabelecida para o Estado, que é de vacinar 50.713 meninas contra o HPV.

Em todo o Brasil, mais de 2,4 milhões de meninas foram vacinadas contra HPV nessas três primeiras semanas da campanha, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Ministério da Saúde. O número representa 58% da meta do ministério, que é vacinar 80% do público-alvo, o equivalente a 4,1 milhões de meninas na faixa etária de 11 a 13 anos.

A campanha lançada pelo Ministério da Saúde teve início no dia 10 de março e vai até o dia 31 de dezembro de 2014. nas peças publicitárias da campanha o comunicado é para que toda menina e toda mulher precisam de proteção contra o vírus HPV. Por isso, se você tiver entre 25 e 64 anos, faça os exames preventivos. E, se sua filha tiver entre 11 e 13 anos, deve ser vacinada contra o HPV. Fique atenta ao período de vacinação na escola ou vá a uma unidade de saúde. É importante prevenir o câncer de colo de útero.Folder_HPV_15x18

As secretarias municipais de saúde foram mobilizadas e receberam informe técnicos, capacitações à distância para profissionais de saúde e professores. Um dos pontos estratégicos da campanha são as escolas públicas e particulares e postos de saúde. Para a proteção completa contra a doença, são necessárias três doses da vacina. a segunda é aplicada seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos depois. Em 2015 a imunização será oferecida também a crianças a partir dos 9 anos. No Maranhão a meta é imunizar 221 mil adolescentes.

Cartaz da Campanha de HPV
Cartaz da Campanha de HPV

ENTENDA O QUE É HPV  : O HPV (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais,
etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer).

Para mais informações acesse o link: http://drauziovarella.com.br/mulher-2/hpv-papilomavirus-humano/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *