sexta-feira, maio 3, 2024
DESTAQUESNOTÍCIAS REGIONAIS

Polícia Militar intensifica Blitz em São João dos Patos

A Policia Militar começou na manhã de terça–feira (4/02)  na cidade de São João dos Patos a realização de Blitz. As abordagens policiais aos motoristas e seus veículos  serão ampliados até o período carnavalesco. O capitão Chagas responsável pela realização da Blitz, nesta segunda-feira disse ao site “O Quarto Poder” que o objetivo  é tranquilizar  a população e os foliões que virão para o carnaval.

Foto:Antonio Luis-S.J. dos Patos
Foto:Antonio Luis-S.J. dos Patos

A blitz para averiguar veículos e seus ocupantes visa preservar o bem estar e diminuir a violência na região. A PM informou que pretende tirar de circulação veículos que comprometam a segurança ou que não estejam regularizados. A questão da habilitação (carteira de motorista)também é outro ítem que a policia vai averiguar. Mas o objetivo maior da PM com a realização das Blitzs é procurar armas e drogas, haja vista , esse problema tem aumentado em todo o Maranhão.

PARAIBANO NEWS.COM

Em São João dos Patos, assim como nas cidades do médio sertão maranhense, a violência tem aumentado e preocupado a população. Cada município dessa região tem uma particularidade relativo a violência. Em São João dos Patos  o que tem mais ocorrido são os assaltos a comércios e acidentes de trânsito. Em Paraibano são os homicídios. Em Pastos Bons o tráfico de drogas. Em Colinas também as drogas e assaltos. O comandante da PM em São João dos Patos, major Emérson tem trabalhado muito para combater esses crimes. Mas a situação está tão alarmante, que há poucos meses houve um assalto a um carro forte que transportava dinheiro para bancos. A forma como foi feito o assalto surpreendeu os moradores dessa região, pelo poder das armas da quadrilha. Em recente reportagem do jornal o Estado do Maranhão (02/02/2014) uma pesquisa mostrou que o crack está sendo vendido e consumido no interior do Maranhão e constata que 90% das apreensões de entorpecentes são feitas com adolescentes e mulheres. As estatísticas mostram que a droga aparece mais nas periferias. Com o aumento do consumo de drogas aumentou também o número de infrações como furtos de celulares, eletrodomésticos e capacetes de motos, usados como moeda de troca para o crack. O consumo das drogas tem contribuído para o aumento dos índices de violência no interior do Maranhão. Outro agravante nesses dados são a falta de impunidade. Na região do médio sertão maranhense o número do efetivo policial continua o mesmo, enquanto o número da violência aumentou. Abusos no trânsito, venda de bebidas alcóolicas a menores, e uso de drogas, tem sido observado nos atos dos adolescentes e jovens nos municípios desta região. Nunca se viu também tantos jovens andando armados. Esse dado pode ser observado pelo números de homicídios acontecidos na região, principalmente em Paraibano. Famílias estão assustadas com os crimes por motivo banais. As tentativas de controle dessa situação já foram discutidas em encontros entre população e autoridades, mas ainda não surtiu o efeito esperado. Os pequenos municípios caminham para um cenário de violência inimaginável.

PM fazendo Blitz em S. J. dos Patos  Foto:A. Luis
PM fazendo Blitz em S. J. dos Patos Foto:A. Luis

  No ano de 2013, conforme levantamento deste site Paraibano News. com. de janeiro de 2013 a janeiro de 2014 houve mais de dez homicídios no município, uma estimativa de um homicídio por mês. Isso só em homicídio, não foi pesquisados os óbitos por acidentes, suicídio, etc. É muito, considerando que o município só tem 21 mil habitantes. O efetivo da polícia na cidade é de 2 policiais para cada 10 mil habitantes. Desses policiais, investigadores, incluindo o delegado em Paraibano, alguns tem mais de oito anos de trabalho no município o que não é bem visto pela população, que associa essa longa estadia como amizade, o que pode comprometer na atuação das investigações dos crimes cometidos por moradores do próprio município.

No Nordeste conforme dados do site mapa da violência.org.br* , o estado do Maranhão aumentou em uma década quase 400% o índice de vítimas por arma de fogo. O Estado do Maranhão não acompanhou essa porcentagem no aumento do efetivo policial. O resultado disso está nas páginas da internet e nas telas das emissoras de tvs e rádio do mundo inteiro, como aconteceu no mês de janeiro de 2014.

A iniciativa da Policia Militar em São João dos Patos deveria ser estendida aos outros municípios da regional para que se diminua o sofrimentos das pessoas de bem e suas famílias e traga a alegria e a paz para a nossa região.

Para quem quer acessar o número do mapa da violência no Brasil em 2013 é só acessar o site:*http://mapadaviolencia.org.br/pdf2013/MapaViolencia2013_armas.pdf,

Matéria Léo Lasan com informações de Antônio Luis de São João dos Patos. site:O Quaro Poder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *