sexta-feira, abril 26, 2024
DESTAQUES

UMA FUNCIONÁRIA EXEMPLAR.

Olivan ao lado da irmã Orlanda Coêlho Fotos:Lasan
Olivan ao lado da irmã Orlanda Coêlho Fotos:Lasan

A assistente social Orlanda Maria Coelho Pereira Alves, teve o seu primeiro plantão no Socorrão de Presidente Dutra neste domingo 1º de novembro.Bem chegou no local e já teve cobranças de diversas autoridades da região do médio sertão maranhense onde trabalhou na UPA por mais de três anos.

Orlanda trabalhou na UPA de São João dos Patos desde a inauguração do órgão (Março de 2012) a assistente social foi homenageada como funcionária exemplar em 2012. Na semana passada colegas de trabalho da UPA de São João dos Patos, ofereceram um jantar com presentes e muitas declarações de carinho, antes da despedida para o Socorrão em Presidente Dutra.
Patoenses entrevistadas, foram unânimes em afirmar, que São João dos Patos perdeu uma grande profissional que contribuiu e muito na melhoria do setor de saúde da região e trouxe o reconhecimento do profissional da assistência social ao setor da saúde.

Orlanda: Quadro na Parede Foto:Lasan
Orlanda: Quadro na Parede Foto:Lasan

Manifestações de carinho, momentos emocionantes foram registrados pelo site na semana passada durante depoimentos ao site Paraibanonews. Dona Maria da Cruz esposa de Augustinho Ramos Martins, chorou muito ao revelar que quando chegou na UPA após um infarto no esposo e também de outro parente com o mesmo problema cardiopata só foram transferidos para São Luís após insistentes solicitações de Orlanda em busca de um leito, o que ajudou a salvar a vida de ambos. Entre soluços, Dona Maria não acreditou a princípio na transferência da assistente social Orlanda Coelho da UPA de São João dos Patos para o Socorrão de Presidente Dutra: O mesmo sentimento foi observado em Leoneide Madeira e outros entrevistados , veja a matéria abaixo:

Enfermeira Leoneide
Enfermeira Leoneide

Leoneide Madeira Castro: Enfermeira desde a inauguração da UPA (2012):“ No meu primeiro contato com a Orlanda foi interessante, a gente estava a Unidade de Pronto Atendimento – UPA- de São João dos Patos, quando ela foi ao meu encontro e disse: Você é a Leoneide? (Fiquei surpresa eu não sabia quem era ela)… Você não me conhece mas eu trabalhei com o seu pai, eu te peguei nos braços quando você era pequena e é um prazer está trabalhando com a filha dele, de uma pessoa com quem me identifiquei muito”… então me emociono até hoje, por que a Orlanda é uma pessoa muito especial para mim e não tem como falar dela sem chorar, devido a sua humanidade indescritível, tudo que ela se propõe a fazer ela faz com muita dedicação e afinco. Hoje eu sei qual a real função de um profissional da assistência social dentro de uma unidade de saúde depois que conheci a Orlanda, uma pessoa que se dedica 24 horas ao que faz […]. Nesse momento a gente sabe que ela está sendo transferida para o Socorrão em Presidente Dutra, por que também foi uma opção dela para ficar mais próxima da família que mora em Barra do Corda, só que a UPA de São João dos Patos perde uma grande profissional…
Foi muito bom trabalhar com a Orlanda e perceber o que um assistente social tem a fazer e como contribui para o bem andamento de qualquer unidade onde ele está inserido e tenho certeza que onde ela estiver vai ser bem acolhida e desenvolver um excelente trabalho.

Basílio
Basílio da Silva

Basílio da Silva Carvalho (57 anos) – Maqueiro na UPA: “A dona Orlanda é uma pessoa muito gente boa… Quando eu a conheci pensei que ela não ia dar certo comigo no trabalho, devido achar ela muito dura… Mas me enganei, hoje é uma das pessoas da UPA que mais gosto. Uma grande batalhadora em ajudar as pessoas de toda a região… A gente vai sentir muita falta dela. Desejo muitos anos de vida para que a gente fique muito tempo por perto, sempre amigos.

Dona Marismar Santana
Dona Marismar Santana

Marismar Santana da Silvamoradora da Travessa 15- centro e parente de José Alves da Silva paciente que confessa está vivo devido a ajuda de Orlanda.
“Em primeiro lugar quero agradecer a Deus por botou a Orlanda aqui em São João dos Patos para salvar não só a vida de José mas de muitas outras pessoas… Ela foi uma pessoa incansável de tanto ligar para São Luís para conseguir um leito e salvar a sua vida… Foram momentos difíceis e até imaginamos que ele não voltaria com vida e hoje ele está ai para contar essa história… Então para São João dos Patos vai ser uma perca muito grande de uma assistente social humana, não estou discriminando as outras profissionais, mas em primeiro lugar a Dona Orlanda é uma pessoa que trabalha por amor e não pelo dinheiro, a profissão que ela escolheu foi Deus que deu a sabedoria, a inteligência para que ela abraçasse para salvar vidas…
A perda vai ser sentida, talvez a UPA não vá encontrar outra igual, muitas pessoas não só de São João dos Patos mas de outras cidades vão sentir essa perda de uma grande assistente social, a qual agradeço imensamente pela ajuda a nossa família.

Orlanda e Wilkison
Orlanda e Wilkison

José Wilkson de Freitas Lima enfermeiro da UPA:
“Em primeiro lugar quero falar um pouco do que é o serviço de um assistente social dentro de uma unidade de pronto atendimento. O assistente social é um profissional capacitado para trabalhar para tentar resolver problemas de um paciente, de uma comunidade, esse profissional é fundamental para uma unidade de saúde como a UPA, que sabemos não resolve tudo, nossos serviços estabiliza o paciente e dependemos de outros locais de saúde para encaminhamento desse paciente e é essa uma das principais funções do assistente social, e direcionando-me a Dona Orlanda é uma pessoa que sempre que precisamos dela na questão de uma determinada especialidade, de uma transferência do paciente seja para Presidente Dutra, São Luis, Peritoró, Coroatá ou outros locais, ela fez esse papel com responsabilidade, humanidade ao próximo… Então o que eu tenho a dizer sobre Dona Orlanda é muito difícil mas ao mesmo tempo fácil, ela é uma profissional excelente, exemplar, competente, assídua que trabalha até mesmo fora de sua escala, de seus plantões, ou na ausência de uma colega, esteja ela onde estiver Dona Orlanda é só ligar ela larga tudo e vai até a unidade tentar solucionar o problema… De certa forma ela até se ausenta da própria família e já cheguei até a conversar com ela sobre isso, para que ela seja mais presente na sua família, por que é necessária a presença da mulher, esposa e mãe dentro de casa… Então que ela não trabalhe só em função do seu serviço que de certa forma até lhe prejudica… É por isso que sei que ela está indo para Presidente Dutra por um bom motivo que é para ficar perto da sua família…
É uma profissional que vai deixar saudades, mas também entendemos ela está indo por um bom motivo e sei que onde ela chegar vai ser reconhecida por toda a população. Peço a Deus que abençoe essa sua nova etapa, desejo felicidades, sucesso e muita paz.

Maria Célia
Maria Célia

Maria Célia- Técnica em Enfermagem a quem sempre recebeu Orlanda em sua casa fosse para uma conversa ou lanche e almoço, uma grande colega de serviço e amiga.
“Quero dizer que como profissional da assistência social trabalhei com todas na UPA, mas como Dona Orlanda ainda não tinha visto, pela dedicação, pela forma como facilitas as coisas para resolver os problemas dos pacientes, com diálogo, respeito e principalmente humildade… Sabemos que vai haver mudanças com a sua saída, pois vai ser uma perda muito grande… Dona Orlanda conquistou todos pela sua meiguice, amizade e pela determinação em solucionar os problemas, ela não gosta de deixar as coisas sem resolver… Vai ser uma amiga eterna para todos.
Jomar Firmino Barrosmotorista da UPA:
“Para mim, Dona Orlanda era tudo ali dentro da UPA… Sempre que a gente precisava ela ajudava. Resolvia todos os problemas quando um paciente tinha que ser transferido, encaminhado para outros centros

Jomar Carvalho
Jomar Firmino

de saúde… Uma das nossas preocupações como motoristas que levava esses pacientes era como a gente ia ser recebido nos hospitais, como seria dar entrada urgente para esses pacientes, mas com Dona Orlanda encaminhando a gente ficava mais tranquilo, pois quando chegava nos lugares, ela já tinha ligado, resolvido, isso era de muita tranquilidade para nós, para o paciente e para as famílias… Sempre deu certo. Vamos perder muito com a saída de dona Orlanda, mas também vamos ser ajudados por ela lá em Presidente Dutra. Desejo toda a sorte do mundo para Dona Orlanda.

Maria Raimunda
Maria Raimunda

Maria Raimunda Justus – serviços gerais UPA: “Dona Orlanda é uma pessoa maravilhosa… Ela dá o melhor de si, se todo mundo fizesse um pouco do que ela faz a UPA seria bem melhor, não que lá seja um lugar ruim, mas é que com ela fica melhor. Ela conhece a todos sem distinção, é amorosa, não tem tristeza que desanime ela… Para mim Dona Orlanda é uma pessoa adorável, lembra de todas as datas comemorativas e promove homenagens a todos sem diferenças… A gente lamenta muito a saída dela, mas a gente entende que vai ser bom para ela. Sou muito feliz de ter conhecido ela, é uma grande amiga e pessoa.

Nalva
Nalva

Francinalva (Nalva): Coordenadora administrativa da UPA:
“Como profissional, a Orlanda é um espelho para mim, e sempre digo isso para os demais colegas de trabalho, que ela é um exemplo de profissional, tem um desempenho ímpar sem contar que tem um coração do tamanho do mundo. Ela abraça todas as causas, tem sempre esse jeitinho brasileiro de resolver as coisas, muitas amizades até mesmo de quem ela conhece só por contatos telefônicos resolvendo problemas… Considero a Orlanda como uma espécie de mãe para a UPA de São João dos Patos, já resolveu tantas coisas eu digo que até já salvou vidas… Quanto a sua transferência de São João dos Patos na verdade não estamos perdendo, estamos ganhando pois vai estar ajudando toda a população da nossa região, e assim como ela um dia voltou para trabalhar em nossa cidade, espero que com essa sua ida para Presidente Dutra ela não rompa os laços e que continue sendo parte da nossa família patoense.
Nilcilene Noleto- Diretora administrativa do Hospital Regional Celso Rocha Santos de São João dos Patos:
“Primeiramente eu fico triste como falei aqui para ela de ela está sendo transferida, mas eu acredito que seja um avanço a mais no profissional dela, uma profissional assim extremamente dedicada, atenciosa e que no pouco tempo em que eu convivi com ela, vi que tem uma dedicação muito grande, uma preocupação, compromisso com o paciente e que ela é muito determinada que quando se propões a conseguir alguma coisa ela consegue… Essa transferência o Socorrão só vai ganhar e a gente tem a certeza de que vamos continuar com a parceria, haja vista sempre encaminhamos pacientes para lá (Socorrão) e com a Orlanda lá a gente tem a convicção de que as coisas vão se tornar um pouco mais fáceis para todos daqui.. A Orlanda é uma pessoa muito especial e nós do Hospital Regional deseja todo o sucesso e que ela consiga se sentir em casa e que não se esqueça da gente, vamos ficar com saudades e desejando tudo de bom nessa nova fase.
Lindoneza de Sousa Oliveira: Agente social do CRAS:
“Tivemos a sorte de receber a assistente social Orlanda como coordenadora do CRAS e foi maravilhoso… Fantástica, a todo momento pedia para a gente desenvolver projetos, inovando ou aperfeiçoando os projetos que já existiam… econômica demais, toda hora nos alertava para apagar as luzes, não podia ver ninguém precisando de alguma coisa que logo raspava tudo o que tinha e o que não tinha e ainda pedia colaboração da gente para doar para os mais carentes. Muito ética, ouvia todo mundo e nunca falava mal de ninguém e quando era para reclamar chamava a pessoa em particular e explicava como queria que fosse feito o trabalho… Quando soubemos da saída dela do CRAS para a UPA, era pessoas indo todo dia pedir para ela não sair, principalmente os usuários do CRAS… Antes de ontem (23/10) eu disse para o novo psicólogo do CRAS “Meu Deus! Como a Orlanda faz falta, quando ela era coordenadora aqui não acontecia o que acontece hoje no CRAS” e aí soubemos que ela está indo embora de São João dos Patos para Presidente Dutra, então é uma perda muito grande…Mas também vai ser um suporte para nós lá… Quero lembrar que a Orlanda é uma pessoa privilegiada, ela foi a única profissional da UPA de São dos Patos que foi mais privilegiada que a Roseana Sarney que era governadora na época, por que lá no prédio da UPA tinha uma foto da Orlanda na parede da recepção e não tinha da governadora (risos), então a Orlanda estava lá como representante da UPA, como funcionária exemplar. Então desejo tudo de bom nessa transferência dela de São João dos Patos para Presidente Dutra.

Eliedson Pereira
Eliedson Pereira

Eliedson Pereira dos Santos – Técnico em Radiologia na UPA
“Dona Orlanda é uma pessoa que aprendi a admirar desde que cheguei na UPA, admirá-la pela forma como consegue desenvolver o seu trabalho, vencendo obstáculos que surgem no desempenho de sua função. Tenho observado que quando o assunto é o bem-estar do paciente ela consegue ultrapassar até mesmo os limites de sua função para que aconteça um atendimento com maior agilidade ao paciente e à família. A forma carinhosa com que ela trata a todos acredito que seja uma dádiva de Deus, pois ela se dedica de corpo e alma naquilo que se propõe a fazer. É por isso que tem todo o nosso reconhecimento e acima de tudo a nossa gratidão por nos proporcionar um grande aprendizado através da convivência, É simplesmente uma pessoa que leva a sério o tratamento humanizado na sua área de atuação ou até mesmo onde quer que a gente a encontre.

Maria dos Santos
Maria dos Santos

 

Maria dos Santos Mendes: Coordenadora da agência transfusional do HEMOMAR em São João dos Patos:
“Desenvolvendo esse trabalho há mais de cinco anos, quando a UPA veio a funcionar em São João dos Patos a gente tinha como responsável pelo setor de assistência social a nossa amiga Orlanda, que eu considero como irmã dospacientes e suas famílias, uma pessoa humana demais, ela trabalha muito mais pelo lado humano do que pelo lado profissional…A sua responsabilidade é acima de tudo e admiro muito. É tanto que a gente se emanava nas transferências de pacientes, na busca de bolsas de sangues, foram muitas lutas, abrimos caminhos, fizemos parcerias e resolvemos muitos problemas, as vezes juntas, as vezes ela sozinha por que ela sabia dos nossos suportes em Balsas, Floriano, etc. Orlanda contribuiu e muito dando as mais, conversando e se envolvendo além do trabalho profissional, sempre junto do paciente e das famílias. (Dona Maria relatou um caso da paciente Zélia) e agradeceu todo o empenho da assistente social no caso. Dona Maria agradeceu a Jesus Cristo por ter enviado Orlanda no tempo certo: “Talvez a gente às vezes se antecipa, mas sei que Jesus sabe por que ela está indo…e que ela vá feliz e que possamos contar sempre com a ajuda dela” frisou dona Maria dos Santos.

orlanda e seu augustinho e dona maria da cruz
Orlanda e seu Augustinho e dona Maria da Cruz

Um dos momentos mais emocionante foi o depoimento de Dona Maria da Cruz esposa de Augustinho Ramos Martins, que chegou na UPA após um infarto e também de outro parente com o mesmo problema cardiopata e só foram transferidos para São Luis após insistentes solicitações de Orlanda em busca de vaga, o que ajudou a salvar a vida de ambos. Entre soluços Dona Maria não acreditou a princípio na transferência da assistente social Orlanda para o Socorrão de Presidente Dutra: Assim como Dona Maria da Cruz outros entrevistados não conseguiram evitar o choro. Emocionada Dona Maria disse: “Eu tinha vontade de saber por que é que sempre quando chega uma pessoa aqui em São João dos Patos, que tem competência a demora dele é pouca ?… Por que quem luta pelo povo aqui logo tiram…?” soluçando Dona Maria desabafou: ” Se dependesse de mim, a Dona Orlanda não saía daqui… Uma pessoa como ela até agora não acharam ninguém aqui… Então vai ser nossa amiga sempre, como profissional a saída dela vai ser muito difícil para o povo de São João dos Patos… Por que ela trata todo mundo igual, não existe pobre, rico, preto ou branco, todos são iguais… Por que ela tem amor pelo que faz… Tanto faz ela tá no plantão como na casa dela, ela fica lutando pelas pessoas, ela não tem tempo nem pra ela, só fica cuidando de quem precisa dos serviços de saúde, ela vai fazer muita falta…Por que como ela não sei não… só Deus” disse dona Maria da Cruz entre lágrimas.

Juscelino
Juscelino Alves

Juscelino Alves Rocha: Auxiliar de Farmácia da UPA
“Dona Orlanda é uma pessoa muito dedicada ao seu serviço…sempre procura ajudar as pessoas de qualquer forma e faz o maior esforço do mundo para isso… Com certeza ela vai fazer muita falta na UPA em São João dos Patos. Que Deus abençoe a ida dela para Presidente Dutra e que ela seja bem recebido como foi aqui e que consiga grandes vitórias.

Dr. Luis Roseno Alves SilvaMédico ginecologista, obstetra e cirurgião geral na UPA-
“Quando eu cheguei aqui na UPA a convite do Dr. Pompílio, foi um grande prazer ter aceito o convite e também por que encontrei uma pessoa humana, sincera que gosta sempre de ver o começo e o fim das

Orlanda e Dr. Roseno
Orlanda e Dr. Roseno

coisas, ela quando se empenha em fazer em determinar alguma coisa ela quer ver o resultado e isso é muito bom, isso nós não encontramos hoje nas pessoas que fazem saúde com brincadeira…Orlanda faz a saúde com seriedade. Então a Dra. Orlanda vai nos deixar uma grande lacuna aqui na UPA de São João dos Patos, deixa no coração da gente um lugar vazio que é o lugarzinho dela e esse lugar é para sempre, por que uma outra assistente como ela dá a todos que a procuram é difícil, mas se é para o bem dela que Deus a acompanhe.

Orlanda e Bianca em foto de Leo Lasan
Orlanda e Bianca em foto de Leo Lasan

Bianca: Diretora da UPA: AS vezes na correria do dia a dia a gente nem sempre elogia as pessoas, mas eu tenho a Dona Orlanda senão como a melhor, mas como uma das melhores funcionárias da UPA, ela está sempre interessada, independentemente de ser o dia em que ela está na escala (plantão)está sempre disposta a ajudar e sempre vejo ela lá na UPA nos outros dias da semana que não de trabalho dela colaborando, quando ela se propões a um caso de saúde ela vai fundo, pega no pé mesmo e só larga quando consegue resolver… Dona Orlanda tem o reconhecimento da população que muitas ves nos procura e diz “ Eu quero ser atendido pela aquela assistente socail pra me ajudar, aquela! Dona Orlanda! E eu respondo “certo!” isso por que toda missão que ´dada a ela é muito bem feita e cumprida.
A gente está perdendo uma funcionária por um lado e ganhando por outro, por que como nossa referência em saúde mais próxima é Presidente Dutra, sei que a Orlanda estando lá não vai esquecer da gente aqui.
Quero agradecer a Dona Orlanda por tudo que ela se prestou a contribuir, mesmo muitas deixando a própria família para ajudar as nossas famílias que frequentam a UPA de São João dos Patos. Muito obrigada.

Jarbas Fonseca . Foto:Leo Lasan
Jarbas Fonseca. Foto: Leo Lasan

DR. JARBAS FONSECA: EX-DIRETOR DA UPA: mensagem enviada via whatsapp:
Ligaram pra mim me dando uma feliz missão de fazer uma mensagem para minha amiga Orlanda, é com imenso orgulho que falo de uma das pessoas mais puras que já encontrei na minha vida. Lembro da primeira vez que a encontrei na UPA e pedi que ela fosse a São Luís fazer um treinamento, observei naquele momento a alegria que ela estava de iniciar o seu trabalho na UPA. Após o início de seu trabalho me deparei com uma profissional das mais dedicadas que já trabalhei em toda minha vida. Nunca tinha trabalhado com alguém que amava tanto o que faz como você. Orlanda você sente a dor e o sofrimento dos seus clientes e familiares, jamais para você existe uma causa perdida, porque realmente não existe causa perdida pra você. Você é um exemplo de que quando fazemos algo com muito amor, sempre vamos alcançar nossos objetivos, por isso minha amiga me despeço agradecendo a Deus e depois a você por ter me ajudado a fazer um excelente trabalho frente a UPA. Me orgulho muito de você ter feito parte da minha equipe de trabalho e desejo muita sorte e que Deus possa lhe abençoar nessa nova jornada da sua vida. A UPA perde uma excelente profissional e o Socorrão ganha com certeza uma profissional de qualidade das maiores que eu já conheci. Aonde quer que você esteja eu sempre estarei com você. Boa sorte minha amiga, muitas saudades de você.

Jantar de despedida oferecido a Orlanda pelos colegas da UPA
Jantar de despedida oferecido a Orlanda pelos colegas da UPA

Orlanda Coêlho
MINHA GRATIDÃO À CIDADE DE SÃO JOÃO DOS PATOS: Como alguns já devem saber estou sendo remanejada para o Hospital Socorrão em Presidente Dutra. Voltando para a cidade que resido há 10 anos Barra do Corda – MA, quero agradecer a cidade de São João dos Patos pelos anos aqui vividos, durante todos esses anos nada me faltou e tive em abundância. São João dos Patos me acolheu como uma filha e faz jus ao seu povo, ordeiros, hospitaleiros, acolhedores e amigos dóceis. Querendo Deus, estarei dia 01/11/2015 abraçando um novo projeto que é o meu primeiro Plantão no Socorrão em Presidente Dutra, enfrentando assim novos desafios com sensação de dever cumprido. Claro que tudo isso quem fez foi o Senhor e é coisa maravilhosa aos nossos olhos. A ele toda glória e honra por tudo que vivi aqui em São João dos Patos, cidade extraordinária, eu me orgulho de aqui ter trabalhado e me sentia muito feliz no meu ambiente de trabalho denominado UPA. É muito bom trabalhar com pessoas que te motivam a ser a cada dia melhor. Cada um de vocês são peças fundamentais para o meu sucesso e desempenho profissional. Colegas, amigos, companheiros de jornada,
com vocês compartilhei anos da minha vida profissional, com vocês aprendi muito do que hoje sei. Vesti honradamente a farda da UPA e dei o melhor de mim para que as nossas equipes tivessem sempre os melhores resultados.

Orlanda no aniversário de 3 anos da UPA foto:Lasan
Orlanda no aniversário de 3 anos da UPA foto:Lasan

Experimentei momentos difíceis e outros muitos felizes e de grandes realizações. Hoje, estou a me despedir de vocês mais não digo adeus, digo apenas até logo, até breve. Parto em busca de novos horizontes e de novos projetos profissionais, rumo ao seio familiar. Sou grata a todos que fizeram parte desta importante etapa da minha vida. Sou grata às equipes multiprofissionais da nossa Unidade de pronto Atendimento – UPA, que sempre reconheceram o nosso trabalho e o nosso empenho e nos permitiu crescermos enquanto profissionais me sinto honrada em dizer que fiz parte do sucesso e desenvoltura do trabalho do Serviços Social desta Unidade no que diz respeito ao acolhimento humanizado e suas atribuições e que deixei aqui a minha singela contribuição. Quero aqui dizer ao povo de São João dos Patos e região que estarei de braços abertos para recebe-los quando vierem a precisar, podem contar comigo no que for da minha competência e alcance. Não mediremos esforços. Um abraço fraterno e amigo.
Orlanda Coêlho Assistente Social.

PARAIBANONEWS:Algumas fotos ou depoimentos de entrevistados não foram publicadas por que não houve o envio das mesmas pela internet. O site agradece a gentileza de todo(a)s pela atenção. Obrigado.