sexta-feira, abril 26, 2024
DESTAQUES

Casal Comemora Mais de 200 Anos de Vida e 74 de Casamento em Paraibano

Seu Manoel e Dona Maria 100 anos cada um e 74 de casados: Foto:Leo Lasan
Seu Manoel e Dona Maria 100 anos cada um e 74 de casados: Foto:Leo Lasan

O casal Manoel Pereira e Dona Maria Lopes comemorou neste domingo (27), mais de 200 anos de vida ( 100 anos de idade para cada um). Além da idade o casal completou setenta e quatro anos de matrimônio. Seu Manoel fez 100 anos no dia 5 de março e Dona Maria completou 100 anos no dia 22 de julho deste ano. Para fazer a festa foi planejado que seu Manoel 4 meses mais velho deveria esperar a companheira completar também 100 anos. Os filhos (três morando em Paraibano, um em Tocantinópolis e outro em São Paulo) aproveitaram a época de vaquejada e organizaram uma festa de Bodas de Macieira dos pais convidando os amigos  para festejarem no Clube dos Trinta em Paraibano.

O editor deste site convidado do evento fez uma entrevista com o casal, nesta segunda-feira (28). O casal recebeu este jornalista na sua humilde casa na Rua João Furtado. Seu Manoel Pereira da Silva tem uma memória incrível e lembrou de detalhes de sua vida e tirou boas risadas pelo seu humor que contagia ao dizer por que era diferente de muitos idosos, geralmente rabugentos: “Meu filho, Deus nos dar o que merecemos e se ele me deu esse destino de estar aqui hoje eu fico muito feliz” revelou na sua grande experiência. Manoel Pereira da Silva nasceu em 1940 em Chique Chique, hoje Potengí no estado do Ceará, Dona Maria Lopes da Silva nasceu no município de Passagem Franca Maranhão. Seu Manoel veio com o pai e família do Ceará para o Maranhão e foram morar em Mirador, seu pai era viúvo casou-se de novo no Maranhão e de Mirador mudaram para o povoado Boca da Mata (Albino) município de Colinas-Ma. Foi naquela região que em 1940, Seu Manoel e Dona Maria se conheceram em uma festa: “Ele me olhou na festa e nos gostamos” disse Dona Maria. Perguntado como era o namoro naquela época, seu Manoel disse que namoravam cada um pegando na ponta de um lenço. Casaram no povoado Peixe município de Colinas em no dia 22 de setembro de 1940 conforme informou seu Manoel que na época tinha 22 anos. Foram morar em um povoado conhecido como São João município de Passagem Franca: “A água na Boca da Mata era ruim” Manoel disse que esse foi um dos motivos para a mudança. Em 1980 mudaram-se para Paraibano.

m e m 2Em relação à festa de 100 anos Seu Manoel foi logo se explicando: “Não fui eu quem fiz…Eu nunca tive isso, nem sabia o que era isso… eu sou aposentado e o dinheiro do aposento não dá para fazer aquela festa… Essa festa foi os meus filhos e filhas que disseram que iam fazer e o Dionísio (genro de seu Manoel) pediu para eu esperar a minha mulher completar também a idade… Também teve o Zé da Cruz que vinha aqui falando dessa festa e até o Arí (Arí Furtado esposo da prefeita Aparecida Furtado) disse em um comício aqui na rua que no dia do meu aniversário de 100 anos ia me dar um presente… Mas eu não ví o Arí na festa… De amigos meus tinha na festa o seu Divaldo (Domingos Brito Lira ex-prefeito de Paraibano), esse eu convidei de coração… ele sempre veio aqui em casa, levava nós para a missa na igreja e quando a gente não podia ir ele vinha e levava a gente no carro e quando a gente não  pode ir ele traz a hóstia e ora com a gente… Mas a festa foi bonita, tô muito feliz”… Perguntado sobre o segredo para um casamento durar tantos anos, seu Manoel afirmou: “O segredo para um casamento durar cada um teu o seu e faz quem quer…e se quer Deus ajuda… Ter respeito… A briga e a teimosia no casamento atrapalha… Eu nunca dei nenhum empurrão na minha mulher…” disse Seu Manoel. Perguntada se isso era verdade Dona Maria disse que não, Seu Manoel se assustou pensando que ela o tinha contrariado: “Eu já te empurrei Maria?”….Dona Maria calma: “Eu disse que não, que você nunca brigou comigo”. Seu Manoel: “Pensei que tú tava dizendo que eu tava mentindo” o momento foi motivo de risadas. entr m e mJá para Dona Maria o segredo para um casamento feliz e duradouro é a união. Seu Manoel continuou falando, o que era reclamado de vez em quando pela filha Sula: “Pai não conversa muito que isso vai para internet, pro mundo inteiro”.

Sobre as mudanças que houveram nesses cem anos, Seu Manoel foi enfático: “A saúde, hoje não tenho mais a força para trabalhar… Mas eu criei toda a minha família, cortando pau na mata, suando… Hoje o homem e a mulher não querem mais trabalhar e o culpado é o governo, que ajuda (incentiva) as mulheres a engravidar, e paga salários para os filhos até os 18 anos… No meu tempo quando o homem tinha precisão, ele ia atrás e trabalhava seja no que fosse de honesto… Eu mesmo não mandava ninguém resolver meus problemas, eu mesmo ia… Hoje se você pede um filho para trabalhar ele nem te respeita mais…” externou Seu Manoel do alto dos seus cem anos.

Para finalizar a entrevista pedimos uma mensagem para simbolizar a duração de tantos anos de felicidade: “A amizade traz tudo” concluiu Seu Manoel.

Abaixo veja as fotos da festa de 100 anos e da entrevista. Para ver a  foto ampliada clique na mesma e aguarde o carregamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *